segunda-feira, 29 de maio de 2023

Calote e Política combinam?

Ao que parece, o inusitado é mais comum do que se imagina, entretanto esta prática se notabiliza e ganha peso quando, descaradamente, ousam deflagrá-la contra muitos.

Quando não se  está lesando apenas um, nem dez, mas mais de cem, ou inacreditavelmente milhares, fica evidente que o desfecho será desastroso.

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, esta é a definição de calote:

"Ação ou comportamento que, sendo desonesto e ardiloso, tem a intenção de enganar ou ludibriar alguém; logro."

Na informalidade, esta é a definição:

"Dívida que não foi paga por falta de vontade ou por má-fé."

O significado é um tanto quanto pesado, e como classificar um caloteiro???

O que pratica o calote é o ator principal desta atitude nefasta, contudo é importante frisar que para toda ação há uma reação, e absolutamente nada fica barato para quem mete a mão no bolso de quem está sendo vítima desta "baixaria".

Se o calote é superficial e só atinge possíveis vaidades, não é de tão grande gravidade, mas quando o "tombo" impossibilita o lesado de pagar contas essenciais como água, eletricidade, aluguel, ou quando não permite pagar a farmácia, o açougue, o supermercado, alimentar os filhos, ou seja, quando a "filedaputagem" chega na barriga de quem está chupando dedo diante da tamanha sacanagem, fica claro que a história do "buraco é mais embaixo" vai dar ruim, e a tampa da fossa vai explodir.

É uma questão de tempo pra toda sujeira vir à tona. 

Se a alegria de pobre dura pouco, o destino de um pilantra travestido de bom moço é trágico, e não é nem preciso vida longa pra assistir de camarote para onde vai, quem pensa que fazer as pessoas de otárias, e causar um rombo milionário nos cofres públicos fica de graça, sem a merecida punição.

Analfabetismo funcional não é impedimento para que alguém chegue ao poder, mas fazer uma grande massa de trouxa é brincar com fogo, e já riscaram o fósforo na lona do circo.





Sem comentários:

Enviar um comentário