domingo, 27 de novembro de 2022

Mourão manda recado direto aos comunistas: "NÃO PASSARÃO"

Mourão: ‘Na data de hoje, em 1935, traidores da Pátria intentaram contra o Estado e o povo brasileiro’


Neste domingo, o vice-presidente Hamilton Mourão, senador eleito pelo Republicanos no Rio Grande do Sul,


“Na data de hoje, em 1935, traidores da Pátria intentaram contra o Estado e o povo brasileiro. A intentona de 27 de novembro foi a primeira punhalada do Movimento Comunista Internacional contra o Brasil. Não seria a última. Eles que venham, não passarão!”, escreveu Mourão em rede social.


Em 1935, um grupo de militares de esquerda tentou tomar o poder. Chegaram a controlar alguns quarteis, mas foram derrotados com facilidade.


A Intentona foi um movimento militar. Começou dentro de quarteis de três estados, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro. Os revoltados pegaram em armas para reagir a uma decisão do presidente Getúlio Vargas, que havia colocado na ilegalidade a Aliança Nacional Libertadora (ANL), um consórcio de partidos políticos de esquerda. 


 Intentona Comunista

A palavra “intentona” significa “ataque imprevisto”, “projeto insensato”. Foi assim que o movimento foi batizado, pejorativamente, pelas forças do governo. O “comunista” é bem literal e óbvio: os participantes do “ataque imprevisto” eram, em geral, alinhados ao comunismo e pretendiam tomar o poder. 


Gazeta Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário