quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Prefeita Francimara inaugura mamógrafo digital no Centro de Diagnóstico do HMMC


O Centro de Diagnóstico do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas, iniciou nessa terça-feira (4) a operação do mamógrafo digital de última geração. A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, participou da inauguração do equipamento, que custou cerca de R$ 930 mil.

“Estamos aqui para comemorar e festejar mais um avanço para ajudar a salvar vidas. Eu, particularmente, que passei pelo câncer de mama, sei da importância deste equipamento. Mais um dia histórico para nossa cidade”, afirmou a prefeita, que estava acompanhada de secretários, vereadores e assessores.

Francimara acrescentou que “ainda há muita coisa para ser feita”, como a construção das sedes do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) e da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep).


A responsável técnica pelo setor, Monique Cabral, explicou que o mamógrafo da marca Siemens é um dos mais modernos, o que significa menos tempo de exame, menos radiação e mais conforto para a paciente. “Além disso, temos conduzido nossos atendimentos a partir da humanização. A mulher muitas vezes chega tensa, pensando no resultado e no próprio exame. Por isso, estamos prezando por um ambiente acolhedor, descontraído e explicativo”, esclareceu.


Cabral relatou que, no primeiro dia de funcionamento, foram realizados 20 exames e “o feedback das pacientes foi muito satisfatório”.

Conforme explicou a coordenadora do Nuprapac, oncologista clínica Elizabeth Uhl, o equipamento consegue detectar nódulos impalpáveis, o que auxilia o diagnóstico precoce, aumentando em 90% as chances de cura. De acordo com ela, o câncer de mama é o mais incidente no Brasil e no mundo. Anualmente, atinge aproximadamente 66 mil brasileiras, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).


Segundo o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, após a instalação do Nuprapac, a taxa de mortalidade entre as pacientes são franciscanas com neoplasia maligna de mama saiu de 12% para 3%. Ele pontuou que, com este investimento, o cuidado com as mulheres aumentará. Somente em outubro, com a campanha do Outubro Rosa, a previsão é de 400 exames.

Para realizar a mamografia, a paciente deve procurar o Setor de Regulação Municipal, que funciona ao lado do HMMC. É necessário apresentar a solicitação do exame, Registro Geral (RG), cartão nacional de saúde e comprovante de residência.


O ex-prefeito e marido da prefeita, Frederico Barbosa Lemos, destacou que na rede particular o exame pode ultrapassar R$ 600. “Vivemos um novo tempo pós Nuprapac. A prefeita Francimara mudou a realidade da paciente com câncer de mama”, afirmou.










AsCom SFI

Sem comentários:

Enviar um comentário