segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Prefeitura promove projeto “+ Consciência para fazer a diferença” no Quilombo de Barrinha

A comunidade quilombola de Barrinha, em São Francisco de Itabapoana (SFI), recebeu no último sábado (19) o projeto “+ Consciência para fazer a diferença”. O evento integra a programação desenvolvida pela prefeitura em referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.


O vice-prefeito, Raliston Souza, participou das atividades e destacou que o governo municipal atua para preservar a memória e história locais. Representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos, ele parabenizou a comunidade e o papel fundamental para a conservação das riquezas culturais.


Entre as ações promovidas estão apresentações de capoeira e jongo e roda de conversa, guiada por Edinho Martins e outros dois professores de História, sobre as origens do quilombo. Houve ainda desfile da princesa de Barrinha, partida de futebol entre Chota e Guaxindiba e almoço com comidas típicas.


De acordo com o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jairo Batista, a atual gestão apoia constantemente a promoção







das atividades culturais do quilombo, que acontecem há mais de 30 anos. “Neste ano, durante a roda de conversa ressaltou o papel da líder quilombola Lídia para preservar essa importante manifestação cultural”, relatou.


Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, a temática abordada pelo Dia da Consciência Negra deve ser pautada diariamente. “O Quilombo de Barrinha é exemplo de luta da valorização do afrodescendente na sociedade”, afirmou.


O evento contou ainda com apresentação do grupo Saideira e de Rogeirinho do Piseiro. 

 


Ascom SFI

Sem comentários:

Enviar um comentário