terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Irã expulsa embaixador brasileiro após declarações de Bolsonaro



O ataque que vitimou Qassem Soleimani gerou uma onda de revolta no Irã, que motivou várias medidas, entre elas a expulsão de vários embaixadores de países que tenham manifestado apoio à decisão do governo dos Estados Unidos.

Depois de Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, ter expressado apoio à decisão de Donald Trump em atacar forças iranianas no Iraque, o governo iraniano prontamente informou que ia exigir a retirada do embaixador brasileiro no país, dentro do normal processo diplomático, segundo a Reuters.

O ataque que vitimou Qassem Soleimani gerou uma onda de revolta no Irão, que motivou várias medidas, entre elas a expulsão de vários embaixadores de países que tenham manifestado apoio à decisão do governo dos Estados Unidos.

Jair Bolsonaro já reagiu à medida e, segundo a Reuters, o presidente do Brasil já reuniu com o seu ministro dos negócios estrangeiros para discutir a medida do Irão. Adicionalmente, Bolsonaro afirmou que vai manter os acordos comerciais entre o Brasil e o Irã, mas sublinha que rejeita terrorismo em qualquer parte do mundo.

Os Estados Unidos tornaram-se num importante aliado do Brasil depois da eleição de Jair Bolsonaro para a presidência. Os dois países têm um acordo diplomático “especial” existindo uma prioridade diplomática entre ambos.



O Jornal Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário