quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Cigarro - Faz tanto mal para quem está perto de um fumante


Conheça os riscos para o fumante passivo

O hábito de fumar não prejudica apenas o fumante, mas também quem convive com ele. Não existe nenhum nível seguro de exposição ao tabagismo e mesmo quem se expõe passivamente corre o risco de desenvolver diversas doenças, especialmente respiratórias e cardiovasculares, além de câncer de pulmão.

Reações como tosse, irritação nos olhos, dor de cabeça, coriza, agravamento de doenças respiratórias e náuseas são os chamados sintomas de curto prazo para os fumantes passivos. Esses riscos aumentam quando os fumantes concentram-se em lugares fechados ou pequenos.

Crianças expostas diariamente à fumaça do cigarro têm chances 50% maiores de desenvolver alguma doença crônica, como bronquite e asma. Nos adultos que já sofrem com esse tipo de problema, a intoxicação agrava os sintomas e provoca crises frequentes de falta de ar.

A fumaça do cigarro é um dos principais gatilhos para a sinusite crônica, porque a exposição à fumaça do cigarro triplica as chances de desenvolver a doença. A incidência é ainda maior em pessoas que já apresentam algum sintoma de sinusite.

Os adolescentes expostos ao fumo passivo estão mais propensos à perda auditiva neurossensorial, problema que costuma ocorrer apenas na velhice ou entre crianças nascidas com surdez congênita.

A forma mais trágica do tabagismo passivo é a do feto, que fuma o cigarro da mãe grávida, com maior risco de aborto, parto prematuro, baixo peso e redução no desenvolvimento do recém-nascido.

Ficar longe de quem fuma somente no momento em que a pessoa acende o cigarro não é o suficiente para se proteger. De acordo com a Associação Brasileira de Estudo do álcool e outras drogas (Abead), o ar que circula na casa de uma pessoa fumante chega a conter três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça inalada por ele.

Como evitar o tabagismo passivo?

• não fumar dentro de casa, nem em varandas ou quintal
• não fumar em veículos, mesmo com vidro aberto
• não fumar no ambiente de trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário