terça-feira, 3 de março de 2020

Centro de Hidratação inicia atendimento na Unidade de Saúde do Centro nesta quarta-feira (4).


Uma das medidas adotadas pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) na área de tratamento de arboviroses como dengue, chikungunya e zika, começa a funcionar nesta quarta-feira (4): o Centro de Hidratação (CH), na Unidade de Saúde do Centro Francisco Ribeiro da Silva Filho. 

O local conta com 10 cadeiras e atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com enfermeiros, técnicos em enfermagem e médico. Além de hidratação, no espaço também será feita a coleta de exame de sangue, duas vezes por dia, para confirmação e monitoramento das doenças. O resultado será remetido no mesmo dia diretamente para a unidade. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, o lugar é a referência em SFI para o primeiro atendimento em caso de suspeita de arboviroses. “Inicialmente, o paciente passará por uma triagem com um enfermeiro e, posteriormente, consulta médica, em que será avaliada, por exemplo, a necessidade de medicação oral ou venosa”, explicou. 

O tempo de permanência no CH será definido conforme o quadro clínico. Caso ultrapasse 24h, a pessoa será encaminhada em ambulância para o Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. 

A coordenadora do CH, Bethânia Werly, salientou que os principais sintomas das arboviroses são febre alta e súbita, dor no corpo, fraqueza, manchas vermelhas, dor de cabeça, dores nas articulações, náusea e vômitos, coceiras.

Segundo a subsecretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, a implantação do CH foi uma orientação da Secretaria de Estado de Saúde, que forneceu diversos materiais auxiliares para início do funcionamento do espaço, como medicamentos, seringas, insumos, poltronas para hidratação, bebedouros, purificadores de água, aparelhos de pressão e longarinas. 

Já a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu cadeiras e ventiladores para melhorar as condições de espera do paciente. “A partir da sensibilidade do apoio do Governo do Estado, nosso município conta com esta ferramenta importante para o trabalho de enfrentamento da dengue, chikungunya e zika”, disse. 

A prefeita de SFI destacou a parceira com o Governo do Estado. “Estamos sempre contando com a colaboração do governador Wilson Witzel, que sensível às nossas dificuldades, tem ajudado, principalmente através da Secretaria de Saúde, por intermédio do secretário da pasta, Edmar Santos”, ressaltou.



Ascom SFI

Sem comentários:

Enviar um comentário