quarta-feira, 31 de março de 2021

Prefeitura de São Francisco de Itabapoana conquista mais dois ônibus para o transporte de estudantes

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu na segunda-feira (29), um ônibus destinado ao transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino. Além deste veículo, outro idêntico será entregue à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) nos próximos dias, ambos através do convênio com o Governo Federal, um investimento total da ordem de R$ 445,8 mil. “Os dois veículos escolares têm acessibilidade, sendo adquiridos com emenda parlamentar do deputado federal Aureo Ribeiro, a quem agradecemos pelos recursos do orçamento público destinados a SFI.


 Assim que houver condições sanitárias seguras para o retorno das aulas presenciais, os ônibus serão muito importantes para o transporte com segurança dos nossos alunos”, destacou a prefeita Francimara Barbosa Lemos. A aquisição dos ônibus ocorreu com verba específica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por intermédio do Programa de Ações Articuladas (PAR), havendo uma pequena contrapartida financeira da prefeitura.


AsCom SFI

Após inspeção técnica, passarela de Gargaú é interditada

Devido a problemas estruturais, a Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi) interditou a passarela da localidade de Gargaú. A ação ocorreu logo após inspeção realizada na manhã desta terça-feira (30) pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento.

“Estive no local e identifiquei que a passarela apresenta oxidação (ferrugem) em alguns pontos devido à maresia. Recebi ainda relatos dos residentes a respeito de estalos e instabilidade durante a travessia. Por essas razões, decidimos pela interdição imediata por questão de segurança. A equipe de engenheiros do ‘Planejamento e Desenvolvimento’ vai realizar uma análise técnica mais aprofundada para concluirmos quais serão as intervenções necessárias”, explicou Guilherme Moraes, um dos engenheiros da pasta.

O assessor de Gabinete da prefeitura Augusto Alves também acompanhou os trabalhos. “A Emtransfi interditou a passarela com fita zebrada e colocação de pneus para evitar a travessia. Também conversamos com pescadores e moradores, orientando sobre a medida adotada. Todos foram bem receptivos e entenderam ser a decisão mais correta a ser tomada neste momento”, ressaltou Alves.

A passarela tem estrutura metálica com 45 metros de comprimento e 3,5 metros de largura, tendo sido construída há mais de 25 anos, na gestão do primeiro prefeito de SFI, Barbosa Lemos.

AsCom SFI

terça-feira, 30 de março de 2021

Policial "surta" por ter que cumprir decretos ilegais e é abatido pela PM da Bahia

 Assista o vídeo:


Você que assiste televisão certamente teve, como sempre, a distorção da realidade como ferramenta de alienação e controle social.

As manchetes desta mídia imunda estamparam que "bolsonaristas" insuflaram motim na instituição militar baiana contra o governo, por combater o Covid, mas esta não é a realidade. O governador tirano Rui Costa, vem oprimindo o povo da Bahia com os decretos mais absurdos, e quem está revoltado não é uma classe de políticos ou partidários, mas o povo que não aguenta mais. A Polícia Militar vem sendo utilizada como cães de guarda desta nova ordem que rasga a  Constituição Federal do Brasil o tempo todo.

Não são os bolsonaristas que estão indignados!

Ninguém suporta mais a opressão, desencadeada por governantes inconsequentes e fomentada pela imprensa terrorista que tem no comando a Globolixo, e é acompanhada por uma legião de correligionários do mal, papagaios dos Senhores do Mundo, que não enfrentam doença nenhuma, mas implementam a implantação de um Governo Totalitário Mundial.

Não há inocentes nesta história, há idiotas comprometidos com a destruição da democracia e com o fim da liberdade.

O policial foi morto após dar um tiro para o alto, neste domingo(28/03), no Farol, em Salvador. Se fosse um ato praticado por um bandido, haveriam horas de negociação, mas como era alguém que jurou defender a população foi abatido covardemente sem nenhuma tolerância.

Esta é a realidade brasileira. Traidores da pátria, incansáveis combatentes do mal:

Governos déspotas e a Mídia do Inferno.

Quem repercute as mentiras da imprensa marrom traz sangue de inocentes nas mãos.

Empresas que adotam o Lucro Real tem até 31 de março para realizar doações ao Fundo Municipal do Idoso

As empresas que adotam o regime tributário do Lucro Real - no qual o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é feito com base no lucro real da empresa, onde o valor é o resultado de receitas menos despesas -  têm até quarta-feira, 31 de março, para destinar parte do Imposto de Renda devido ao Fundo do Idoso.  O valor doado ao será deduzido da quantia que será pago em 30 de abril.


Nessa modalidade, até 1% (um por cento) do imposto calculado poderá ser deduzido.


Como fazer para destinar? Entrando em contato com o Conselho através do Canal do Idoso pelo telefone 3824-2576 (fixo e WhatsApp) e solicitando o boleto. Após o pagamento, será emitido o recibo para a Contabilidade do doador.


Facebook da PMI



domingo, 28 de março de 2021

A OMS confirma que o teste de PCR não é fidedigno: As estimativas de "casos positivos" não fazem sentido. O confinamento não tem base científica

 Prof Michel Chossudovsky

 Globalização

 Seg, 22 de março de 2021 10:07 UTC


O teste de reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa em tempo real (rRT-PCR) foi adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 23 de janeiro de 2020 como meio de detecção do vírus SARS-COV-2., Seguindo as recomendações de um virologia grupo de pesquisa (sediado no University of Charité Hospital, Berlin), com o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates.  (Para obter mais detalhes, consulte o estudo Drosten)


Exatamente um ano depois, em 20 de janeiro de 2021, a OMS se retrai.  Eles não dizem "Nós cometemos um erro".  Eles se retiram de uma forma muito velada.


Embora eles não neguem a validade de suas diretrizes enganosas de janeiro de 2020, eles recomendam um "novo teste" (algo que todos sabem que dificilmente terá um caso positivo).


A questão controversa diz respeito ao número de ciclos do limiar de amplificação (Ct).  De acordo com Pieter Borger, et.  ao.


O número de ciclos de amplificação [deve ser] inferior a 35;  preferencialmente 25-30 ciclos.  No caso de detecção de vírus,> 35 ciclos detectam apenas sinais que não se correlacionam com vírus infecciosos, conforme determinado pelo isolamento em cultura de células ... (Crítica do estudo Drosten)


 A Organização Mundial da Saúde (OMS) admite abertamente um ano depois que TODOS os testes de PCR realizados em um limite de amplificação de 35 ciclos (Ct) ou superior são INVÁLIDOS.  Mas isso é o que eles recomendaram em janeiro de 2020, em consulta com a equipe de virologia do Hospital Charité em Berlim.


 Se o teste for realizado a um limite de 35 Ct ou superior (recomendado pela OMS), segmentos do vírus SARS-CoV-2 não podem ser detectados, o que significa que TODOS os chamados "casos positivos" confirmados tabulados no decurso do últimos 14 meses não são válidos.


 De acordo com Pieter Borger, Bobby Rajesh Malhotra, Michael Yeadon, et.  al., Ct> 35 tem sido a norma "na maioria dos laboratórios da Europa e dos Estados Unidos".


 Mea culpa da OMS


 Abaixo está a "retratação" cuidadosamente elaborada da OMS.  O texto completo com link para o documento original encontra-se no Anexo:


 As diretrizes da OMS para testes de diagnóstico para SARS-CoV-2 afirmam que é necessária uma interpretação cuidadosa dos resultados positivos fracos (1).  O limiar do ciclo (Ct) necessário para detectar o vírus é inversamente proporcional à carga viral do paciente.  Quando os resultados do teste não correspondem à apresentação clínica, uma nova amostra deve ser colhida e retestada usando a mesma ou uma tecnologia NAT diferente.  (enfase adicionada)


 A OMS lembra os usuários de IVD que a prevalência da doença altera o valor preditivo dos resultados dos testes;  conforme a prevalência da doença diminui, o risco de falsos positivos aumenta (2).  Isso significa que a probabilidade de que uma pessoa com teste positivo (SARS-CoV-2 detectado) esteja realmente infectada com SARS-CoV-2 diminui à medida que a prevalência diminui, independentemente da especificidade declarada.


 "Positivos inválidos" é o conceito subjacente"


 Não se trata de "positivos fracos" e "risco aumentado de falsos positivos".  O que está em jogo é uma "metodologia falha" que leva a estimativas inválidas.


 O que esta admissão da OMS confirma é que a estimativa covid-positiva de um teste de PCR (com um limite de amplificação de 35 ciclos ou mais) não é válida.  Nesse caso, a OMS recomenda repetir o teste: "uma nova amostra deve ser colhida e retestada ...".


 A OMS pede um “novo teste”, que equivale a “erramos”.


 Essa recomendação é pró-forma.  Isso não vai acontecer.  Milhões de pessoas em todo o mundo já foram testadas, desde o início de fevereiro de 2020. No entanto, devemos concluir que, a menos que sejam retestadas, essas estimativas (de acordo com a OMS) não são válidas.


 Devo mencionar que existem vários outros defeitos relacionados ao teste de PCR que não são abordados neste artigo.  (Veja o e-book de Michel Chossudovsky: The 2020 World Crown Crisis: Destruction of Civil Society, Engineered Economic Depression, Global Coup, and the "Great Reboot" (Capítulo II)


 Desde o início, o teste de PCR foi aplicado rotineiramente a um limite de amplificação de Ct de 35 ou superior, seguindo as recomendações da OMS de janeiro de 2020.  Isso significa que a metodologia de PCR aplicada em todo o mundo ao longo dos últimos 12 a 14 meses levou à compilação de estatísticas da Covid errôneas e enganosas.


 E essas são as estatísticas que servem para medir a progressão da chamada "pandemia".  Acima de um ciclo de amplificação de 35 ou mais, o teste não detectará o vírus.  Portanto, os "números cobiçosos" não fazem sentido.


 Conclui-se que não há base científica para confirmar a existência de uma pandemia.


 O que, por sua vez, significa que as medidas de bloqueio / econômicas que resultaram em pânico social, pobreza em massa e desemprego (supostamente para reduzir a propagação do vírus) não têm qualquer justificativa.


 De acordo com a opinião científica:


 "Se alguém der positivo por PCR quando um limite de 35 ciclos ou mais é usado (como é o caso na maioria dos laboratórios na Europa e nos EUA), a probabilidade de que essa pessoa esteja realmente infectada é menos 3%, a probabilidade de que esse resultado é um falso positivo é de 97% (Pieter Borger, Bobby Rajesh Malhotra, Michael Yeadon, Clare Craig, Kevin McKernan, et al, Critique of Drosten Study)


 Conforme afirmado acima, “a probabilidade de que este resultado seja um falso positivo é de 97%”: segue-se que o uso da detecção de> 35 ciclos contribuirá indelevelmente para “aumentar” o número de “falsos positivos”.


 No momento da redação (meados de março de 2021), apesar da retratação da OMS, o teste PCT vem sendo amplamente utilizado para aumentar os números com vistas a sustentar a campanha do medo, justificando as políticas de bloqueio em curso, bem como a implementação de a vacina para COVID-19.


 Ironicamente, os números defeituosos com base em "positivos inválidos" estão, por sua vez, sendo manipulados para garantir uma tendência ascendente nos positivos da Covid.


 Além disso, esses testes de PCR não são rotineiramente acompanhados por um diagnóstico médico dos pacientes submetidos ao teste.


 E agora, as autoridades nacionais de saúde emitiram (falsos) avisos de "terceira onda" como parte de sua campanha de propaganda em apoio à vacina Covid-19.


 A OMS confirma que o procedimento de teste de PCR da Covid aplicado é inválido.  Não há absolutamente nenhuma base científica para a implementação da vacina Covid.


 Tanto a OMS quanto a avaliação científica de Pieter Borger, et al (citado acima) confirmam inequivocamente que as evidências adotadas pelos governos para justificar o bloqueio e desestabilização das economias nacionais são INVÁLIDAS.


 Dados inválidos e jogo de números


 Essas "estimativas inválidas" devem ser entendidas como os "números" incansavelmente citados 24 horas por dia, 7 dias por semana pela mídia ao longo da "Primeira onda" e "Segunda onda", que têm sido usados ​​para alimentar a campanha de medo e “justificar” TODAS as políticas propostas pelos governos:


Desligamento de emergência


Encerramento da atividade econômica


Pobreza e desemprego em massa


 Falências


 Distanciamento social


 Máscara facial


 Toque de recolher


 Vacina


 Passaporte de saúde


 Dados inválidos.  Pense duas vezes antes de ser vacinado.


 E agora entramos na chamada "Terceira Onda".  (Mas com base em quais dados?)


 É um complexo "pacote de mentiras".


 É um crime contra a humanidade.


 PostScript


 Desde seu lançamento em 15 de março, inesperadamente dezenas de milhares de pessoas leram este artigo.


 Minha intenção era essencialmente refutar e expor a grande mentira (focando em conceitos científicos e estatísticos) sem abordar diretamente as implicações mais amplas do bloqueio e paralisação da atividade econômica.


 Este projeto diabólico que emana dos escalões superiores do estabelecimento financeiro (incluindo o Fórum Econômico Mundial) está destruindo a vida de pessoas em todo o mundo.  Está criando desemprego maciço, causando fome nos países em desenvolvimento.


 Com algumas exceções, incluindo a Tanzânia, a maioria dos 193 estados membros das Nações Unidas endossou o "consenso da coroa" do WEF.


 A verdade é uma arma pacífica, mas poderosa.  Agora é a hora de enfrentar esses governos e exigir a revogação das políticas de bloqueio que estão desencadeando a pobreza e o desespero em todo o mundo.


 A BIG LIE da OMS é refutada pela OMS.


 A alegada pandemia é uma farsa.  Isso é algo que não pode ser negado ou refutado.


 E esse foi o objeto deste artigo.


 É um esquema complexo baseado em "um pacote de mentiras" com consequências devastadoras.


 Ao longo dos últimos 14 meses, começando no início de janeiro de 2020, analisei o cronograma e a evolução da crise da Covid quase diariamente.  Desde o início, em janeiro de 2020, ele se fez acreditar e aceitar a existência de uma epidemia perigosa e de rápido progresso.


 Estamos na encruzilhada de uma das crises mais graves da história mundial.  Somos história viva, mas nossa compreensão da sequência de eventos desde janeiro de 2020 ficou confusa.


 Em todo o mundo, as pessoas foram enganadas por seus governos e pela mídia sobre as causas e consequências devastadoras da "pandemia" da Covid-19.


 A verdade não dita é que o novo coronavírus fornece um pretexto e uma justificativa para poderosos interesses financeiros e políticos corruptos mergulharem o mundo inteiro em uma espiral de desemprego em massa, falência, pobreza extrema e desespero.


 Mais de 7 bilhões de pessoas em todo o mundo são direta ou indiretamente afetadas pela crise da coroa.


 Convido os leitores da Global Research a assistir ao vídeo abaixo (que fornece uma visão geral), bem como a dar uma olhada no meu e-book (composto por 10 capítulos) que aborda as complexidades desta crise em detalhes.


 A crise da coroa mundial de 2020: destruição da sociedade civil, depressão econômica engendrada, golpe global e a "grande reinicialização".

Fonte:

https://es.sott.net/article/77152-La-OMS-confirma-que-la-prueba-de-PCR-es-defectuosa-Las-estimaciones-de-casos-positivos-no-tienen-sentido-El-confinamiento-no-tiene-base-cientifica

sexta-feira, 26 de março de 2021

COMUNICADO da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Considerando o artigo 9º do Decreto Municipal nº 19/2021 (Fica decretado a suspensão das atividades da administração pública no âmbito do município de São Francisco de Itabapoana/RJ, inclusive as atividades escolares presenciais sem prejuízo no cumprimento do calendário estabelecido pelo Ministério da Educação ficando concedida ao titular da pasta a prerrogativa para a edição de atos visando à normatização do funcionamento das atividades educacionais), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana comunica que, durante o feriado prolongado estabelecido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro (Lei Estadual n° 9224 de 24 de março de 2021), entre 26 de março e 4 de abril de 2021, durante este período não haverá expediente em todas as unidades da SMEC, que permanecerão fechadas, incluindo as creches e escolas municipais, com suspensão inclusive da entrega e recebimento de apostilas referentes às aulas remotas. 


Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana

SFI - Procon encontra produtos vencidos em minimercados em Santa Clara - Olhe sempre a data de vencimento

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Francisco de Itabapoana (SFI) segue atento às denúncias da população. Nesta quinta-feira (25), a equipe do órgão encontrou produtos vencidos em dois minimercadores de Santa Clara.


Durante a fiscalização, os estabelecimentos foram notificados e os produtos fora da validade foram direcionados para o descarte.


“Como de costume, alertamos e orientamos sobre as práticas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Estamos prontos para agir para garantir que o consumidor não seja penalizado”,  explicou a coordenadora do Procon-SFI, Gilda Quintanilha. Segundo ela, em caso de reincidência, as legislações vigentes preveem penalidades.


Gilda destacou que, a partir da ordem cronológica e disponibilidade, as demandas da população serão atendidas. “Tudo o que estiver ao nosso alcance para fazer valer o direito do consumidor, será feito. Contem sempre conosco”, disse.


Para fazer denúncias, a população pode entrar em contato com o órgão através do telefone 2789-2626 ou pessoalmente na sede da prefeitura, na Praça dos Três Poderes, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. É obrigatório o uso da máscara.


Mais fiscalização — O Procon segue atento aos preços dos combustíveis. Também nesta quinta, a equipe orientou os responsáveis por um estabelecimento de Travessão de Barra sobre gasolina adulterada, menor preço possível na bomba e a importância das informações estarem dispostas de forma clara aos clientes.


AsCom SFI

Vereador Juninho Said conseguiu importantes redutores de velocidade para Varre-Sai

Assista o vídeo:

Para resolver a questão da segurança no trânsito, Varre-Sai, assim como outros municípios depende de redutores de velocidade, os famosos quebra-molas, para conter possíveis atropelamentos. 

Focado nisto, o Vereador Juninho Said, vem há um bom tempo, ou por quê não dizer há anos tentado dar cabo desta pendência em alguns bairros do município, como o Santa Lúcia e Nossa Senhora Aparecida.

Juninho Said, recentemente teve o seu pedido atendido pela engenheira Cinthia do DER que liberou a massa asfáltica para a execução do trabalho, o qual contou com a cooperação também do encarregado Thiago e funcionários do DER, Defesa Civil e Guarda Municipal de Varre-Sai.

O Secretário de Gabinete, Vinícius Dutra, através da prefeitura deu total suporte para que os serviços se desenvolvessem.

Muito contente com a conquista, o vereador Juninho Said disse: "Vou continuar lutando para os redutores nos outros bairros da Cidade. A melhoria tem que ser com verdade e  pra todos. Vamos juntos!"

SFI - Espaço do Produtor recebe plantio de mudas

O Espaço do Produtor de São Francisco de Itabapoana (SFI), cujas obras de reforma e ampliação foram inauguradas na semana passada, recebeu na manhã desta quinta-feira (25) o plantio de 16 mudas de ipê. A iniciativa é da empresa circense Cia Chirulico.


Nos dias 21, 22 e 23 de março, o circo promoveu um espetáculo virtual “Trocadilhos” para o público são franciscano. Alguns dias antes, integrantes percorreram localidades do município para distribuir o ingresso gratuitamente, que explicava a maneira de assistir a apresentação por meio de rede social.


“Como forma de compensar a emissão de Dióxido de Carbono feita pelo veículo envolvido no projeto, nós promovemos o plantio dessas mudas. Além disso, o ingresso foi confeccionado em papel semente. Quem recebeu, pode utilizar para o plantio de hortaliças, temperos e flores”, revelou Anthony Brito, intérprete do palhaço Fornalha. Ele explicou ainda que nas redes sociais da companhia está disponível um clipe com imagens e música composta exclusivamente para destacar as características do município.


Para o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Mendes, iniciativas como essa são importantes para promover a preservação ambiental, principalmente, por ser tratar de uma espécie nativa, como é o caso de ipê.


Os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto, e de Governo e Relações Institucionais, Jairo Batista, também participaram do plantio.


Cia Chirulico — A empresa tem sede em Macaé e a partir de janeiro deste ano começou a executar o projeto “Circo na Mão”, através do edital “Retomada Cultural RJ”, que é apresentado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Aldir Blanc. Até o final do mês, todos os municípios do Norte Fluminense vão ser contemplados com a iniciativa.


AsCom SFI

quinta-feira, 25 de março de 2021

SFI - Prefeitura apoia ação de recapeamento asfáltico do DER em Gargaú

Quem passa pela RJ-196, na entrada de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana (SFI), na Região Norte Fluminense, já pode observar as melhorias nas condições do asfalto. Nesta semana, após solicitação da prefeita Francimara Barbosa Lemos e com apoio do município, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) iniciou os trabalhos de recapeamento asfáltico na rodovia estadual.


“Agentes da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) estão sinalizando o local das intervenções para a realização do serviço com total segurança para todos os operários envolvidos. O objetivo desta ação de recapeamento é garantir trafegabilidade adequada para os motoristas que passam naquele trecho da rodovia”, destacou a prefeita, acrescentando:


“Temos muita gratidão ao governador em exercício, Cláudio Castro, que nos recebe muito bem e atende as demandas solicitadas para a nossa cidade sempre que é possível. Obrigada também a todos do DER-RJ pelos serviços executados nas rodovias estaduais que cortam o nosso município”, agradeceu Francimara.


AsCom SFI

COLAPSO - PLANETA EM CONVULSÃO (vídeos estarrecedores)

Não há enfrentamento a doença nenhuma, apenas os incautos acreditam nesta balela. 

O que está em curso é a dominação do planeta e a implantação de um governo totalitário mundial. A mídia cumpre o seu papel através de duas vertentes, a disseminação do medo e a distração com o que eles chamam de "informação".

O gado não lê o que é produzido por fontes fidedignas, não pesquisa, não busca conhecimento. Apenas espera a hora do telejornal para receber a dose diária de mentiras patrocinadas pelos Senhores do Mundo. Outra parte que compõe este complexo de desinformação, a pequena mídia dirigida pelos papagaios da Nova Ordem, e também pelos terroristas, que na sua inconsequência trabalham a máxima do "quanto pior, melhor."

Quem viver verá, que quem hoje é classificado como louco por andar na contramão de toda esta bestialidade tinha mesmo razão.

Não vale a pena ficar mais repetindo as mesmas advertências. Vai para o abismo quem quer, e com as próprias pernas.

Fica apenas o alerta de sempre: o que eles realmente querem é controlar você, e eles não se incomodam com as consequências. No desenvolvimento deste projeto maquiavélico vale tudo. A cada dia a coisa piora. O terceiro conflito mundial está acontecendo, e você acreditando que tudo isto é "pela sua segurança".

Eles não se importam com você.

Saia da hipnose coletiva e dos movimentos de manada.

Acorda!!!

Assista os vídeos:


Venezuela

Brasil


Tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo - Covid é uma farsa



NUNCA FECHARAM TUDO POR CAUSA DA TUBERCULOSE!

ESTÃO FAZENDO UMA GRANDE SACANAGEM COM A HUMANIDADE!

A doença é causada pela bactéria "Mycobacterium tuberculosis" e mata cerca de 1 milhão de pessoas por ano.

Por Bruna Diseró, do Jornal da USP - A Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch, é uma bactéria conhecida por causar a tuberculose. Essa doença acomete, comumente, os pulmões, porém ela pode atingir qualquer parte do organismo, como os rins, os ossos e o sistema nervoso central. 


Mesmo com a evolução dos tratamentos, a tuberculose é ainda a doença infecciosa que mais mata no mundo. No Brasil, cerca de 4.500 pessoas que receberam o diagnóstico da doença acabaram falecendo. No mundo, esse número é de 1 milhão de óbitos para cada 10 milhões de diagnósticos por ano.


Os sintomas principais para a tuberculose pulmonar são tosse, febre, perda de peso, suores à noite e catarro, que pode ser acompanhado por sangue. Esses sintomas são semelhantes para as outras regiões que a tuberculose atinge também. Nos rins, ela pode causar urina com sangue. Nos ossos, a tuberculose causa uma compressão dos nervos. Já se a doença afetar o sistema nervoso central, causa a meningite, e a pessoa passa a ter dores de cabeça e confusão mental.


A tuberculose é transmitida pelo ar. O indivíduo contaminado tosse e o bacilo, que estava instalado em seus pulmões, sai junto com as gotículas de saliva. Qualquer pessoa está sujeita a ser infectada, mas não é todo mundo que fica doente. As pessoas que já estão com o sistema imunológico comprometido são as que integram o grupo de risco para a doença. 


Estão nesse grupo de risco: pessoas que não se alimentam direito; pessoas que estão em situação de rua; transplantados; diabéticos; pessoas com HIV e Aids e aqueles que fazem uso de medicamentos que abaixam a imunidade, a exemplo dos remédios para doenças reumatológicas.


O professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Valdes Bollela, explica mais sobre a doença e fala sobre a possibilidade de existirem superbactérias.


ladoaladopelavida.org.br

Prefeita Francimara - Em tempos de crise a gestora "braço de ferro" de SFI mostra como governar

Francimara cumpre agenda no Rio com o secretário estadual das Cidades em busca de mais recursos para SFI


A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, esteve reunida com o secretário estadual das Cidades, Uruan Andrade. O encontro, que teve a participação do ex-prefeito e marido da prefeita Frederico Barbosa Lemos e do deputado federal Aureo Ribeiro, aconteceu na terça-feira (23), na sede do órgão, na capital fluminense, e visou a obtenção de mais recursos para o município são franciscano.


“Solicitamos a retomada das obras de revitalização e modernização da Orla da Praia de Santa Clara, que é um convênio entre a prefeitura e o Estado através do Programa Somando Forças. O secretário Uruan Andrade sinalizou positivamente em relação à nossa demanda e dentro dos próximos dias teremos novidades”, ressaltou a prefeita.


Francimara revelou ainda que entregou na Secretaria das Cidades um plano de trabalho para o asfaltamento de algumas ruas do município por intermédio de parceria com o Estado. 

“Em breve, estaremos com o governador em exercício, Cláudio Castro, para a assinatura deste convênio, a fim contemplar com asfalto vias públicas de SFI. Vamos agendar uma data para também apresentarmos projetos de infraestrutura elaborados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, a serem executados na nossa cidade, em parceria com o Estado. Enfim, tivemos uma agenda altamente produtiva no Rio de Janeiro”, finalizou a prefeita. 


AsCom SFI

Ex-prefeito de Varre-Sai, Everardo Ferreira, e secretários condenados por fraude em licitação

O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), manteve nesta terça-feira (23) a condenação do ex-prefeito de Varre-Sai (Noroeste Fluminense), Everardo Ferreira (PP), por fraudes em licitação. 


A mesma decisão condena ex-integrantes da comissão de licitação do governo, que era chefiada por Ralph Nunes Figueira e o atual Secretário de Administração do Município, André Ramos, além do atual Secretário de Fazenda Celso Garcia.


Todos são acusados de integrar um esquema fraudulento para beneficiar uma empresa fantasma sediada em Campos dos Goytacazes. O município, na ocasião, pagou por serviços de publicidade que não foram licitados, que também não foram realizados e ainda aceitou notas fiscais frias em nome da empresa J. C. Tinoco Reis. 


O negócio foi intermediado por Jesusmar Torquato, proprietário de um jornal com circulação esporádica. 


Também foram condenados por participação no esquema o ex-secretário de Turismo, Roberto Flávio Nunes de Menezes,  o atual secretário de educação Carlos Alberto da Silva (Zazá), o ex-secretário de agricultura e atual chefe do setor de rendas Melchior Pelegrini, o atual assessor da secretaria de Administração Nilson Bento de Oliveira e o atual chefe de contabilidade da secretaria de saúde Fábio Bendia.


Todos esses servidores continuam trabalhando na administração do atual prefeito Silvestre Gorini (PP), sucessor e aliado político de Everardo. 


De acordo com a lei da ficha limpa municipal, todos terão que ser exonerados dos respectivos cargos comissionados, assim que o acórdão da decisão do TJ-RJ for publicado. 


Portal Viu

terça-feira, 23 de março de 2021

BOMBA! Trinta por cento dos vacinados morrerão dentro de três meses, diz a Dra. Sherri Tempenny

Este artigo confirma o que disse a professora Dolores Cahill, de Dublin, que estima que pelo menos 30% dos vacinados morrerão em poucos meses de tempestade de citocinas (algo como uma alergia a amendoim), uma vez que o corpo tenha sintetizado proteína spike em grandes quantidades ! A geneticista francesa Alexandra Henrion-Caude concorda com Dolores Cahill nesta análise e processo.


A Dra. Sherri Tempenny (imagem) explica como as vacinas de mRNA começarão o processo de despovoamento nos próximos 3-6 meses (julho de 2021). Ela e outros cientistas previram que milhões de pessoas poderiam morrer e que suas mortes seriam atribuídas a uma nova cepa de COVID, para aumentar as vacinas.


Aqui estão alguns trechos mais significativos da entrevista:

“Nos Estados Unidos, nos primeiros 30 dias após o início da vacinação, eventos adversos ocorreram em mais de 40.000 pessoas até agora, incluindo cerca de 31.000 casos de choque anafilático, cerca de 5.000 casos de reações neurológicas e outros problemas, mas que é apenas o começo.


Essas vacinas irão essencialmente criar um fenômeno chamado realce dependente de anticorpos (ADE) ou um aumento na dependência de anticorpos que permite que um “pedaço” de mRNA mensageiro se replique indefinidamente criando pedaços de proteína (proteína de pico) dentro de nosso corpo. Corpo. Em resposta, ele produzirá anticorpos, e é por isso que Bill Gates disse que nosso corpo se tornará um “produtor automático de vacinas endógenas” em resposta a essas proteínas “.


Por isso falamos de variantes inglesas e brasileiras, ao contrário, já presentes em nossos corpos devido às vacinações em massa. O exemplo da Umbria, que ocupa a primeira posição em termos de número de vacinações, oferece motivos para reflexão: é nesta região que se explode Covid com todas as suas variantes.


O cavalo de Troia, como diz o Dr. Tempenny, é de fato injetado em nós por meio da vacina de mRNA, e existem vários mecanismos pelos quais essas substâncias criarão esse caos em nós, a saber, os anticorpos que destruirão nossos pulmões e desativarão os antimacrófagos inflamatórios e transportar o vírus para a célula, permitindo que ele se replique e causando a morte de muitas pessoas dentro de um ano da vacinação: não apenas por choque anafilático ou doenças cardiovasculares, mas também por doenças autoimunes, uma vez que os anticorpos da proteína Spike começarão a atacar e quebrar os glóbulos vermelhos. Quando as pessoas começam a morrer, os médicos recomendam doses adicionais, e a injeção de reforço agravará a situação.


Fontes: 

https://notiredmerida.com/2021/03/15/treinta-por-ciento-de-los-vacunados-morira-en-tres-meses-asegura-doctora-sherri-tempenny/

https://tierrapura.org/br/2021/03/22/trinta-por-cento-dos-vacinados-morrerao-dentro-de-tres-meses-diz-o-dr-sherri-tempenny/

Secretaria de Agricultura de Itaperuna implementa forte trabalho na recuperação de estradas vicinais

Tão logo assumiu os trabalhos, o Governo Alfredão cuidou de começar a transformação onde tudo começa: a zona rural é responsável pelo alimento que chega à mesa de todos. 

Por experiência própria e pensando no bem estar do homem do campo, e na melhoria do fluxo da produção agrícola, o Prefeito Alfredão, através da Secretaria de Agricultura não deu descanso à todos os funcionários desta importante pasta.

Em conversa com Sérgio Zampier, na manhã desta terça-feira, 23/03, combinamos proceder um levantamento detalhado sobre a atuação da Secretaria e os resultados obtidos que já superaram a meta estabelecida.

A investida recente foi na localidade do Encantado (distrito de Boa Ventura) e o patrolamento das estradas da Jabuticaba e Ipê.

Todo o município, compreendendo cada Distrito, vem recebendo uma atenção especial.

Locais que ainda não sofreram alguma intervenção estão na agenda de trabalho e a aposta do Prefeito Alfredão é que seja desenvolvido um trabalho a nível rural jamais visto.

"Nosso município tem uma forte vocação rural, seja no setor agrícola ou pecuário, e o nosso compromisso é de causar uma transformação que fique registrada como a maior da história", disse Alfredão.







SFI - Capacitação profissional aos trabalhadores do Creas

Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou uma capacitação profissional para os trabalhadores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A ação aconteceu na semana passada, na sede do órgão.


“Abordamos a respeito dos objetivos do Creas, seu público-alvo, os serviços ofertados e a metodologia de trabalho com famílias que estão em situação de risco em decorrência de violações de direitos”, explicou a responsável por ministrar a capacitação, a assessora técnica Nágila Coutinho, que é mestre em Políticas Sociais e atua como psicóloga do Creas há sete anos.


O secretário da pasta, Fagner Azeredo, informou que o Creas atende crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência vítimas de negligência, abandono, violências e explorações.


“Também faz parte do público-alvo mulheres vítimas de violência doméstica; adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa; pessoas vítimas de discriminação e em situação de rua. A partir desta importante capacitação, os trabalhadores do Creas poderão prestar um atendimento ainda melhor para os moradores do nosso município”, ressaltou Fagner.


Além de Nágila, participaram ainda do evento a gerente de Proteção Básica Especial, Rafaela Rodrigues; a coordenadora do Creas, Bárbara Maria, e demais profissionais do órgão: o advogado David Cindra, as psicólogas Stefani Gomes Ferreira Gonçalves e Mila Figueiredo, a assistente social Larissa Gama e a auxiliar administrativo Danielle Pessanha.


O Creas está situado na Rua Manoel Paes Paiva, 11, no Centro da cidade. O telefone de atendimento é o (22) 9.9955-5008.


AsCom SFI

Secretaria de Educação de São Francisco de Itabapoana recebe doação de brinquedotecas

Foi dado início nesta segunda-feira (22), em São Francisco de Itabapoana (SFI), à entrega das quatro brinquedotecas do projeto “Baú de Histórias”, fruto de uma parceira entre o Ministério do Turismo, Ferroport e Incentivar. A iniciativa prossegue nesta terça-feira (23) e vai seguir as medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).


O material será utilizado após o término da pandemia e contemplará oficinas de contação de histórias e atividades integrantes do projeto. Uma equipe técnica da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), composta pelo diretor do Departamento de Ensino, Valnes Soares, o assistente de marketing, Réggis Bueno, e as assessoras Daniela Ribeiro e Betânia Soares, representou o município.


No primeiro dia, duas unidades escolares já receberam os materiais: a Escola Municipal (E.M.) Laudelina da Silva Moreira, no Macuco, e a E.M. Manoel Azeredo, em Deserto Feliz. Já no segundo dia, na parte da manhã, a equipe técnica estará entregando a brinquedoteca à E.M. Manoel Ribeiro da Hora, em Nova Belém (antiga Carrapato). À tarde, será a vez da E.M. Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba, receber os materiais.


A prefeita Francimara Barbosa Lemos comemorou a iniciativa. “Esse espaço irá promover o bem-estar e ainda auxiliar no desenvolvimento das crianças, pois elas conseguem aprender brincando com criatividade, através da dinâmica dos materiais da brinquedoteca”, disse.


Valnes agradeceu ao secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Cunha, e demais envolvidos na proposta e destaca que a iniciativa visa auxiliar no desenvolvimento do aprendizado. “Os alunos só terão a ganhar. Agradeço a todos que estão se empenhando para que a educação não perca sua qualidade”, falou.


Projeto – Os baús contam com um acervo de livros, fantoches, materiais pedagógicos diversos e jogos educativos, além de livros em braile. A intenção é beneficiar também crianças com deficiência visual.


AsCom SFI



segunda-feira, 22 de março de 2021

Paralisações de trabalho impostas por governos são passivas de indenização

O que diz a lei brasileira sobre paralisações arbitrárias impostas por autoridades?

Muitas pessoas desconhecem o que diz a Legislação sobre este caso. Seja de que âmbito for, Federal, Estadual ou Municipal, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garantem ao trabalhador privado da sua atividade profissional, indenização a ser paga pela autoridade que impetrou tal paralisação. Em suma, caso tenha sido o Presidente da República, o Governador do Estado ou o Prefeito do Município, o mesmo poderá ser acionado através de pena indenizatória por quem tenha sido proibido de exercer sua atividade laboral, e por consequência prover o seu sustento pessoal ou familiar.

É o que está garantido nas leis trabalhistas do Brasil.

O desastre da Mídia Terrorista

 Assista o vídeo:


A Rede Bobo, que não é nenhuma surpresa, numa atitude de total desespero, vem dando um tiro no pé atrás do outro. São declarações infundadas, distorção da verdade e omissão do que realmente está acontecendo no país, e para piorar foi agora escândalo nacional pela disseminação de Fake News, como pode-se conferir no vídeo.

Outras redes de televisão seguem a mesma pegada: SBT, Record, Band, CNT e muitas outras, além de sistemas de rádio e a mídia virtual através de sites e blogs que vêm sendo arautos da Nova Ordem Mundial e corroboradores  de um esforço incansável para a implantação de um regime político idêntico ao já vivido por Cuba, Venezuela, Argentina e outros exemplos de verdadeiros chiqueiros humanos, onde as pessoas são literalmente tratadas como porcos.

Especialistas em ciências geopolíticas tentam desvendar o que se passa na mente doentia de quem luta para ver a desgraça social acontecer no país.

É, sob todos os aspectos, deprimente assistirmos a grande mídia praticando o terrorismo social, desencadeando nos incautos pânico e medo, mas é também sobremaneira degradante assistir a repercussão de mídias locais de pequeno porte, e que nada ganham financeiramente com isso, atuando como vassalos e papagaios dos Senhores do Mundo. É sabido que o Partido Comunista Chinês vem investindo pesado na mídia brasileira, para além do que já remuneram à governadores e prefeitos para a implantação do comunismo no Brasil.

Mas quanto ganha do PCC um pequeno veículo de comunicação do interior?

Nada!!!

Ajudam as grandes redes a alimentarem suas máquinas com a propina que vem da China.

No convés destas barcas furadas seguem apavorando quem não pesquisa, nem estuda, além de colaborarem com a balbúrdia político-administrativa.

Fontes não oficiais dão conta que o Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, opera com normalidade, entretanto diversas fontes propagadoras dizem que há um colapso instalado na saúde.

Ao que parece alguém está desinformado ou passando informações não legítimas.

Não estamos aqui afirmando absolutamente nada, mas coisas desta natureza precisam ser muito bem verificadas e ratificadas para que não hajam dúvidas.

Caos da Saúde no Brasil???

Sempre houve! Sempre aconteceu!

Porque este auê  todo agora?

Os hospitais sempre tiveram problemas de lotação, UTIs sem vagas, pessoas morrendo nos corredores, falta de marcação de exames e consultas, sucateamento de equipamentos, etc.

Que conversa é essa de que o Brasil atravessa a pior crise sanitária da história???

Bilhões destinados à tal pandemia foram roubados, hospitais de campanha desmontados, e a culpa agora é do Bolsonaro.

O Colapso é de falta de vergonha na cara!

Não estou vendo uma maior preocupação em saber onde foram parar os bilhões roubados, mas percebo uma celeridade desproporcional em parar tudo e quebrar a economia.

A crise não é científica, é política.

 Já há provas robustas de que certas medidas não tem nada a ver com preocupação com saúde do povo, mas opressão e controle social.

Cada um tem o direito de pensar, interpretar e se expressar conforme prevê a Constituição Federal.

Infelizmente, decisões monocráticas vêm rasgando a carta magna brasileira.

Alguma coisa precisa ser feita para colocar um fim neste processo de implantação de ditadura no Brasil.

Bolsonaro acerta compra de 138 milhões de doses de vacinas - NÃO VAI FALTAR VACINA PARA NINGUÉM

 



Presidente Bolsonaro teme por caos social sem precedentes com medidas severas e lockdowns

É preciso coragem para não se curvar à onda politicamente correta que defende lockdown, é preciso ser um grande líder para defender o povo, que precisa trabalhar e colocar comida em casa.

Brasil é hoje um dos países que mais vacina no planeta - A midia mente, os números não



Brasil está em 5º lugar no ranking mundial de vacinação (números absolutos).


domingo, 21 de março de 2021

GRAVÍSSIMO: mãe de criança que morreu na UPA desmente Wladimir e diz que filha não morreu por covid-19



AGORA QUEREM OFERECER NOSSAS CRIANÇAS EM HOLOCAUSTO À MOLOQUE PARA PROMOVER PROPÓSITOS POLÍTICOS DO INFERNO

A mãe da pequena A. V. B., de apenas 2 anos e 8 meses, deu uma entrevista exclusiva ao jornal Notícia Urbana neste sábado (20). Durante a conversa com nossos jornalistas, a jovem de 18 anos, que pediu para não ter o nome exposto para evitar constrangimentos, disse que a criança não morreu de covid-19, conforme anunciou o prefeito Wladimir Garotinho.


Segundo ela, na última quarta-feira (17), a filha se sentiu mal e começou a vomitar após se alimentar, tendo uma espécie de intoxicação. Imediatamente, a mãe socorreu a filha para à UPA e, na unidade de saúde, os médicos diagnosticaram que a menina havia broncoaspirado. Ela foi medicada e liberada para casa. A pedido dos médicos, a mãe deu soro a criança, logo que chegaram à casa. Após beber, a menina voltou a se sentir mal e, mais uma vez, precisaram socorrê-la para a UPA.


Na UPA, a criança teve uma parada respiratória supostamente provocada por ter broncoaspirado o alimento e morreu. “Minha filha não teve absolutamente nenhum sintoma da covid-19. Muito pelo contrário, na terça-feira, antes de ter a intoxicação alimentar, ela estava bem, saudável”, garantiu.


Chateada, a mãe de criança criticou toda a especulação do prefeito e da imprensa e disse que, ainda que a filha tivesse morrido por covid-19, fato que não aconteceu, o chefe do executivo não deu nenhuma assistência à família. “Ir para as redes sociais e induzir à imprensa e apavorar a população é fácil. Isso é fakenews. Quero ver é procurar a família, conversar, oferecer assistência, etc”, ressaltou.


No mesmo dia em que a população de Campos ficou temorosa com a possível contaminação e até morte de crianças por covid-19, a Santa Casa de Misericórdia veio à público informar que é inverídico o boato sobre a internação de crianças com Covid no hospital. “É falso o áudio que vem circulando via whatsapp sobre o assunto. Nosso intenso trabalho contra a Covid-19 continua, mas nossas internações são 100% de pessoas em fase adulta. Por favor, compartilhe esse comunicado e evite a propagação de fake News”, disse a nota se referindo a um áudio viralizado nas redes sociais, afirmando que a unidade hospitalar estava com leitos infantis lotados por causa da doença.


Neste sábado, a direção do Hospital Ferreira Machado (HFM) esclareceu que o áudio de whatsapp com a suposta notícia que há grande número de crianças contaminadas por Covid-19 no HFM é falso. O referido hospital não é referência para atendimento de crianças com sintomas respiratórios. Neste sábado (20), apenas três crianças com sintomas gripais e todas testadas negativas para Covid-19 estão internadas no hospital. 


O jornal Notícia Urbana enviou e-mail para a assessoria de comunicação da prefeitura de Campos, mas, até o momento, o setor não se pronunciou.


Notícia Urbana

sábado, 20 de março de 2021

Sem políticas de restrições e com aglomeração liberada, favelas do RJ possuem baixos índices de morte por Covid

O jornalista Bernardo Küster publicou na última sexta-feira (12) um vídeo no seu canal do Youtube expondo a atual realidade das favelas do Rio de Janeiro com relação ao vírus chinês. Mesmo sem medidas de lockdown nas favelas cariocas, elas possuem um dos menores índices de morte por Covid no mundo.


O jornalista destacou que, conforme análise dos dados dos próprios órgãos oficiais, mesmo sem políticas de restrições e com aglomeração liberada, as favelas do RJ possuem baixos índices de morte por Covid.


Dentre os diversos testemunhos recebidos pelo jornalista de moradores locais, todos, unanimemente, garantem que “o Covid passou longe” das favelas.


“O Rio comprova que o isolamento social não resolve e nem diminui nada, pois nas favelas não existiu isolamento, e na bolha da zona Sul existiu e o vírus contaminou todos”, criticou uma das testemunhas, fazendo uma comparação com uma parte nobre da cidade.


Em outro testemunho, um morador do Complexo do Alemão retratou o que aconteceu, de fato, na favela desde o início da pandemia. Os traficantes do Complexo do Alemão ordenaram que todos os moradores permanecessem em casa.


Porém, a restrição “só durou 48 horas, pois o BOPE subiu o morro às 5h, matou 20 vagabundos e largou os corpos pelo caminho alegando Covid. No mesmo dia, os caras mandaram abrir tudo de novo e de lá pra cá, qualquer outra coisa os hospitais declaram Covid”. 


Bernardo Küster apontou diversos exemplos de favelas, como o Complexo da Rocinha, que tem 71 mortos por Covid-19 e 110 mil habitantes, resultando em 645 mortes por milhão de habitante, números melhores do de que outros países. No vídeo, o jornalista divulga ainda informações de outras favelas. Os dados são do Painel Unificador Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro.


“Estou mostrando para vocês que a ciência não é exata e perfeita como acham. Que a realidade das favelas é outra. Deveria existir uma super reportagem das principais favelas do RJ e ir lá ver os índices, mas ninguém quer fazer isso, pois vai desbancar essa narrativa idiota dos governadores”, criticou Küster.


Terça Livre

Atividade Física - Um forte aliado contra o Covid, diz a CIÊNCIA.

Assista o vídeo:


Na contramão de medidas restritivas e protocolos, a ciência fala da importância considerável da prática de atividade física no aumento da imunidade e na melhoria imensurável da qualidade de vida.

Fica a pergunta:

Se a preocupação é preservar a saúde das pessoas, porque proibir a prática das atividades físicas nas academias, e com agravante, ao ar livre, onde se respira ar puro???

Hospitais lotados - Será mesmo este o motivo???

Assista o vídeo:

Desde que existe o sistema de saúde brasileiro que o colapso caminha junto.

Hospitais sem vagas, UTIs lotadas, filas imensas de espera para marcação de consultas e exames, gente morrendo nos corredores de hospitais, outros morrendo em casa por falta de internação.

Você sabia que menos de 10% das cidades brasileiras tem leitos de UTI?

Isto significa que dos 5.570, menos de 500 municípios não oferecem Tratamento Intensivo para a população.

Como assim parar o país agora sob justificativa de colapso hospitalar?

Confira os recortes abaixo e observe as datas.

Clique nos links e confira também as datas:





Fontes:

https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2017/05/sucateamento-do-sus-e-consequencia-da-logica-capitalista/

https://digital.hospitalar.com/pt-br/sa%C3%BAde-bem-estar/falta-de-leitos-de-uti-medidas-para-enfrentar-o-problema

https://telemedicinamorsch.com.br/blog/superlotacao-nos-hospitais


https://oab-ce.jusbrasil.com.br/noticias/100666423/artigo-crise-na-saude-publica

https://oabce.org.br/2013/08/artigo-crise-na-saude-publica/