sábado, 30 de julho de 2022

Pode cair no Brasil - Restos de foguete chinês de 25 toneladas

A reentrada, que ocorrerá neste sábado (30), ainda não tem local correto para o pouso – chances de atingir civis é uma em 10 trilhões.

Restos do foguete chinês Long March 5B, lançado em 24 de julho, devem reentrar na atmosfera da Terra neste sábado (30) às 19h24, de acordo com o Centro de Estudos de Detritos Orbitais e de Reentrada da Corporação Aeroespacial, centro de pesquisa sem fins lucrativos nos Estados Unidos. Apesar de a China estar acompanhando o retorno do foguete, o processo talvez não seja tão tranquilo. 


De acordo com a Corporação Aeroespacial, o foguete entrou em uma descida descontrolada em direção à atmosfera terrestre e não tem um local certo para pousar. Até o momento, o campo de detritos inclui os Estados Unidos, Índia, Austrália, África, Brasil e o sudeste asiático.


Histórico chinês


Esta não é a primeira vez que a China é advertida por não lidar de forma adequada com os detritos espaciais dos estágios de um foguete. Em maio de 2021, os destroços do foguete caíram no Oceano Índico. Mas o primeiro incidente, em maio de 2020, fez com que objetos metálicos atingissem aldeias na Costa do Marfim, embora não tenha feridos.


Em 2022, por mais que os especialistas reconheçam a baixa probabilidade de os destroços atingirem pessoas – cerca de um em seis trilhões a um em 10 trilhões, de acordo com Ted Muelhaupt, especialista em espaço e consultor da The Aerospace Corporation – não excluem a hipótese, dada a experiência de dois anos atrás.

Revista Galileu 

Sem comentários:

Enviar um comentário