quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Sargento Whalas (Bombeiro Militar) foi condecorado em Itaperuna

“E, ouvindo isto, o centurião foi, e anunciou ao tributo, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano.” (Bíblia Sagrada, Livro dos Atos dos Apóstolos, Capítulo 22, Versículo 26).


Depois de haver passado pela primeira infância numa terra maravilhosa, ao Sul do Espírito Santo, me recordo bem da primeira vez em que esta “calorosa cidade” me acolheu, nos idos de 1995. O carinho foi tamanho que, cinco anos depois, eu escolhia a ela regressar e aos seus nobres Cidadãos, SERVIR, já como integrante das fileiras do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Assim, o milênio mal havia começado e eu aqui estava. Hoje, passados vinte anos de efetivos serviços prestados ao Povo de Itaperuna, a Câmara Municipal, na pessoa de um dos seus Ilustres Parlamentares, o caríssimo amigo Vereador Paulo César da Silva, me concede duas honrarias, pelas quais me pronuncio absolutamente lisonjeado. São elas: O TÍTULO DE CIDADÃO ITAPERUNENSE e a Comenda da Ordem do Mérito “TENENTE JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS”. 


Acredito, sinceramente, que, muito antes de obter esta honrosa “cidadania”, o Altíssimo já havia resolvido que eu participaria dos Seus planos para esta Cidade, pois, doutra sorte, não haveria razão para trazer duas pessoas tão ilustres para este lugar, àquela ocasião, minha amada esposa e meu querido filho primogênito. Alguns anos mais tarde, neste mesmo solo, nasceria o meu segundo filho. Aprendi nas páginas do Novo Testamento e nos livros que narram a História Romana, que um cidadão possui “direitos" (iura), possui “privilégios" (honores), mas, acima de tudo, deve estar atento aos seus “deveres" (numera). Assim, à exemplo do que ocorria no mundo helênico, dois dos três direitos mais comuns já me foram concedidos exercer aqui, nesta cidade. O “munus militare” e o “ius suffragii”. E eu tenho buscado honrá-los a cada dia que visto a FARDA e a cada ano que exerço o direito político ao VOTO, respectivamente. 


Ao agradecer pela “cidadania honorária”, declaro sentir-me oficialmente “adotado” e acreditar ter contribuído para o progresso desta cidade. Aproveito para fazer menção à atual Legislatura da Câmara Municipal, na pessoa do seu Ilustre Presidente, o Vereador Sinei dos Santos Menezes, em agradecimento por terem circunstanciado tanto a minha biografia quanto os serviços que prestei a esta municipalidade. À minha inesquecível esposa e amados filhos, meus sinceros reconhecimentos por todo o amor e necessário carinho, sem os quais, não teria chegado até aqui! Por fim, seguindo o exemplo do “patriarca maior”, Abraão, declaro-me, ainda, em busca incessante da “cidadania celeste”, posto acreditar já pertencer ao Reino do Amado Filho de Deus! A Ele toda a honra e toda adoração! Deus Salve o Brasil! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷



Sem comentários:

Enviar um comentário