domingo, 5 de janeiro de 2020

Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido


A democracia é um processo que se aperfeiçoa na prática política, daí a importância da politização de cada cidadão, mesmo porquê a própria cidadania está edificada sobre os pilares daquilo que é decidido no universo político.
É muito e cada vez maior o número de pessoas que odeiam política e se recusam a, por exemplo, responder uma abordagem sobre em quem votariam nas próximas eleições. Manifestando uma total alienação, com esta atitude transferem para os outros o poder de escolher os novos governantes. Não há para onde fugir, nem como se esquivar. Alguém será eleito, e este estará decidindo o destino de uma cidade, estado, país. Isto vale para todos os âmbitos políticos, tal como a Câmara Municipal que não tem apenas um regente, mas vários elementos, que juntos criarão o ambiente social comum a todos.
Por vezes suportamos o desabafo de quem perdeu as esperanças, mas convém salientar que a nossa Carta Política de 1988, a carta cidadã, estabelece em seu Art. 1º, Parágrafo Único."Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição"
Note-se que o poder é do povo (soberania popular) que elege os seus representantes ao outorgar-lhes ou delegar-lhes um mandato parlamentar, para o Legislativo ou para o Executivo. Mas, é importante destacar que, não lhes outorgamos nenhuma procuração para espoliarem, aviltarem e saquearem ao erário em nosso nome e mentirem insolente, descarada e impunemente para toda a nação, dessarte, espezinharem a nossa cidadania e/ou a soberania popular, nos chamando a todos nós de palhaços, além de fazerem menoscabo da ética, da moral, da lei e da ordem.
Portanto, fica o alerta que como reais detentores do poder, o povo tem a autoridade máxima, que suplanta qualquer irregularidade. O povo tem o poder de constituir, como detém o poder de destituir.
Tal como o Legislativo, ou seja, os vereadores, tem a função de fiscalizar o Executivo, ou seja, o Prefeito, seus secretários e demais componentes do governo, o povo tem a função, por direito atribuído, de fiscalizar tudo e todos dentro do mundo político-administrativo. 
Afinal, todo poder emana do povo.
Pense nisso!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário