terça-feira, 17 de agosto de 2021

Prefeitura, comerciantes e Fiperj planejam 1º Festival de Peixes e Frutos do Mar em SFI

Entre os dias três e sete de setembro, São Francisco de Itabapoana (SFI) promoverá a primeira edição do Festival de Peixes e Frutos do Mar. A realização será uma parceria entre a prefeitura, comerciantes e a Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).


Na manhã desta segunda-feira (16), o vice-prefeito Raliston Souza se reuniu com representantes do comércio e de secretarias envolvidas no evento, que vai promover o consumo do pescado e gastronomia local.


“Muitos são franciscanos sustentam suas famílias a partir de recursos oriundos exclusivamente da pesca. Desta forma, SFI, através da prefeita Francimara Barbosa Lemos, aceitou o convite da Fiperj e, juntos com os nossos comerciantes, vamos promover este importante evento”, afirmou. 


O secretário municipal de Pesca, Alcemir de Souza, realizou visitas na semana passada, junto com a equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur), para apresentar o projeto em alguns estabelecimentos tradicionais do município, que participaram do primeiro encontro sobre a organização.


Segundo o subsecretário municipal de Pesca, João da Ótica, cada comércio terá um prato promocional para o festival e as informações sobre os participantes estarão disponíveis nas redes sociais e site da prefeitura. Ele pontuou que comerciantes interessados em participar, devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Pesca (SMP) por meio do telefone (22) 2789-2568. Uma nova reunião acontecerá na próxima segunda-feira (23), às 10h. 


Representante da Fiperj, o extensionista Luís Bernarbe apresentou a proposta do evento, que ocorrerá nacionalmente entre primeiro e 15 de setembro e surgiu no extinto Ministério da Pesca. De acordo com ele, o festival ficará de legado para valorização de diversos setores que envolvem a pesca, como também o turismo. 


Atualmente, a Fiperj oferece, a partir da SMP, diversos serviços para organização e estímulo de toda a cadeia produtiva. A emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e elaboração de projetos de créditos são alguns exemplos.


AsCom SFI

Sem comentários:

Enviar um comentário