quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Secretaria de Saúde de Itaperuna em ação - Passeio terapêutico (atuação Psicossocial na Infância e Adolescência e famílias)


Na iniciativa de atuar em uma lógica psicossocial, e, trabalhar a realidade vivenciando-a, a equipe do CAPS Infanto Juvenil de Itaperuna tem ações de caráter coletivo para conhecimento de setores, departamentos, pontos turísticos ligados a Itaperuna e região. 
Com os atuais acontecimentos em Itaperuna e Região e investimento em projetos terapêuticos que visem à preparação para à realidade, o Passeio Terapêutico realizado esta semana pelas crianças e adolescentes foi do Campo de Aviação onde estavam acampados: Marinha e Cruz Vermelha e contavam com a presença da Defesa Civil de dos Bombeiros.
Foi feita uma aproximação com a realidade militar, realidade esta que é atual em Itaperuna, fruto dos últimos acontecimentos. A empatia, altruísmo, resiliência e principalmente o “cuidar do outro” está sendo trabalhado neste momento em que Itaperuna se encontra em uma situação vulnerável. A vulnerabilidade nos proporciona analisar o quanto podemos juntos ajudar uns aos outros. 
Entraram em contato com carros, helicópteros e realidade militar, respeitando regras e condutas, ampliando suas relações e compreendendo como a sociedade de organiza. Não podemos deixar de lado a figura do “modelo”, onde depois da visita algumas crianças disseram que queriam ser militares, e uma criança que sonha em ser bombeiro, entra no helicóptero e tem cada vez mais certeza de sua “escolha” (era o helicóptero do bombeiro).
O Passeio Terapêutico é um espaço que a Saúde Mental cria para que as crianças entrem em contato com diferentes ambientes e compreendam melhor como a sociedade se organiza e as relações que nela são estabelecidas, promovendo momentos de lazer e cidadania, envolvendo direitos, protagonismo, conscientização e estimulação das habilidades sociais. Através da atenção psicossocial estimulamos sujeitos autônomos, independentes e com possibilidades de serem atores da própria história dentro de sua realidade; pois partimos do princípio que qualidade de vida é como o sujeito vivencia sua própria realidade. 
Citando o filósofo Jean-Paul Sartre: “Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim...











Sem comentários:

Enviar um comentário