terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Paula Ferreira e a proeza do IDEB

Por Lael Santos

Nem tudo foi ruim em 2020, e em meio a tanta turbulência foi possível registrar bons acontecimentos que vão reverberar por muito tempo.

Natividade, a pequena e encantadora cidade do noroeste fluminense resplandeceu nos principais veículos de comunicação do país, e não foi por motivos desagradáveis, mas por um feito que colocou o município no observatório do desempenho educacional brasileiro.

Foi a única cidade do Brasil a avançar 2,5 pontos nos anos finais da Educação Base, saindo dos 3,4 pontos em 2017, para 5,6 pontos na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2019, divulgada neste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os natividadenses comemoraram o feito que tirou o município da faixa entre as 250 piores pontuações do país, passando para as 250 melhores. A Escola Municipal João Rodrigues França, no distrito de Bom Jesus do Querendo, obteve a melhor pontuação.

Convém justificar que nada acontece por acaso, e isto é corroborado pela lei de causa e efeito. Tendo por gestora ninguém menos que a pedagoga Paula Ferreira dos Santos, esta imponente Secretária foi destaque absoluto no Governo Municipal, fazendo toda a diferença e mostrando a que é que foi chamada. Paula não é apenas apaixonada pelo que faz, pois o seu envolvimento com os alunos e seus pais, criou uma cumplicidade jamais vista no município. Despojada e extremamente carismática esta jovem gestora mostra um potencial que surpreende a quem percebe o que é administração pública. 

Todos os elogios seriam poucos para quem, antes do dever de casa, deu um lição de competência e liderança que cria expectativas sobre onde pode chegar alguém com virtudes imensuráveis.

Paula Ferreira dos Santos, Secretária de Educação de Natividade é, de longe, a melhor gestora pública municipal do noroeste fluminense e quiçá, do Rio de Janeiro e do Brasil.




Sem comentários:

Enviar um comentário