domingo, 2 de fevereiro de 2020

Popeye - A saga do homem forte do Cartel de Medellín, sua reintegração à sociedade e a amizade com Jonas de Paula

Assista o vídeo:

Jhon Jairo Velásquez Vásquez nasceu no município de Yarumal, Antioquia, Colômbia. Ele foi admitido no Exército Nacional da Colômbia , mais tarde, ele se juntou a escola de cadetes da polícia nacional, apenas para deixá dias depois, não tendo encontrado nenhuma satisfação em sua profissão. Mais tarde, ele entrou na escola de aprendizes da Marinha colombiana onde ele ganhou o apelido disti;ntivo ' Popeye ' por causa de sua semelhança física com o personagem, que viria a ser removido por cirurgia plástica. Velásquez escapou da prisão uma vez e mais tarde foi capturado e servido o tempo todo.

Registos Criminais
Velasquez foi identificado como um dos assassinos mais importantes do cartel de Medellín. Ele confessou ter 257 mortes pessoais, o sequestro do então candidato a prefeito de Bogotá, Andres Pastrana Arango (que mais tarde se tornaria presidente da República), o sequestro de Francisco Santos (que mais tarde se tornaria vice-presidente), seqüestro e assassinato de político colombiano Carlos Mauro Hoyos , cumplicidade no assassinato do governador de Antioquia, Antonio Roldán Betancur, em uma missão falhou confiada a Popeye e John Jairo Arias Tascon , conhecido como "Pinina" para matar um coronel da polícia, e o assassinato do político e Presidencial candidato Luis Carlos Galán Sarmiento . Ele também admitiu a organizar mais de 3000 mortes. Ele ajudou a planejar o bombardeio de avião que matou 110 pessoas. Vale lembrar que Popeye era o braço direito de Pablo Escobar, o maior narcotraficante que o mundo já conheceu.

Convicções
Desde 1992, Velasquez serviu uma sentença de prisão sob a acusação de terrorismo, tráfico de drogas, extorsão, conspiração para fins terroristas e assassinatos. No entanto, apesar da gravidade de seus crimes, a Colômbia não tem pena de morte e a pena máxima no momento de sua convicção era de trinta anos. Durante 2000 e 2001, Popeye foi envolvido em confrontos armados em prisão La Modelo . Em 2008, ele foi condenado a doze anos para outros processos judiciais contra ele. Em 22 de agosto de 2014, ele recebeu liberdade condicional por ter servido três quintos de sua sentença. Na idade de 52, ele foi lançado em 26 de agosto de 2014, após 23 anos e 3 meses de prisão.

Reintegração 
Depois de cumprir a longa pena de detenção, John Jairo Velásquez Vásquez, o Popeye, reintegrado à sociedade colombiana, desenvolve um trabalho voltado para a literatura, como escritor, e já publicou um filme de sucesso que conta a sua vida pregressa.
Assista o vídeo:


Popeye conheceu o influenciador digital nas redes sociais, e gostou da expressividade do comunicador, fazendo um convite para que o mesmo venha prestar serviço a nível de assessoria de imprensa e marketing. Apesar de todo histórico criminal, entretanto quites com a justiça, Popeye continua sendo um homem muito poderoso na Colômbia.
Dono de várias empresas, ele espera poder contar com Jonas de Paula no seu staff.


Sem comentários:

Enviar um comentário