quinta-feira, 11 de maio de 2023

Governo Francimara está desenvolvendo um extraordinário projeto cultural

A Prefeita Francimara segue fazendo história no município. Já no seu segundo mandato consecutivo, a Chefe do Executivo contraria o que geralmente acontece, e mostra que o seu governo continua atuando como se estivesse no primeiro ano.

Conhecida pelo seu grande poder de articulação, a Prefeita fez escolhas muito assertivas para o seu secretariado, e uma delas é Robson Santana, Secretário de Educação e Cultura, que corresponde com resultados altamente positivos à responsabilidade que lhe foi confiada.

Sob o comando deste gestor, a SMEC está desenvolvendo um projeto musical para a formação da Banda de Música de São Francisco de Itabapoana.

Nas dependências da secretaria, todas as terças e quintas estão sendo ministradas aulas de música para jovens a partir dos 12 anos de idade.

Violão, Contrabaixo, Bateria, Teclado, Instrumentos de Sopro e Percussão, na partitura e método de cifras, estão à disposição de quem quer entrar para o fascinante mundo da música. 

O maestro Fred Wiliam comanda uma afinadíssima banda, cujos integrantes são os professores que já estão ensinando a arte para alunos da rede de ensino municipal e demais interessados.

Carlos Junior, diretor do Departamento de Cultura do município está à disposição para inscrições e esclarecimentos, na sede da SMEC, e lembra que não é apenas música instrumental, mas a formação de um coral municipal também está neste grande projeto.

O objetivo é criar uma nova realidade cultural em São Francisco de Itabapoana, expandindo conhecimento e desenvolvimento através da arte.

O Secretário Municipal vive um momento de muita empolgação à frente da pasta:

"Nós já temos o "Art Lata", que é um projeto fantástico, mas queremos e já estamos indo mais longe. A música popular e  clássica, através da leitura de partituras começa a integrar o contexto da nossa cultura, e o nosso sonho é chegarmos ao ponto de promovermos uma apresentação mista do Art Lata com a Banda de Música de SFI." Disse Robson Santana.

Assista o vídeo:

Mas o projeto não se limita apenas a música, pois todas as quartas e sextas-feiras estão acontecendo também oficinas de teatro. Durante o dia para jovens e crianças a partir dos 7 anos, e à noite para adultos.

Neste momento, para além do desenvolvimento deste amplo projeto cultural, uma grande vontade de ver o Teatro Municipal concluído causa ansiedade, uma vez que toda estrutura está pronta, restando apenas equipar o prédio com a mobília e aparatos necessários, além dos 400 assentos deste que será um dos maiores teatros do Estado do Rio de Janeiro. 














1 comentário: