segunda-feira, 20 de maio de 2024

Obras de drenagem na Praia de Santa Clara seguem à todo vapor

As obras de pavimentação e drenagem na localidade de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana (SFI), entram em uma nova fase. Nesta segunda-feira (20), um trecho da Rodovia Donato Barros de Menezes será interditado para a instalação de mais manilhas. Durante o período da interdição, agentes da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) vão orientar os motoristas que passarem pelo local.


“Haverá intervenção na Rodovia Donato Barros de Menezes, da Rua Cajabami até a Rua Projetada ‘A’, um trecho de aproximadamente 200 metros, durante 15 dias na primeira fase, e na segunda, da Rua Cajabami até a Rua Olinda, um trecho de pouco mais de 200 metros por igual período, totalizando um mês”, informou Gabriel Pralon, engenheiro da Conplan Empreendimentos e Serviços LTDA ME., empresa responsável pela execução das obras.

No local, será aberto o asfalto para instalação das manilhas de drenagem e depois realizada a recomposição da pavimentação asfáltica. Segundo Pralon, o lençol freático elevado de Santa Clara tem dificultado muito a execução dos serviços. “Com apenas um metro de profundidade, a nossa equipe já está encontrando água. Isso nos obriga a usar um conjunto de motobombas para escoamento da água e escoramento blindado, a fim de garantir a segurança e a eficiência na escavação. Todas essas adversidades impedem que tenhamos uma produção normal de trabalho”, explicou o engenheiro.


Todo o projeto de drenagem de Santa Clara, que objetiva acabar com os alagamentos em períodos de chuva, problema que há décadas causa transtornos na localidade, foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento e está sendo executado em parceria com o Governo do Estado, após a assinatura da ordem de serviço pela prefeita Francimara Barbosa Lemos. Os investimentos são superiores a R$ 9,3 milhões. Serão mais de 20 mil metros quadrados de pavimentação e 3.014 m de drenagem.

AsCom SFI



Escola Municipal de Itaperuna exige vacina do Covid em seus alunos

Na contramão do resto do mundo, uma escola pertencente à rede municipal de Itaperuna manda bilhete para os responsáveis de aluno, cobrando em caráter de urgência o comprovativo da aplicação da vacina do Covid.

Conforme pode ser observado no bilhete emitido pela Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, este estabelecimento de ensino justifica esta obrigatoriedade em alegações da Sociedade Brasileira de Imunizações(SBIm), num momento em que a AstraZeneca declara para o mundo inteiro que uma das reações adversas deste inoculante é o desenvolvimento de tromboses, o que pode acarretar entupimento de vasos sanguíneos, acarretando trombocitopenias, AVCs, Aneurismas, Mortes Súbitas, Infartos e outras doenças que já acumulam milhões em processos de indenização. 

A rede pública de saúde que ainda vive o seu momento mais caótico da história de Itaperuna, parece ter interesse em complicar ainda mais a sua situação. 

Convém ressaltar que o Brasil é o único país do mundo que continua implementando e exigindo esta "coisa", e que crianças na Europa estão totalmente livres destas exigências surreais, Itaperuna quer ganhar holofotes com esta conduta totalmente desnecessária.

Você conhece alguém que partiu desta para o além subitamente nos últimos três anos?

Você sabe de pessoas de muito pouca idade, incluindo jovens e atletas que já não estão mais entre nós nos últimos três anos?

Isto é normal? Está tudo bem? Sempre foi assim?




sexta-feira, 17 de maio de 2024

Rancheirada Smec - Prefeitura anuncia a data

A edição deste ano da Rancheira Smec acontecerá nos dias 5 e 6 de julho. A informação é da prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos. 


Um dos eventos mais tradicionais do calendário turístico municipal, a Rancheirada reuniu mais de 10 mil pessoas no pátio da prefeitura no ano passado, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec). 


— Este evento já faz parte da cultura são franciscana e movimenta significativamente a economia local. A cada ano a qualidade aumenta, sendo acompanhada pelo prestígio do público. Eu e diversos órgãos da municipalidade já estamos mobilizamos e intensificando os preparativos para, em breve, divulgarmos a programação completa — afirmou Francimara.


Além de apresentações de quadrilhas e envolvimento de alunos e profissionais da rede municipal de ensino, os dois dias de evento contarão com shows regionais e Espaço Kids,com brinquedos gratuitos. 

AsCom SFI




terça-feira, 14 de maio de 2024

Inscrições abertas para a Semana do MEI 2024 do Sebrae

A partir da próxima segunda-feira (20), a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI), em parceria com o Sebrae-RJ, vai realizar a Semana do MEI 2024. O evento é nacional e no município serão três dias de palestras gratuitas voltadas para o Microempreendedor Individual (MEI). As inscrições já estão abertas.


As palestras serão sempre às 14h. Nos dois primeiros dias, na Microlins, nos altos da loja DuJuca, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no Centro: segunda (20), o tema será “Finanças”, e na quarta (22), “Whatsapp Business”, aplicativo gratuito desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas objetivando facilitar a interação com os clientes e que oferece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens. Já no último dia, sexta (24), a palestra “Como Aumentar suas Vendas” acontecerá na sede da SMTDH, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 87.  


Os interessados devem se inscrever no link https://forms.office.com/r/ZLgeess8VA Para mais informações sobre o evento basta ligar para o número (22) 2723-2429. A Semana do MEI 2024 tem ainda o apoio da Líder Norte Fluminense e do Sicoob Fluminense.


“É uma grande oportunidade para os microempreendedores individuais do município participarem desta programação especial de nível nacional disponibilizada gratuitamente através desta importante parceria com o Sebrae”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo. 

AsCom SFI



Maio Roxo: prefeitura promove evento de conscientização sobre fibromialgia nesta quarta-feira (15)

Conforme decreto federal, 12 de maio é o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Para lembrar a data, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quarta-feira (15) o evento “Fibromialgia em Foco”.


A iniciativa terá o tema “Conscientização e Caminhos para o bem-estar” e será promovida, a partir das 10h, na Câmara Municipal.


O evento contará com depoimentos e participações de pacientes e profissionais de saúde, como a fisioterapeuta Izabela Rangel e o psicólogo Renato Chagas.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Fibromialgia, a síndrome é uma condição caracterizada por dor muscular generalizada e crônica, que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas, como sono não reparador e cansaço, além de distúrbios do humor, como ansiedade e depressão, e alterações da concentração e de memória.


Ainda segundo o órgão, a fibromialgia afeta 2,5% da população mundial, sem diferenças entre nacionalidades ou condições socioeconômicas, sendo mais comum em mulheres com idadee entre 30 a 50 anos.

AsCom SFI




quinta-feira, 9 de maio de 2024

Contas da Gestão de Francimara são Aprovadas com Louvor pela Câmara Municipal

Em sessão realizada nesta quinta-feira(09/05), a Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana aprovou por ampla maioria as contas de 2022 da prefeita Francimara Barbosa Lemos, destacando a transparência e eficiência de sua gestão. Dos 11 vereadores presentes, 10 votaram favoravelmente seguindo o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).


Desde que assumiu a prefeitura, há quase oito anos, Francimara tem se destacado por um governo pautado na responsabilidade e compromisso com o dinheiro público. “Saio da minha casa diariamente para lutar pelo povo de São Franciscano e juntos temos colhido muitos avanços em diversos setores,” avalia a prefeita.


Sob sua liderança, o município superou as exigências legais em áreas cruciais como educação e saúde. Em 2022, a prefeitura aplicou 35,16% das receitas de impostos em educação, superando o mínimo constitucional de 25%, e 27,85% em ações e serviços públicos de saúde, também acima do limite legal de 15%.


A gestão de Francimara foi elogiada pelos vereadores por seu caráter sério e competente, o que tem sido fundamental para o desenvolvimento sustentável do município em várias áreas. Esta aprovação não apenas reafirma a capacidade administrativa da prefeita, mas também fortalece a confiança da comunidade na continuidade de uma gestão transparente e eficaz.



Cursos gratuitos de Movimentação de Carga e Homem de Área com inscrições abertas

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Energia e Economia do Mar, está oferecendo mais dois cursos gratuitos: Movimentação de Cargas e Homem de Área. As inscrições já estão abertas e as aulas começam no próximo dia 13 de maio.


Os candidatos devem comparecer à sede da SMTDH, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 9h às 16h. É necessário levar cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência atualizado e Declaração de Conclusão de Ensino Médio.


Movimentação de Cargas é uma técnica utilizada para içar, transportar e deslocar cargas manualmente ou com o auxílio de máquinas e equipamentos. Já o Homem de Área tem como função auxiliar nas operações de movimentação de cargas, bem como auxiliar profissionais especializados nas atividades de manutenção e reparos, quando solicitados.


Em SFI a capacitação é organizada pelo departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR) da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH). O curso tem duração de 16 horas divididas em aulas teóricas e práticas.


“A parceria de sucesso dos cursos oferecidos pelo ‘Qualifica Já’ visa qualificar gratuitamente os moradores do município que desejarem atuar no setor de mercado de óleo e gás, da indústria naval, além de atualizar os que já trabalham no segmento. A intenção da administração da prefeita Francimara, por intermédio da SMTDH, é possibilitar a geração de trabalho e renda à população de SFI”, destacou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

AsCom SFI




terça-feira, 7 de maio de 2024

MPF pede a cassação de Cláudio Castro, de seu vice e do presidente da ALERJ

Imagem: Reprodução - Rafael Campos/Flickr/Governo do Estado do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é novamente palco de mais um grande escândalo político. O governador Cláudio Castro, junto ao seu vice e ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), Rodrigo Barcellar, enfrenta acusações graves que expõem muita podridão no poder.

Rodrigo Barcellar - Presidente da ALERJ

Fontes oficiais e documentos vazados delineiam um quadro de abuso de poder político e econômico, onde se alega que Cláudio Castro e seus aliados manipularam as engrenagens do Estado para servir a interesses obscuros. A acusação central aponta para o uso indevido de recursos públicos, um jogo perigoso onde a máquina governamental teria sido posta a serviço de campanhas eleitorais.


Além das acusações de abuso de poder, o governador e seus parceiros são acusados de direcionar contratações e recursos de forma suspeita, beneficiando aliados e consolidando uma rede de favores. Essa prática, segundo investigações, estaria ligada a trocas de favores políticos e econômicos que comprometem a integridade administrativa do Estado.

Cabe agora aos órgãos competentes, à imprensa e à sociedade civil manterem-se vigilantes e atuantes, exigindo transparência e punição aos culpados, garantindo que tais práticas sejam desterradas da política brasileira.

A situação ainda está em desenvolvimento, e as próximas semanas prometem ser decisivas para o futuro político do Rio de Janeiro e, possivelmente, do Brasil.



sábado, 4 de maio de 2024

SFI realizará escuta pública cultural para elaboração do plano municipal de aplicação do PNAB no Município

A Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, convida a todos para a Consulta Pública Cultural 2024, que acontecerá no sábado, dia 11 de maio de 2024. Um evento voltado para unir os trabalhadores da cultura: artesãos, artistas, músicos, atores, dançarinos, produtores, técnicos e todos os outros agentes culturais do município. O principal objetivo desta reunião é debater e elaborar propostas para a execução do Plano Nacional Aldir Blanc no ano corrente. A partir das 8h, daremos início ao encontro com um café da manhã, seguido de palestras e debates que serão valiosos para o progresso cultural de nossa comunidade.


Local: Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana


Data: 11 de maio de 2024

Horário: 8h


A Consulta Pública Cultural 2024 proporcionará um espaço de diálogo e colaboração essencial para o desenvolvimento cultural do município. Ao reunir a classe artística, estamos construindo um caminho sólido e inclusivo para o desenvolvimento das atividades culturais. O evento promete oportunidades para troca de experiências, aprendizado e networking. Sua presença é fundamental. Não perca essa oportunidade de contribuir, traga suas dúvidas e ideias para fortalecermos ainda mais o cenário cultural de São Francisco de Itabapoana.


AsCom SFI



sexta-feira, 3 de maio de 2024

Prefeita Francimara concede aumento superior a 10% no valor do Cartão Alimentação

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, autorizou aumento de 10,71% no valor do Cartão Alimentação, publicado no Diário Oficial da edição desta quinta-feira (2). Com o reajuste, o novo valor do benefício mensal aos servidores públicos em atividade passa para R$ 310 e estará disponível já a partir de domingo (5).


“Com muita responsabilidade e após os estudos de viabilidade financeira realizados pela nossa equipe técnica das secretarias de Fazenda e de Controle Interno, chegamos ao índice de 10,71%. O reajuste está dentro da realidade do município”, explicou Francimara.

O novo secretário de Administração, José Manoel Mol, acrescentou. “O aumento concedido pela prefeita Francimara (10,71%) é quase quatro vezes maior do que o índice de correção que até então era usado pelos governos anteriores, o IGP (Índice Geral de Preços), que atualmente é de apenas 2,90%”.


O reajuste também é superior à inflação de 2023. No ano passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em 4,62%. 

AsCom SFI