quinta-feira, 5 de março de 2020

Rio Muriaé: Análise técnica atualizada(19h15m)


RELATÓRIO DE SITUAÇÃO às 18h 15min (quinta-feira, 05 MAR 20):

MARCADORES PLUVIOMÉTRICOS:

Cota do Rio Muriaé: 4,29 m.
Acumulado de precipitação: 2,8 mm3.
Vazão no curso d'agua: 610 mil litros / segundo.

ANÁLISE DE GERENCIAMENTO:

(a) O volume d'agua que ainda está se deslocando entre os municípios de Patrocínio do Muriaé, Laje do Muriaé e Itaperuna, proveniente da últimas chuvas ocorridas na região da cabeceira do Rio Muriaé, justifica a oscilação no nível do rio aqui, em Itaperuna (QUE REGISTRARÁ NÍVEIS MAIORES NAS PRÓXIMAS HORAS).

(b) A previsão de precipitação no setor da nossa bacia hidrográfica, à montante de Itaperuna (Miraí, Muriaé, Patrocínio do Muriaé e Laje do Muriaé), para as próximas 24 horas é RELATIVAMENTE BAIXA.

(c) A previsão de precipitação em Itaperuna, para as próximas 24 horas é INEXPRESSIVA.

(d) A previsão de precipitação no setor da nossa bacia hidrográfica, à jusante de Itaperuna (Italva, Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes), para as próximas 24 horas é RELATIVAMENTE BAIXA.

(e) A previsão de precipitação nos municípios de Carangola, Porciúncula e Natividade, da Bacia Hidrográfica do Rio Carangola, para as próximas 24 horas é INEXPRESSIVA.

(f) O nível do Rio Muriaé em Patrocínio do Muriaé está baixando, em Laje do Muriaé, em Itaperuna e em Italva está SUBINDO, no momento, enquanto, nos municípios de Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes está BAIXANDO..

(g) A VAZÃO do curso d'agua está condizente com o esperado em toda a extensão do Rio Muriaé.

A SEMDEC RESOLVE:

(a) Manter o status de gerenciamento do desastre no NÍVEL DE ALARME (vermelho).

(b) Manter a classificação do RISCO GEOLÓGICO (queda de barranco) como “MODERADO”;

(c) Manter a classificação do RISCO HIDROLÓGICO (enchente mais intensa) como “BAIXO”.

Atenção: CASO OS INDICADORES DE PREVISÃO E OS MARCADORES REGISTRADOS NO MOMENTO SE MANTENHAM NUMA CONSTANTE PELAS PRÓXIMAS 12 HORAS, A COTA DE TRANSBORDAMENTO PLENO DO RIO MURIAÉ (4,50 metros) EM ITAPERUNA, NÃO SERÁ ATINGIDA! As análises indicam que o nível do rio deve subir por três a seis horas, se estabilizar por três ou quatro horas e registrar rebaixamento pelas 6 a 8 horas seguintes. A visão será mais adequada no relatório das 22h 15min. 



1º Sargento BM Whalas
Técnico de Gerenciamento
SEMDEC - Itaperuna

Sem comentários:

Enviar um comentário