sábado, 29 de fevereiro de 2020

Itajara Parte 2: A situação da escola do Distrito.

Por Lael Santos

Em contato com o líder comunitário, Nivaldo Antunes, o Vadinho, fomos informados que o ano letivo ainda não havia sido iniciado e que as crianças estavam sendo prejudicadas. Os motivos expostos foram a sede estudantil que ainda não oferece condições e um impasse entre a igreja local que sedia o espaço para ministração das aulas. Entramos em contato com a Secretária de Educação do Município de Itaperuna, Saionara Rabelo, que nos deu explicações muito contundentes para, no mínimo, tentar apaziguar os ânimos. De acordo com a gestora os problemas que permeiam a debilidade na execução da programática escolar no distrito não começou agora, nem ontem. Não vamos aqui entrar no mérito de forma mais profunda, nem pormenorizaremos os detalhes que resultaram na atual situação. Como reportar falhas não modificam o fator tempo trazendo uma retroação naquilo que deveria ser feito, vamos nos ater àquilo que foi explanado pela secretária. O primeiro ponto são as estradas que andam em situação precária, tanto a que leva à Itaperuna, quanto a que segue rumo à localidade de São Sebastião dos Pelados, localidades e direções donde vem alunos para passarem pelo processo educacional dentro do "arraial". Conforme exposto hoje, as estradas de Itajara não andam em boas condições a maior parte do ano, sendo que nos últimos meses a situação se agravou sobremaneira em decorrência do período prolongado de intensas chuvas, que coincidiram com o cronograma de recuperação da escola para o ano letivo de 2020. O acesso ficou tão complicado que dificultou até mesmo o acesso dos professores até a sede do Distrito. Depois veio a questão de uma proposta para que temporariamente os alunos frequentassem a escola situada na sede da Fazenda da Salgada, o que não deu certo por dois motivos: muitos pais não concordaram, e mesmo que houvesse um consenso, o espaço físico não comportaria a demanda de alunos.
Para dar cabo de vez a este impasse, a Secretária Saionara Rabelo, se comprometeu a partir da semana que vem concentrar todos os esforços para que as obras de restauração da escola de Itajara sejam concluídas em tempo recorde, e disse ainda que criará um novo cronograma escolar visando a regularização e adequação do ano letivo, para que ninguém fique prejudicado e desta forma todas as questões pertinentes fiquem definitivamente resolvidas. Na matéria anterior já havíamos abordado o comprometimento do Secretário Eduardo do Toldo em resolver a questão de um esgoto a céu aberto que causa um grande incômodo no arraial. Faltou um contato com o Secretário de Agricultura, Cláudio Nuss, o Bolinha, para falar sobre o que poderá ser feito para atenuar os problemas de trafegabilidade. Diga-se de passagem, está neste momento havendo uma concentração de esforços do secretariado do Governo Dr. Marcus Vinícius para que Itajara saia do foco de tantas reclamações.
O apelo neste momento é que a população suporte só um pouquinho mais, uma vez que os compromissos estão todos aqui muito bem explicitados. E compromisso assumido, acompanhado de bom senso e responsabilidade será dever cumprido.

Sem comentários:

Enviar um comentário