sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Conheça o Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais oferecido pelo Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, em Itaperuna

O Centro de Saúde Dr. Raul Travassos (CSRT) possui uma equipe médica multidisciplinar e um corpo administrativo capazes de atender a população de Itaperuna em vários setores e especialidades. Um dos serviços oferecidos pela unidade é o Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais.

De segunda à sexta-feira, são disponibilizados no CSRT testagem para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Há ainda consultas médicas, acompanhamentos psicológico e nutricional, assistência social, Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP) e dispensação de antirretrovirais.


O Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais funciona das 07h às 16h com os seguintes serviços:


- Consultas médicas:


• Dr. Lauro – Quarta-feira às 13h (HIV e outras ISTs) e quinta-feira às 8hs (HIV e outras ISTs);

• Dr. Roberto – Segunda-feira às 13hs (Hepatites virais);

• Dra. Maristhela – Quarta-feira às 09h30min e às 13h30min.


- Testagem para HIV, Sífilis, Hepatites B e C – Todos os dias;

- Acompanhamento Psicológico – Quarta e quinta-feira (agendamento);

- Acompanhamento Nutricional – Quarta e quinta-feira (agendamento);

- Assistência Social – De segunda a sexta-feira das 08h às 13hs;

- Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP) – De segunda a sexta-feira das 08h às 16h;

- Dispensação de Antirretrovirais – De segunda a sexta-feira das 08h às 16h. 


O Centro de Saúde Dr. Raul Travassos fica na Rua Dez de Maio, 893 – Centro. 

     

Decom Itaperuna

Em São Francisco de Itabapoana o pequeno produtor tem assistência permanente

Para atender as demandas dos pequenos produtores rurais do município, São Francisco de Itabapoana (SFI) disponibiliza o Espaço do Produtor, que é administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura e possui três unidades: Centro, Imburi e Praça João Pessoa. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


“O pequeno produtor pode se dirigir ao Espaço mais perto da sua propriedade, a fim de fazer a solicitação através de agendamento. Prestamos assistência técnica e orientação sobre adubação e aplicação de herbicida, realizamos preparo de solo, melhorias nas estradas e transporte de alimento para o rebanho, entre outros serviços”, informou o coordenador das ações da Secretaria de Agricultura junto ao produtor, Marcos Guimarães (Lucahê), acrescentando:


“O Espaço do Produtor 1 está localizado no Centro da cidade, ao lado da 147ª Delegacia de Polícia Civil; o Espaço do Produtor 2, na localidade de Imburi, próximo ao Posto do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv); e o Espaço do Produtor 3, no Parque de Exposições de Praça João Pessoa. Haverá sempre uma pessoa qualificada para prestar o atendimento ao pequeno produtor. Qualquer dúvida basta entrar em contato por intermédio do telefone (22) 99982-2692 que prestaremos todos os esclarecimentos”.


Reestruturação - Lucahê revelou que a Secretaria de Agricultura, a partir de orientação da prefeita Francimara Barbosa Lemos e do titular da pasta, Enaldo Barreto, para promover o fortalecimento do agronegócio, nos dois primeiros meses do ano, passou por um período de reestruturação na parte operacional, principalmente providenciando a reforma do maquinário e dos equipamentos.


Ascom SFI

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

A G.A.S CONSULTORIA emite nota de esclarecimento

Diante das operações realizadas pela Polícia Federal e pela Receita Federal, que culminaram com apreensões e prisões em vários estados brasileiros, muitos investidores em Bitcoins e no Mercado Financeiro ficaram apreensivos e alguns até desesperados, o que é perfeitamente normal.

Entretanto há que se diferenciar empresas idôneas das irresponsáveis que atuam neste segmento. Há também que separar o que é pirâmide financeira de investimentos lícitos totalmente em conformidade com a Legislação. 

No interesse de acalmar os ânimos de seus clientes, a G.A.S CONSULTORIA que também foi alvo destas investigações, emitiu uma nota, na qual destaca que o corpo jurídico da empresa trabalha com as providências necessárias, pautado acima de tudo em respeito às leis nacionais e à integridade da operação para que o ocorrido seja logo solucionado. 

Clique na imagem abaixo:

Quem é Glaidson?
Clique no link

Deputados Federais do RJ que votaram contra o Voto Impresso

Estaremos sempre clareando a mente da população até as próximas eleições. 

Estes são os Deputados Federais do Rio de Janeiro que votaram NÃO para o Voto Impresso Auditável, ou seja, os que votaram pela falta de transparência e contra a democracia. 

Alessandro Molon (PSB-RJ) 


Altineu Côrtes (PL-RJ) 


Aureo Ribeiro (Solidariede-RJ) 


Benedita da Silva (PT-RJ) 


Chico D´Angelo (PDT-RJ) 


Chiquinho Brazão (Avante-RJ) 


Christino Aureo (PP-RJ) 


Daniela Waguinho (MDB-RJ) 


David Miranda (PSOL-RJ) 


Dr.Luiz Antonio Jr (PP-RJ) 


Glauber Braga (PSOL-RJ) 


Jandira Feghali (PCdoB-RJ) 


Julio Lopes (PP-RJ) 


Luiz Antônio Corrêa (PL-RJ) 


Marcelo Calero (Cidadania-RJ) 


Marcelo Freixo (PSB-RJ) 


Paulo Ramos (PDT-RJ) 


Pedro Augusto (PSD-RJ) 


Pedro Paulo (DEM-RJ) 


Rodrigo Maia (S.Part.-RJ) 


Talíria Petrone (PSOL-RJ)


Quem não quer transparência, que não seja merecedor do seu voto

Covid-19 - Pesquisadores descobrem que veneno de cobra brasileira pode evitar reprodução do coronavírus

O veneno da cobra brasileira Jararacuçu é capaz de inibir a ação do coronavírus. De acordo com o portal R7, a descoberta foi feita pelos cientistas do Instituto de Química (IQ), da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), em Araraquara.


De acordo com a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), o animal é responsável por 90% dos envenenamentos por picadas no Brasil. Porém, antes temida, agora a cobra pode ajudar no desenvolvimento científico.


Os pesquisadores separaram um pedaço de proteína do veneno e aplicaram em células de macacos em laboratório. Depois de uma hora, o SARS-CoV-2 foi colocado no experimento. Então, os cientistas observaram que a capacidade de reprodução do vírus causador da covid-19 caiu 75%.

Depois da descoberta, o ensaio foi publicado em um artigo da revista científica internacional Molecules. O achado pode ajudar na produção de um medicamento para tratar pessoas infectadas com a covid-19.


Terra Brasil Notícias

Reunião discute projeto de reforma do Parque de Exposições de Praça João Pessoa

Uma reunião nesta terça-feira (24) discutiu o projeto de reforma do Parque de Exposições de Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana (SFI). O encontro aconteceu na Sala de Reuniões, na sede da prefeitura, e teve as presenças do secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, e do secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, subtenente Edson Brito, além de responsáveis por órgãos subordinados à pasta.


“A discussão principal ocorreu sobre o espaço destinado à área de segurança a partir do novo formato do Parque de Exposições. O segundo passo, junto com a Defesa Civil Municipal, é levar o projeto para a aprovação do Corpo de Bombeiros em relação às exigências, como por exemplo, saídas de emergência, extintores, entre outras”, explicou Barreto, acrescentando:


“O projeto já está pronto, após ser discutido com arquitetos do Uniflu (Centro Universitário Fluminense), e inclui um tatersal, novos pavilhões para animais (equinos, bovinos e pequenos animais) e de leite, murar todo o parque, nova iluminação, colocação de piso de intertravados e uma área destinada ao Espaço do Produtor, que tem atividades o ano todo”. 


O secretário revelou que a prefeita Francimara Barbosa Lemos, depois de aprovar o projeto, sugeriu a aquisição por parte do município de um terreno vizinho para aumentar o espaço do Parque de Exposições.


“Estivemos reunidos, eu e o secretário de Turismo, Márcio Calixto, com representantes da Associação de Moradores de Praça João Pessoa. A prefeitura tem interesse em adquirir essa área da associação, que era destinada ao estacionamento, mas preservando o campo de futebol e promovendo melhorias na estrutura com refletores e vestiário”, ressaltou Barreto.


A prefeita Francimara destacou que o novo Parque de Exposições será uma obra que vai entrar para a história de SFI. “Tenho certeza que deixaremos mais um legado na nossa administração, um espaço moderno, com novas instalações e à altura da importância dos produtores rurais do nosso município”. 


Participaram ainda da reunião o corregedor da Secretaria de Segurança, Romário Bernardo; o diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), Luciano Coutinho; o responsável pela Defesa Civil Municipal, José Ricardo; a chefe do Departamento de Postura, Renata Barreto; o comandante da Guarda Municipal, Robson Buçard Henriques, além do vereador Milsinho Mota, líder do Governo na Câmara Municipal. 


AsCom SFI

PM de todo o Brasil submissa ao Exército não fará jogo de Governadores

Associação diz que PMs seguirão Exército em caso de ‘defesa interna’: “Nosso laço com o exército é indissolúvel e não está sujeito a nenhum governador”

Horas após governadores discutirem a atuação das polícias militares nas manifestações marcadas para 7 de setembro, a Associação Nacional dos Militares Estaduais do Brasil (Amebrasil) divulgou nota na qual diz que as PMs seguirão o Exército no caso de “defesa interna ou de ruptura institucional (estado de sítio ou de defesa)”.


O comunicado foi expedido na noite dessa segunda-feira (23/8), pelo presidente da Amebrasil, coronel da Polícia Militar do DF (PMDF) Marcos Antônio Nunes de Oliveira.


Na nota, a associação escreveu que compete às polícias militares “a segurança e a ordem pública, conforme mandamento da Constituição Federal no seu artigo 144”.


“Afora essas missões ainda lhes são atribuídas, no campo da defesa interna ou no caso de ruptura institucional (estado de sítio ou de defesa), compor o esforço de mobilização nacional para a defesa da pátria, a garantia dos poderes constitucionais e garantir a lei e a ordem. Nesses casos, as polícias militares serão automaticamente convocadas pela força terrestre federal para atuarem nesse contexto como força auxiliar e reserva do Exército”, disse.


Segundo a entidade, “as polícias militares não podem ser empregadas de forma disfuncional por nenhum governador, pois são instituições de Estado, e não de governo”.


“Nosso laço institucional na defesa da pátria com a força terrestre brasileira (Exército) é indissolúvel e não está sujeito ao referendo de nenhum governador, partido político ou qualquer outra ideologia que não seja a proteção da pátria, da segurança e da soberania”, assinalou.


Terra Brasil Notícias

terça-feira, 24 de agosto de 2021

COVID - Fim de todas as restrições e protocolos na Dinamarca

A Dinamarca acabou com todas as restrições COVID. Não uma ou duas. Todas! A partir de 1º de outubro, não haverá mais a obrigação de usar máscaras nem apresentar comprovante de ter sido submetido à vacina experimental COVID. Esta notícia é extremamente importante porque a Dinamarca foi um dos primeiros países da Europa Ocidental a dar continuidade à sociedade totalitária que Davos cobiçava. Essa decisão de remover todas as restrições e retornar ao normal provavelmente significará apenas uma coisa: a Dinamarca está a recuar e não deseja mais realizar o Grande Reset. A cabala continua a sofrer pesadas derrotas dia após dia...


https://freedomfirstnetwork.com/2021/08/denmark-abolishes-all-corona-measures

domingo, 22 de agosto de 2021

Homem que atacou advogado de Bolsonaro com uma faca é preso

O homem acusado de atacar o advogado Frederick Wassef no último sábado (21), em um restaurante em Brasília, foi preso.

A prisão, ocorrida na noite de sábado, foi confirmada pela Polícia Civil do Distrito Federal, porém a identidade do acusado não foi revelada, e nem foi informado o crime pelo qual ele responderá.


Segundo relato de Wassef, que é advogado do presidente Jair Bolsonaro, o ataque ocorreu enquanto ele estava no restaurante Chicago Prime, quando foi perseguido por um homem armado com uma faca.


"Quase morri (…) Passei a ser ofendido por uma senhora que não gosta do presidente.


Essa mulher vai embora, volta com o marido, e ele tenta me assassinar com uma facada na barriga”, informou Wassef.


Jornal da Cidade Online

Coronel convoca PMs para manifestações de 7 de Setembro

Em forte chamado, o Coronel Mello Araujo, presidente da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) convoca os veteranos da Polícia Militar de São Paulo a participar das manifestações pelo 7 de setembro.

Ele lembrou que o 1º Batalhão da Polícia de Choque Tobias de Aguiar, a famosa Rota de São Paulo, participou de momentos históricos do Brasil, como a Guerra de Canudos.


“Nesse momento, em que percebemos o comunismo querendo entrar, de forma lenta, ao longo dos anos, em nosso país, devemos nos unir”, ressaltou.


Por essa, Doria e Lula não esperavam! Essa convocação vem no momento em que as forças da esquerda estão se organizando para proibir manifestações no dia 7 de setembro.


Lembrando que Coronel Mello Araujo fez uma verdadeira faxina na Ceagesp, que só dava prejuízos nos governos lulopetistas.


Jornal da Cidade Online

General cita o STF e dispara: "Se o Exército chamar a Polícia Militar, esta deve obedecer”

O presidente Bolsonaro revelou na última live os esquemas do PT, que usava dinheiro público para financiar ditaduras. Junto com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, Bolsonaro mostrou o rombo deixado pela era petista no banco público.

Para o deputado federal General Girão, diferente de outros governos, o Brasil está no rumo certo:


“Agora, os cinco bilhões, ao invés do BNDES mandar lá pra fora, vai ser usado para fazer a construção de barragens, trazendo a segurança hídrica para o nosso país. Dinheiro que era usado lá fora não está indo mais. E, pasme! Este recurso tinha até aprovação do Congresso Nacional”, ressaltou, em entrevista à TV JCO.


Já a advogada Flavia Ferronato, que também participou do bate-papo, relembrou a atuação do Foro de São Paulo no investimento feito nos governos de esquerda nas ditaduras internacionais.


“A gente não pode esquecer disso, eram parceiros do governo brasileiro numa empreitada pela América Latina e África também”.


Ferronato também falou na imoralidade que é ter um ex-presidente que roubou o país concorrendo à presidência em 2022.


“É muito complicado a gente ver esse cidadão solto pelo STF, poder ser eleito presidente da República e fazer daí pra pior”, ressaltou.


“Se o Exército Brasileiro chamar a Polícia Militar, esta deve obedecer”

Para aqueles que estão tentando impedir as manifestações do Sete de Setembro, até botar os policiais contra o povo ou as Forças Armadas, o General Girão foi taxativo:


“Se o Exército Brasileiro chamar a Polícia Militar, esta deve obedecer, segundo diz a Constituição. Na hora que o Exército quiser, ele requisita e acabou.


E não pode não se colocar à disposição, se não, está infringindo a Constituição. Torcemos para que o país não entre em uma guerra de brasileiros contra brasileiros, que exista harmonia entre poderes, uma harmonia que não negocie a Constituição”, apontou.


“A gente passou daquela fase de decidir no voto, tem que decidir nas ruas”

Para Ferronato, a chance de resolver os males que o país vive é nas ruas, com o povo.


“Estamos em um momento muito complexo da história do Brasil. A gente não tem que deixar só nas mãos dos militares. Eu acho que o povo brasileiro, neste momento, é quem pode fazer a diferença para decidir o futuro da nação. A gente passou daquela fase de decidir no voto, tem que decidir nas ruas”, afirmou a advogada.


General Girão comentou ainda sobre a perseguição aos canais conservadores, tentando sufocar os veículos tirando a monetização.


“Eles miraram sua metralhadora contra nós, contra a mídia conservadora e a gente sabe muito bem que isso precisa de uma reação. O Supremo Tribunal Federal, ao invés de ser supremo, ele está se declarando absoluto”, completou o parlamentar.


Jornal da Cidade Online

sábado, 21 de agosto de 2021

Itaperuna sedia I Conferência Regional de Assistência Social do Noroeste

A I Conferência Regional de Assistência Social do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro - 2021 foi realizada na terça-feira, 17 de agosto, no auditório da Câmara Municipal de Itaperuna. 


O evento teve como tema geral “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” e como eixo norteadores do debate: a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; controle social, o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios, transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; além da atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.


“Nós sabemos que Itaperuna, pelo seu tamanho e por sua dimensão, tem uma importância estratégia para todos os municípios da região, e vocês podem contar com o nosso apoio. A conferência certamente será um divisor de águas e, todos nós, só temos a ganhar com essa troca de informações e experiências”, disse o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Olliver Barros. 


Murillo Gouvêa, secretário Municipal de Governo, representou o prefeito Alfredão, que estava cumprindo agenda em outro compromisso. 


“Deixo aqui um abraço do prefeito Alfredão, e do vice-prefeito Nel, a todos os participantes. Itaperuna estará sempre de braços abertos, a todos os demais municípios da região, e esta Conferência mostra como as cidades estão unindo forças.”, destaca Murillo. 




Decom Itaperuna 

Prefeita Francimara se reúne com diretores da empresa que vai assumir os serviços de água e esgoto em SFI

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, acompanhada do vice-prefeito Raliston Souza e de integrantes do seu Governo, recebeu diretores da Empresa Águas do Rio, do Grupo Aegea, que assumirá os serviços de água e esgoto no município em substituição à Cedae. O encontro aconteceu na sexta-feira (20), na Sala de Reuniões da prefeitura, quando foram apresentados alguns investimentos a serem realizados pela empresa em SFI, além da formalização da doação de materiais para auxiliar a vacinação contra a Covid-19.


Pedro Freitas e José Carlos Almeida, diretores da Águas do Rio responsáveis pelas operações nos municípios do interior do Estado, explicaram que a meta da empresa é garantir em 12 anos que 99% da população tenham acesso a água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto. A previsão de investimentos no município em 35 anos é de R$ 173,549 milhões, sendo R$ 44,951 milhões em cinco anos: R$ 7,877 milhões em água e R$ 37,074 milhões em esgoto.


“Estou muito feliz com essa notícia! No início do meu primeiro mandato, em 2017, buscamos emendas parlamentares em Brasília, conseguimos R$ 6 milhões na Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para as obras de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da área central do município e obtivemos a licença ambiental do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), dando o primeiro passo para transformar em realidade o sonho de termos esgoto tratado, o que será um marco na história de SFI”, destacou a prefeita Francimara, sem conter a emoção.


Durante a reunião, a Águas do Rio formalizou a doação para o município de três geladeiras, 20 caixas térmicas com termômetro acoplado e três computadores portáteis (notebooks) objetivando contribuir com a imunização contra a Covid-19.


Para maiores informações acesse: https://bit.ly/3z6t2Dj


AsCom SFI

Prefeita Francimara prestigia visita do ministro da Educação à região

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, acompanhada do vice-prefeito Raliston Souza, prestigiou a visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que esteve na Região Sudeste para o lançamento da Pedra Fundamental do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Presidente Kennedy, no Estado do Espirito Santo. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (19), na EMEIEF Barra de Marobá, na Praia de Marobá.

“Devido à proximidade de SFI com o Ifes, poderemos aproveitar a unidade federal para capacitar os nossos moradores através de parceria, visando a qualificação deles para as vagas que surgirão durante a construção e após o início das atividades do Porto Central, em Presidente Kennedy. Inclusive, já realizamos alguns cursos profissionalizantes, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, preocupados em absorvermos parte da mão de obra que será contratada, um compromisso assumido pela direção do Porto Central, ressaltou a prefeita Francimara, acrescentando:

“Através do secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, que também nos acompanhou durante a visita, solicitamos ao ministro Milton Ribeiro essa integração para que SFI possa ter acesso a estes cursos técnicos, além da possibilidade de instalação de um polo federal no nosso município”.

O marido da prefeita Francimara e ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos, que também esteve presente, destacou que o Porto Central permitirá o impulsionamento econômico da região.

“Francimara está atenta e buscando este entendimento junto ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e ao prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Cruz, que são parceiros de SFI. A cidade está se preparando desde já para que a população esteja pronta para aproveitar ao máximo os impactos positivos deste grande empreendimento”, ressaltou Frederico.


Ascom - SFI

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Universidade Estácio dá até 55% de Desconto em cursos para servidores do Ministério Público

Muita gente não sabe, mas agora fica publicitado e ratificado a nível regional, o pacto firmado entre a Universidade Estácio e o MPRJ.

A Estácio Itaperuna/Vértice Sudeste, através do seu Diretor Leandro Levone, reafirma esta parceria e manifesta um grande orgulho em poder desenvolver este projeto de reciprocidade educativa e cidadania a nível superior com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

A Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj) e a Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Assemperj) assinaram um inédito convênio com a Universidade Estácio.

O convênio concede aos associados da AMPERJ e da ASSEMPERJ e seus respectivos dependentes, bolsas de 55% de desconto para cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, nas modalidades presencial e a distância, excluído o curso de Medicina.

Com mais de cinco décadas e mais de 1 milhão de alunos, a Estácio de Sá atua em 23 estados e no Distrito Federal, totalizando cerca de 90 unidades e mais de 1.600 polos. Os cursos da Estácio são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade, com currículos alinhados às necessidades do mercado de trabalho.

Na cerimônia quando o acordo foi firmado, estiveram presentes Eduardo Parente, presidente da Estácio, Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade e vice-reitora de Cultura, Hudson Mello, vice-presidente de Ensino, Maria Goldberg, diretora jurídica e compliance, Filipe Guedes, gerente de Relações Institucionais, Ertulei Laureano Matos, procurador de Justiça do estado e presidente da Amperj, Virgílio Panagiotis Stavridis, promotor de Justiça do estado e vice-presidente da Amperj, Humberto Dalla Bernardina de Pinho, promotor de Justiça do estado e diretor cultural da Amperj e Flávio Sueth Nunes, presidente da Assemperj.



Fonte: JBN

Departamento de Odontologia de SFI retoma Projeto Sorriso e Vida nesta sexta (20)

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através do Departamento de Odontologia (DO), órgão vinculado à Secretaria de Saúde, vai retomar o “Sorriso e Vida”, nesta sexta-feira (20). O projeto distribui gratuitamente próteses dentárias aos idosos assistidos pelo Centro de Convivência da Terceira Idade Nágme Jorge Abílio, situado na área central do município.  


“Devido à pandemia, o projeto estava parado desde abril do ano passado, mas agora, tomando todas as medidas de prevenção à Covid-19, vamos reiniciar os atendimentos. Na sexta-feira, às 10h, no Centro de Convivência, a nossa equipe iniciará a moldagem em aproximadamente 15 idosos para a confecção das próteses. Haverá ainda um Café da Manhã”, informou a diretora do DO, Karina Abdu.


O “Sorriso e Vida” é resultado de uma parceria entre a prefeitura, por intermédio do DO, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), e o Centro Universitário Fluminense (Uniflu), que disponibiliza as próteses dentárias sem custo algum aos beneficiados.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou a importância e o alcance social do projeto. 


“Estamos dando mais dignidade aos assistidos do Centro de Convivência. As próteses dentárias, além de ajudarem na mastigação dos alimentos, ainda permitem que os nossos idosos possam voltar a sorrir de novo”, ressaltou.  


  

AsCom SFI

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Secretaria de Esporte de Itaperuna divulga portaria sobre retomada de atividades no Poliesportivo

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer divulgou a Portaria nº 003/2021 que dispõe sobre o planejamento de retomada das atividades desportivas, formativas, recreativas e de lazer no Centro Poliesportivo.

Todas as atividades mantidas ou retomadas que trata a portaria, em todas as dependências, será indispensável o uso de máscara de proteção respiratória, seja ela descartável ou reutilizável, de forma adequada; sem a qual não será permitida a entrada nas dependências do Centro Poliesportivo.

Fica desobrigada a utilização de máscaras para as pessoas que sofrem de patologias respiratórias (com comprovação) e as pessoas com deficiência severa nos membros superiores, e outras enfermidades que justifiquem o não uso, mediante apresentação de documento médico que ateste o risco da utilização da máscara.

Será permitida a retomada da modalidade na ordem de 50% do número de alunos inscritos e divididos por turmas e horários diferentes e alternados para as seguintes atividades: futebol, condicionamento físico, hidroginástica, atividades rítmicas e Tae bo.

Vôlei de areia e futevôlei: os atletas de duplas que não estiverem jogando deverão ficar na arquibancada de forma dispersa e não aglomerada, esperando sua vez de entrar na quadra.

Basquete: serão retomadas as atividades de preparação física, bate bola individual e bola ao cesto também de forma individual.

Ficam mantidas o funcionamento das atividades e caminhadas somente na pista de atletismo ao redor do campo de futebol oficial, mantendo o distanciamento mínimo de 2 metros entre os participantes. Para as demais atividades esportivas serão reavaliadas sua retomada, quando a região estiver em bandeira amarela, conforme nota técnica do Estado do Rio de Janeiro.

As atividades dos núcleos dos bairros e quadras dos distritos serão alvo de estudos próprios, após os primeiros sete dias de funcionamento das atividades retomadas no Centro Poliesportivo. A Portaria entra em vigor no dia 17 de agosto de 2021 com validade de 15 dias, sendo revisada semanalmente.




Decom - Itaperuna

Morre o mais Famoso Dj de Itaperuna


Paulo de Tarso, o Dj PT em foto recente

Durante a segunda metade dos Anos 1990 e até recentemente, ele dominou as pistas das casas noturnas  da cidade e da região, nas festas de formaturas, casamentos e aniversários.


Paulo de Tarso, o Dj PT, faleceu hoje à tarde, repetindo um ataque cardíaco sofrido há 40 dias.


Foi o primeiro DJ a fazer sucesso em Itaperuna, abrindo caminhos para muitos outros, ministrando cursos e incentivando talentos. 


Surgiu na Rádio 102, no programa do Lael Santos, no início dos Anos 1990, recém-chegado do Rio, com experiência e faro para novidades.


Bombou tanto que passou a ser convidado para tocar em todos os eventos. Um Lael Santos emocionado interrompeu a ligação telefônica ao chorar lembrando da amizade e parceria profissional dos 2.


O comunicador Adilson Ribeiro, estava em uma Live no seu Blog, quando foi surpreendido por uma chamada  contando-lhe o triste episódio.


Marcelo Nascimento, secretário de Turismo de Itaperuna, com quem PT pela segunda vez trabalhava, está estupefato. Os dois foram realizadores de grandes festas e eventos na história itaperunense.


Moacir Pinto Filho, diretor-presidente da 103 FM, onde PT foi programador musical por muitos anos também lamenta profundamente a perda. Amigo de todos os seus colaboradores, Moacir está chocado, era mais do que um colega, um profissional que se fez amigo, fiel a todos os que com ele conviveram.


Keyla Pinto, filha de Moacir e dirigente da Jovem Pan FM-Itaperuna, ao falar com o editor deste blog não conseguiu concentrar-se. Contou ter conversado com ele durante a tarde. As emissoras são vizinhas e o clima familiar é perceptível. Agora vai faltar um membro.


Vitória Pontes, influenciadora, é outra a comentar com a voz embargada sobre a perda. "Era um amigo como poucos, eu não consigo acreditar".


O advogado Angelo Lorenzini também manifestou a tristeza imediata pelo acontecido: "Inacreditável!", a mesma palavra dita por Alexandre Coelho, amigo de longos anos de PT.


Nas redes sociais, o clima é naturalmente de pesar, mas também de incredulidade.


Afável, de sorriso constante e muito querido do público, com inúmeros amigos,  Dj PT já chega com as suas pick-ups fazendo festa no azul do Céu.


Aqui, a gente toca para você uma que o Milton Nascimento fez dela um hino, Canção da América: 


"Pois seja o que vier (seja o que vier)

Venha o que vier (venha o que vier)

Qualquer dia, amigo, eu volto

A te encontrar

Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar"


Blog Nino Bellieny

terça-feira, 17 de agosto de 2021

SFI presente no lançamento do Programa Cinturão de Divisas da Polícia Militar

O município de São Francisco de Itabapoana (SFI) marcou presença no lançamento oficial do “Cinturão de Divisas” da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro. A cerimônia ocorreu na manhã desta terça-feira (17), no pátio do Quartel General da PM, na capital fluminense. 


O objetivo do programa é manter policiamento 24 horas por dia em 15 bases instaladas nas rodovias estaduais nos pontos de divisas do RJ com os demais estados, visando combater o tráfico de armas e drogas, entre outros crimes.


“Representando a prefeita Francimara, prestigiei o lançamento, juntamente com o coordenador da Ciosp (Coordenadoria de Integração de Operações e Segurança Pública), 1⁰ sargento Rodrigo Linhares. SFI está diretamente envolvido no ‘Cinturão de Divisas’, já que recentemente foi inaugurado o Posto 5.8 do BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária), em Barra do Itabapoana, na divisa com o Estado do Espírito Santo, em parceria com a prefeitura, que ajudou na construção”, ressaltou o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, subtenente Edson Brito, acrescentando:

“O projeto objetiva a implantação de postos do BPRv em todos os municípios fluminenses limítrofes com outros estados da Região Sudeste. 


O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, destacou que no nosso estado não são fabricadas armas e nem drogas e que, policiando as divisas, poderemos fazer um serviço mais direcionado para apreensões de materiais ilícitos, diminuindo o confronto na capital e ampliando a rede de segurança em todo o interior fluminense”.


Estiveram presente ainda ao evento o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, representando o governador Cláudio Castro; o comandante do BPRv, coronel Marco Antônio Andrade Santos; deputados estaduais e federais, entre outras autoridades.





AsCom SFI

Prefeitura, comerciantes e Fiperj planejam 1º Festival de Peixes e Frutos do Mar em SFI

Entre os dias três e sete de setembro, São Francisco de Itabapoana (SFI) promoverá a primeira edição do Festival de Peixes e Frutos do Mar. A realização será uma parceria entre a prefeitura, comerciantes e a Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).


Na manhã desta segunda-feira (16), o vice-prefeito Raliston Souza se reuniu com representantes do comércio e de secretarias envolvidas no evento, que vai promover o consumo do pescado e gastronomia local.


“Muitos são franciscanos sustentam suas famílias a partir de recursos oriundos exclusivamente da pesca. Desta forma, SFI, através da prefeita Francimara Barbosa Lemos, aceitou o convite da Fiperj e, juntos com os nossos comerciantes, vamos promover este importante evento”, afirmou. 


O secretário municipal de Pesca, Alcemir de Souza, realizou visitas na semana passada, junto com a equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur), para apresentar o projeto em alguns estabelecimentos tradicionais do município, que participaram do primeiro encontro sobre a organização.


Segundo o subsecretário municipal de Pesca, João da Ótica, cada comércio terá um prato promocional para o festival e as informações sobre os participantes estarão disponíveis nas redes sociais e site da prefeitura. Ele pontuou que comerciantes interessados em participar, devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Pesca (SMP) por meio do telefone (22) 2789-2568. Uma nova reunião acontecerá na próxima segunda-feira (23), às 10h. 


Representante da Fiperj, o extensionista Luís Bernarbe apresentou a proposta do evento, que ocorrerá nacionalmente entre primeiro e 15 de setembro e surgiu no extinto Ministério da Pesca. De acordo com ele, o festival ficará de legado para valorização de diversos setores que envolvem a pesca, como também o turismo. 


Atualmente, a Fiperj oferece, a partir da SMP, diversos serviços para organização e estímulo de toda a cadeia produtiva. A emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e elaboração de projetos de créditos são alguns exemplos.


AsCom SFI

Prefeitura de Itaperuna promoveu Ação Solidária na Feira Livre

A Prefeitura de Itaperuna, através da parceria firmada entre as Secretarias de Assistência Social, Trabalho e Habitação e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), promoveu na manhã de sábado, 14 de agosto, a primeira Ação Solidária, projeto que oferece uma série de serviços de utilidade pública e ações na área de saúde e cidadania.  


A iniciativa ocorreu na Feira Livre Municipal e contou com a presença do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, e do secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Olliver Barros.


A população pôde, num mesmo dia e local, aferir a pressão arterial e a glicose, realizar uma avaliação de IMC (Índice de Massa Corporal) e ter orientações médicas, além da possibilidade de sair do local com um novo corte de cabelo (masculino e feminino).


“Ações como essas são muito importantes para mostrar as pessoas que nós estamos aqui para trabalhar por elas. Quando vejo as nossas Secretarias trabalhando em conjunto me dão a certeza de estamos no caminho certo”, disse o prefeito.




Decom - Itaperuna 

UNIVERSIDADE ESTÁCIO REALIZA MAIS UMA PARCERIA

O SATED RJ Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro  firmou convênio com a Universidade Estácio, para descontos de 50% (cinquenta por cento) em seus cursos de graduação e pós-graduação,  presencial  e á distância.


Os Associados e seus dependentes (cônjuges e filhos), tem uma grande oportunidade de qualificação com graduação e pós-graduação.


Foi firmado  no dia 16 de Agosto de 2021 o convênio entre a Universidade Estácio, que é o maior grupo educacional do país e o SATED-RJ. Esteve presente na sede administrativa da Unidade Estácio Itaperuna o Presidente do Conselho Fiscal do SATED-RJ, Sr. Thiego Ladeira recebendo o certificado do Convênio das mãos do Diretor da Universidade Estácio,  Sr. Leandro B. Levone. 


A Estácio oferece mais de 90 cursos de graduação e mais de 230 cursos de pós-graduação. " Com essa parceria, vamos conseguir oferecer melhores oportunidades aos Associados e seus dependentes de garantirem seu diploma acadêmico e se qualificarem cada vez mais com um ensino de grande qualidade. Precisamos valorizar quem quer estudar e não podemos medir esforços para ajudar. O SATED-RJ agradece a  UNIVERSIDADE ESTÁCIO por essa bela parceria." Disse Thiego Ladeira.


Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp 22 99940-6766 e pelo Telefone 22 3824-3792.


domingo, 15 de agosto de 2021

Médico Guilherme Cortes assume a direção do Hospital Municipal Manoel Carola

O médico ortopedista Guilherme Cortes assumirá o cargo de diretor-geral do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em São Francisco de Itabapoana (SFI). A missão é auxiliar a Secretaria de Saúde a dar continuidade ao processo de estruturação pelo qual a unidade hospitalar vem passando nos últimos anos e, ao mesmo tempo, garantir a continuidade dos serviços prestados à população.

Com o objetivo de aumentar a sua capacidade de resolutividade, o HMMC recebeu diversos investimentos na administração da prefeita Francimara Barbosa Lemos, permitindo a estruturação e reabertura do Pronto-Socorro e do Setor de Internação; implantação de um Centro de Diagnóstico com equipamentos de tomografia, raio-X e ultrassom; restauração do Centro Cirúrgico, do Centro de Material Esterilizado, da Lavanderia e implantação de uma Usina de Gases Medicinais.

Nos próximos meses, será iniciada a ampliação do HMMC, que passará a contar com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), novos leitos hospitalares e um novo ambulatório de especialidades.

Segundo Francimara, a nomeação de um diretor-geral fora do quadro de plantonistas da unidade hospitalar vai possibilitar uma maior dedicação nos trabalhos de coordenação e estruturação dos serviços.

“O Dr. Guilherme é um profissional dedicado e conhece as características do nosso município. Não temos dúvidas que irá contribuir muito com o trabalho que estamos desenvolvendo no Hospital Manoel Carola”, ressaltou a prefeita.

Já Guilherme Cortes, que atualmente responde pela coordenação do Serviço Municipal de Resgate, demonstrou entusiasmo com a nova missão. “Como médico do município sou testemunha das melhorias realizadas na Saúde Pública de SFI nos últimos anos e darei o meu melhor para contribuir com este processo”, revelou.


AsCom SFI

sábado, 14 de agosto de 2021

SFI - Declaração do ITR começa na segunda-feira e prefeitura vai prestar auxílio aos produtores para a entrega

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Agricultura, vai prestar auxílio gratuitamente aos proprietários rurais do município para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), exercício 2021, à Receita Federal (RF). O prazo tem início na segunda-feira (16) e vai até 30 de setembro, sendo a exigência obrigatória para pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora de qualquer título de imóvel rural.

“Vamos atender a todos no novo Centro Administrativo da Secretaria de Agricultura, inaugurado em junho deste ano pela prefeita Francimara Barbosa Lemos, que fica localizado em frente à Praça da Igreja Matriz, no Centro da cidade, ao lado do Banco Itaú. Iremos retirar as guias para os produtores pagarem o imposto, e no caso daqueles que estiverem isentos, preencheremos a declaração de isenção. O serviço será prestado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário levar uma declaração anterior do ITR para facilitar o trabalho”, explicou o secretário da pasta, Enaldo Barreto, acrescentando:

“É muito importante que todos os produtores paguem o imposto para manterem os seus respectivos imóveis rurais regularizados, além de evitarem sofrer sanções por parte da RF, órgão responsável pelo recolhimento do tributo”.

Quem não declarar o ITR dentro do prazo estabelecido, segundo a RF, pagará multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso sobre o imposto devido, sem prejuízo da multa e dos juros de mora pela falta ou insuficiência de recolhimento.


AsCom SFI

terça-feira, 10 de agosto de 2021

VARIANTE DELTA é menos nociva que a GRIPE SAZONAL. Diz relatório da PUBLIC HEALTH ENGLAND

O chefe de ciência do America's Frontline Doctors ( AFLDS ), Dr. Michael Yeadon, apontou hoje que relatórios divulgados pela Public Health England mostram que a "Variante Delta" do vírus COVID-19 é "muito menos letal que Delta é, em comparação com o linhagem anteriormente dominante. ”


(.......)


“É geralmente aceito que o IFR para uma gripe sazonal típica está em torno da marca de 0,1%; parece objetivamente que agora estamos envolvidos na destruição e controle autoritário da população sobre um vírus respiratório com letalidade próxima da gripe sazonal. ”


“Agora, as proporções são em relação à população e provavelmente seriam diferentes se apenas idosos ou apenas crianças fossem infectados.


“Mas o princípio de que o Delta é menos letal do que Alpha parece estar confirmado.


“Pior, a comparação foi com uma gripe sazonal típica. Isso significa que uma gripe mais grave como a de 2018 é pior do que a Delta.


“Por que diabos estamos continuando a fazer um filme de desastre sobre isso? Junte ao Delta os primeiros tratamentos e estaremos fora de perigo, objetivamente, por algum tempo. Exceto que a narrativa diz diferente.


“Lembro-me de um ano atrás, fazendo a pergunta retórica: 'Quando isso vai acabar?' Minha resposta foi e continua sendo: 'Quando os governos assessores assim o disserem.' ”


Site: American FrontLine Doctors

https://americasfrontlinedoctors.org/frontlinenews/delta-farce-public-health-england-report-shows-were-engaged-in-destruction-and-authoritarian-control-of-population-over-respiratory-virus-with-lethality-approximating-seasonal-flu/

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Promotor Marcelo Lessa não tem Covid-19 - Seu estado ainda é muito grave

O estado de saúde do promotor Marcelo Lessa permanece muito grave, de acordo com novo boletim médico divulgado pelo hospital Dr. Beda, neste domingo (8). A nota destaca que o promotor ainda dependente de medicações vasopressoras e ventilação mecânica. Marcelo Lessa passou por uma cirurgia na madrugada de sábado para corrigir uma falha na válvula mitral, que estava jogando líquido para o pulmão e causando uma embolia. Apesar dos riscos, o procedimento foi considerado bem sucedido pela equipe médica. 

 O promotor se sentiu mal durante uma aula que ministrava, de forma remota, na noite de quarta-feira (4). Ele foi diagnosticado com insuficiência respiratória aguda. O exame de tomografia revelou um quadro de 80 a 90% de comprometimento dos pulmões. Após uma tomografia constatar comprometimento dos seus pulmões, passou à UTI Covid, chegou a ter uma parada cardíaca, que foi revertida pela equipe médica. Na última sexta-feira, após quatro testes PCR negativos, foi descartado o diagnóstico de Covid-19 e Marcelo foi transferido da UTI do hospital reservada, onde permanece. 


Uma campanha nas redes sociais para pedir doações de sangue e plaquetas está sendo realizada por familiares e amigos de Marcelo Lessa. As doações devem ser feitas no Núcleo de Medicina Transfusional, na rua Viscondede Itaboraí, 402, no Parque Rosário, em nome de Marcelo Lessa Bastos.


Confira na íntegra o boletim médico:


"O Hospital Geral Dr. Beda informa que o paciente Marcelo Lessa Bastos permanece bastante grave, dependente de drogas vasopressoras, ventilação mecânica e ECMO, cujos valores e parâmetros são continuamente ajustados afim de se obter os melhores resultados.


Persiste com a pressão baixa, grave comprometimento pulmonar, diurese reduzida. Sedação mantida com interrupção do uso do bloqueador neuromuscular. Avaliando necessidade e oportunidade para fazer diálise, descartada por enquanto. Prognóstico ainda reservado.


Dr. Afonso Celso


CRM: 52-357740


Médico Responsável pela UTI 3º Andar 


Dr. André Luiz Marins Vera Cruz Porto


CRM: 52-642967


Diretor Clínico/ Responsável Técnico"


Fonte: Folha da Manhã 

Observação: Depois de ter tomado a primeira dose da injeção do Covid-19, já quase tomando a segunda dose, o Promotor teve um mal súbito, indo parar direto na UTI. Quatro testes PCR foram realizados e todos deram negativo para o Covid. Por que tantos testes?

O que causou a falha na válvula mitral?

domingo, 8 de agosto de 2021

Tarcísio Meira e Glória Menezes são internados em SP com Covid depois da 2ª dose; ator está intubado

O ator Tarcísio Meira, de 85 anos, e sua esposa, a atriz Glória Menezes, de 86, estão internados com Covid-19 no Hospital Albert Einstein em São Paulo. 

A assessoria disse que Tarcísio precisou ser intubado, enquanto Glória apresenta “leves sintomas”. O casal recebeu  a 2ª dose da vacina contra Covid em março deste ano, na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo.

Cinco meses depois da 2ª dose a injeção contra o Covid não criou anticorpos e tampouco protegeu o casal de atores. Considerando que a inoculação é experimental, não seria o ocorrido REAÇÕES ADVERSAS ?

 

Em 2020, ambos tiveram contrato encerrado com a Rede Globo, após mais de 50 anos de vínculo com a emissora. O encerramento se deu pelo corte de gastos implementado pela redução das receitas publicitárias do canal. 


Com informações:

https://gazetabrasil.com.br/celebridades/2021/08/07/tarcisio-meira-e-gloria-menezes-sao-internados-em-sp-com-covid-ator-esta-intubado/

Fórum Regional debate violência contra mulher em São Francisco de Itabapoana com a presença do Governador Cláudio Castro

São Francisco de Itabapoana (SFI) sediou neste sábado (7) a primeira edição do Fórum Regional de Lideranças Femininas, por ocasião dos 15 anos da Lei Maria da Penha. O evento foi realizado no Teatro do Complexo Cultural e contou com a presença do governador Cláudio Castro, da primeira-dama do Estado, Analine Castro, e da prefeita Francimara Barbosa Lemos, além de diversas autoridades políticas da região.

O fórum começou com a execução do hino nacional pelo “ArtLata”, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O grupo foi responsável por encerrar os trabalhos com a apresentação do hino municipal.

Durante sua fala, o governador destacou a importância de debater a violência contra as mulheres, que, segundo índices estaduais, foi agravada durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Nosso objetivo é implantar políticas públicas claras e de forma multidisciplinar para que a mulher seja defendida e valorizada”, afirmou.

Castro assinou uma carta-compromisso com propostas relacionadas a garantia de direitos e ampliação das políticas públicas referentes ao assunto, como a implantação de um Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) para atender as regiões Norte e Noroeste e a promoção de ações educacionais itinerantes em parceria com a Polícia Militar em áreas rurais.

A primeira-dama, presidente de honra do Rio Solidário, revelou que a escolha de SFI para realizar o evento foi devido a região contar com a presença marcante de mulheres à frente da política do interior, que, para ela, é tão fundamental para todo o Estado.

Ainda abordando a necessidade de ações práticas, a prefeita afirmou que a mulher precisa ter a consciência de que “ela pode chegar onde ela quiser”. Ela, que presenteou as autoridades com obras de artistas locais e cestas com comidas típicas, destacou que as obras do espaço que sediou o evento estavam paradas desde 2010, sendo retomadas pela atual gestão por meio de com emenda do deputado federal Áureo Ribeiro, que também compareceu. A inauguração está prevista para o final do ano.

Para o fórum, que foi transmitido pelas redes sociais através da Assessoria de Comunicação (AsCom), a prefeitura convidou mulheres de grande relevância para o município, como lideranças religiosas e políticas e detentoras de cargos públicos. Elas foram homenageadas pela prefeita.

Outros participantes – Entre as autoridades que compuseram a mesa diretiva estavam a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco. Ela destacou que o Brasil ocupa o “quinto lugar vexatório de agressões à mulheres”, apesar delas serem responsáveis por sustentar 45% dos lares do país. “A gente precisa fazer com que isso seja de responsabilidade de toda a sociedade”, afirmou.

Paralelamente, a tenente coronel Claudia Moraes, que é coordenadora da patrulha da Maria da Penha, informou que o Estado do Rio de Janeiro registra um feminicídio a cada cinco dias. Apesar disso, nenhuma mulher atendida pela patrulha, criada dois anos atrás, foi vitimada.

Sobre a Lei Maria da Penha, Moraes lembrou que a legislação é considera a terceira melhor do mundo sobre o assunto e “há 15 anos vem salvando vidas e protegendo a integridade física das mulheres”.

Enquanto que o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos  Humanos, Matheus Quintal, pontuou que “em briga de marido e mulher, a gente sempre, sempre salva a mulher”, o deputado federal Altineu Côrtes salientou que grande parte das medalhas obtidas pelo país nos Jogos Olímpicos foi por meio de mulheres. O parlamentar aproveitou a ocasião para informar que destinou uma emenda de R$ 300 mil a serem investidos na saúde.

Também estavam presentes a presidente do Rio Solidário, Heloísa Aguiar, a subsecretária estadual de Políticas para Mulheres, Glória Heloiza, o presidente da Câmara Municipal, Maxsuel Cerqueira, a vereadora Yara Cinthia e os ex-prefeitos de SFI, Frederico Barbosa Lemos e José Antônio Barbosa Lemos.










AsCom SFI