sábado, 30 de abril de 2022

"Um político pode ficar milionário num curto espaço de tempo?"

O Brasil é um país de oportunidades, mas para que se prospere nada nunca foi tão fácil, uma vez que para tudo há um grau de dificuldade. Há pessoas que se preparam e se qualificam para o mercado de trabalho, e estas mesmas pessoas sabem que nada vem de mão beijada. As portas estão sempre abertas para quem se esforça e acredita como resultado de uma boa estratégia que as coisas podem acontecer, mas como compreender que pessoas não qualificadas, não preparadas profissionalmente e desprovidas de potencial intelectual ético possam subir tão rápido na corrida financeira?

Já há quem diga que o melhor caminho para se prosperar num curto espaço de tempo é entrar para a vida pública, entretanto fica difícil fechar as contas relacionadas a esta atividade sem suspeitar da licitude das vias utilizadas para tal.

Você sabe qual é o salário de um político? Você sabe quanto ganha por mês alguém que detém um mandato eleitoral? É provável que você nunca tenha feito uma conta relacionada a isso, e se fez já percebeu que podem surgir muitas surpresas. No discurso político está sempre a promessa de honestidade e lisura na conduta, mas será possível multiplicar o patrimônio sem que algo ilícito tenha sido praticado?

Seria possível, por exemplo, alguém que recebe 10 mil reais por mês comprar uma fazenda de 2 milhões de reais no espaço de apenas um ano? Provavelmente não, uma vez que 10 vezes 12 é 120 mil, sem falar que deste salário muitas outras contas subsistenciais são pagas, e o que sobra para poupar deixaria um valor ainda muito menor, mas convém lembrar que isto aqui é apenas a dissertação de uma conjectura, afinal não se pode subestimar a capacidade de emprender e fazer multiplicar o que entra na conta todos os meses. Contudo sabe-se que determinadas situações soam como acertar na mega-sena sem ao menos ter jogado uma única vez.

Para se compreender com clareza o mundo em que vivemos é preciso sair do conto da Alice no País das Maravilhas, e aceitar que Papai Noel também são figuras alegóricas e que a realidade pode ser dura e cruel.

À ninguém é vedado o direito de crescer e ter sucesso econômico, bem como todos nós temos a possibilidade de uma mudança de vida para melhor em que como diz a Bíblia Sagrada, poderemos até comer o melhor da terra, mas assim como quando a esmola é grande demais o santo desconfia, também causa estranheza quando alguém sai de um gol bola para uma Ferrari da noite para o dia. 

Em se tratando de um político, detentor de um mandato pelo legítimo voto popular, é sempre livre o direito de especular se o que este conquista com o salário pago por quem o colocou no poder é honesto.

Sem comentários:

Enviar um comentário