sábado, 13 de junho de 2020

Secretaria de Administração: uma pasta para ser gerida por poucos

Por Lael Santos
Administração Pública, uma ocupação com a chancela da competência, mas também com a obrigação e a responsabilidade de corresponder com os compromissos de um governo sério e as expectativas de uma população que dela depende.
Quando tal comportamento ocorre num município com uma população com pouco mais de 15 mil habitantes tem um agravante: a antipatia somada a altivez bate no teto, transformando o elemento numa "persona non grata".
Azar do prefeito, que tem o poder de nomear e exonerar. Simples assim...
Infelizmente, o que se percebe em determinados lugares é uma predileção na distribuição de cargos, seja por empatia, amizade, mas poucas e raríssimas vezes por mérito e avaliação de capacidade para gerir.
Quando tal comportamento ocorre num município com uma população com pouco mais de 15 mil habitantes tem um agravante: a antipatia somada a altivez bate no teto, transformando o elemento numa "persona non grata".
Azar do prefeito, que tem o poder de nomear e exonerar.

Simples assim...
O cargo específico de gestor da pasta da Administração de um município é de uma importância tão vital, que pode arremeter para uma subida ou derrubar um governo. O Secretário de Administração detém poderes que se bem utilizados somam sobremaneira positivamente para o bom andamento de uma gestão, considerando que este pontua os passos que devem ser dados pelo chefe maior do executivo, entretanto quando vestido da roupagem da incompetência, tem o poder de afundar o barco do executivo, dada a sua inabilidade para ocupar tal cadeira. 
Percebe-se neste momento alguns governos agonizando pelo ingerenciamento de "certos" secretários de administração que contribuíram sobremaneira para a desgraça administrativa dos seus respectivos prefeitos. 
Poderia dar aqui alguns nomes, mas por uma questão de ética, vou me ater às más qualidades de determinado gestor da pasta supracitada, que dando um show de desconhecimento deixa o chefe do município num mato sem cachorros. Provavelmente se achando detentor da verdade absoluta, e carregando na barriga não um rei, mas um bobo da corte, segue de nariz em pé, ignorando até comportamentos elementares, como ser educado e tratar as pessoas com respeito, não se esquecendo que tal cargo é temporário e que toda e qualquer soberba e arrogância poderão ser interrompidas com a perda de reeleição do grupo, com consequênte destituição e retorno à vida de um mero mortal.
Outrossim, convém reiterar que secretários municipais, particularmente secretário de administração, que executa serviços burocráticos e internos, também são pagos com a arrecadação municipal oriunda dos impostos dos munícipes, ou seja, é empregado do povo, e como tal deve um tanto de atenção à quem garante todos os meses o seu salário na conta.

Assista o vídeo:
Universidade Estácio de Sá
Formando Profissionais Competentes 
Seja excelente no que você faz.
Não perca esta oportunidade!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário