sábado, 4 de dezembro de 2021

Vulcão explode na Indonésia


Vulcão na Indonésia: moradores fogem enquanto o Monte Semeru expele uma enorme nuvem de cinzas

Testemunhas disseram que uma forte chuva de cinzas vulcânicas do Monte Semeru chegou a bloquear o Sol em dois distritos locais.
Os residentes correram para se proteger quando a nuvem de cinzas vulcânicas começou a cair sobre eles.
Moradores de Java, uma das ilhas da Indonésia, fogem de uma vasta nuvem de cinzas devido à erupção de um vulcão ativo pela segunda vez em poucos meses.
Testemunhas disseram que uma forte chuva de cinzas vulcânicas do Monte Semeru chegou a bloquear o Sol em dois distritos locais.
Até o momento, não houve registro de vítimas e a evacuação da população local está em andamento, dizem as autoridades.
Enquanto isso, um órgão de monitoramento de atividades vulcânicas emitiu um alerta às companhias aéreas sobre a nuvem de cinzas, que alcança até 15 mil metros de altura.
Thoriqul Haq, um funcionário local, disse à Agência Reuters que uma estrada e uma ponte próximas à cidade de Malang foram danificadas.
"A situação tem se modificado de forma urgente e rápida desde o início da erupção", disse.
O Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas (VAAC) em Darwin, na Austrália, disse que as cinzas parecem ter se desprendido do cume e estão indo na direção sudoeste.
O VAAC fornece consultoria para a indústria de aviação sobre a localização e o movimento de cinzas vulcânicas potencialmente perigosas.

Campbell Biggs, meteorologista do VAAC, explicou à BBC que a coluna de fumaça de 15 mil metros é mais alta do que a altitude de cruzeiro da maioria das aeronaves, o que exige mudança nas rotas dos voos que passam por ali.
As cinzas que se solidificam nas partes mais frias dos motores dos aviões podem interromper o fluxo de ar pela maquinaria, o que prejudicaria o funcionamento da aeronave.
Elas também afetam a visibilidade para os pilotos e pioram a qualidade do ar na cabine — o que torna as máscaras de oxigênio uma necessidade aos passageiros.

Época Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário