quinta-feira, 8 de setembro de 2022

COVID - LOCKDOWN - Chengdu, cidade chinesa de 21 milhões de habitantes em isolamento indefinidamente

 Nenhuma data dada para o fim do bloqueio prolongado na cidade que é um fornecedor crucial de produtos da Apple


Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste da China, estendeu o bloqueio de coronavírus da maioria de seus distritos indefinidamente, esperando conter mais transmissões na cidade de 21,2 milhões de habitantes.


 A megacidade, que mais recentemente lutou contra ondas de calor, cortes de energia e um terremoto, foi fechada em 1º de setembro depois de detectar vários casos, tornando-se a maior metrópole chinesa a ser reprimida desde Xangai no início deste ano.

Esperava-se que o bloqueio fosse suspenso na quarta-feira, mas autoridades do governo local disseram que “ainda há riscos de disseminação social em algumas áreas”, segundo as autoridades de Chengdu.


 Residentes em confinamento em 16 distritos, cidades, condados e zonas especiais dos 23 sob a jurisdição de Chengdu permanecem em confinamento, disseram as autoridades.  Eles serão testados para o vírus todos os dias, disseram autoridades na noite de quarta-feira, sem dar uma data para quando o bloqueio será suspenso.  Alguns distritos foram liberados de um bloqueio total, mas os moradores ainda precisam passar por testes em massa na sexta e no domingo.

Residentes em distritos que não estão mais sob bloqueio total são impedidos de ir a outros distritos e são desencorajados a deixar Chengdu por motivos não essenciais.

 As políticas serão “ajustadas dinamicamente de acordo com o desenvolvimento da epidemia”, disse o comunicado.


 As notícias do bloqueio prolongado provocaram preocupações de que as cadeias de suprimentos globais possam enfrentar mais interrupções.  Chengdu abriga uma grande fábrica para os fornecedores da Apple Foxconn – produzindo iPads e MacBooks – e Jabil, que fabrica componentes para MacBooks.  Ambos os fornecedores já estavam lutando com a crise de energia desencadeada pela onda de calor sem precedentes da China.

Na quinta-feira, o governo local registrou 116 novos casos locais, abaixo dos 121 do dia anterior.  Dos casos relatados, 57 eram sintomáticos e 59 assintomáticos.


 A megacidade bloqueou na semana passada à medida que os casos aumentaram em vários distritos, permitindo que as autoridades concluíssem outra rodada de testes em massa.  Ele disse em um comunicado oficial que os moradores devem “ficar em casa em princípio” para combater uma nova onda de infecções.


 Cada família poderia enviar uma pessoa para comprar mantimentos e bens essenciais por dia, desde que tenham testado negativo nas 24 horas anteriores, disse o aviso.


 Cerca de 90% dos voos no aeroporto de Shuangliu, em Chengdu, foram cancelados na segunda-feira.


 A China este ano vem lutando para conter a variante Omicron altamente transmissível, impondo vários graus de bloqueio nas cidades para impedir sua propagação.

Os surtos nos últimos meses ocorrem em um ano em que se espera que o presidente Xi Jinping garanta um terceiro mandato inovador como líder da China em um congresso de cinco anos do partido comunista no poder em meados de outubro.


 No período que antecede o congresso e também os feriados de uma semana do Dia Nacional no início de outubro, cada vez mais cidades estão pedindo aos moradores que se abstenham de viagens não essenciais para fora da cidade devido aos surtos de Covid, que  foram relatados em todas as regiões e províncias nas últimas semanas.


 https://www.theguardian.com/world/2022/sep/08/chengdu-chinese-city-of-21m-has-covid-lockdown-extended-indefinitely

Sem comentários:

Enviar um comentário