sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Iphan vai investigar ossadas encontradas na Praia de Manguinhos


As ossadas humanas encontradas nessa terça-feira (26), na Praia de Manguinhos, em São Francisco de Itabapoana (SFI), serão analisadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Após ter acesso a fotos do material através das redes sociais, o Departamento de Cultura (DC) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) avisou ao órgão e solicitou orientações. “O Iphan nos orientou a preservar o local, alertando a moradores e visitantes que não toquem no material”, ressaltou o diretor do DC, Paulo Roberto Cunha.

Ele esclareceu que o manejo dos ossos só pode ser feito por especialistas, uma vez que “tocar sem conhecimento, pode prejudicar uma sequência que conta determinada história“. “Quanto menos interferência, maior a chance de se aproximar da realidade histórica”, concluiu.

De acordo com o chefe do escritório técnico regional do Iphan, Felipe Borel, Manguinhos possui um sítio arqueológico identificado por volta da década de 70, cuja origem estaria relacionada ao Brasil Escravagista, período compreendido entre a colonização portuguesa, em 1500, e a Abolição da Escravatura, em 13 de maio de 1888 com a assinatura da Lei Área pela Princesa Isabel. Ele explicou que a movimentação da maré e a ressaca contribuem para o aparecimento do material.

Está prevista para as próximas semanas uma visita de vistoria e inspeção por uma equipe do Iphan.

Ascom SFI

Sem comentários:

Enviar um comentário