quinta-feira, 6 de maio de 2021

Tartaruga muito grande encontrada morta na Praia de Santa Clara

Assista o vídeo:

Uma tartaruga da espécie tartaruga-cabeçuda, medindo aproximadamente 1m15cm foi encontrada na manhã desta quarta-feira, 05/05, por volta de 11h20m na Praia de Santa Clara, no trecho entre o Mineirão e Gargaú.

Esta espécie de réptil, um dia nasceu nas areias da referida praia, e sempre que entra no período de desova, retorna ao seu local de nascimento para fazê-lo.

As praias de São Francisco de Itabapoana, particularmente Santa Clara, Sonhos e Sossego, tem uma extensa faixa de área reconhecida como APP ( Área de Proteção Permanente ), o que proíbe edificações justificável pelo evento ecológico de desova das tartarugas. 

O Projeto Tamar, que desenvolvia o monitoramento do ciclo de reprodução, e recolha de ovos com posterior acondicionamento em local apropriado, já não o faz. 

A  Secretaria de Meio Ambiente do município, através de uma agente ambiental foi comunicada do episódio da tartaruga, encontrada morta. 

Infelizmente é comum o aparecimento destas tartarugas, sem vida, nas praias citadas acima, e o motivo principal são as redes de espera, colocadas por pescadores que praticam esta modalidade de pesca sem observar que este trecho do litoral sanfranciscano é cenário de desova das tartarugas.

As tartarugas se embaraçam nas redes, e algumas perdem a vida ali mesmo.



Sem comentários:

Enviar um comentário