quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Prefeito em Exercício Ganha Liminar Contra Câmara Municipal de Itaperuna

Processo nº:
0027463-67.2019.8.19.0026
Tipo do Movimento:
Descrição:

Trata-se de Mandado de Segurança, com pedido de liminar, impetrado por Paulo Rogério Bandoli Boechat, contra atos do Presidente da Câmara de Vereadores de Itaperuna e do Presidente da Comissão Processante, da referida Casa, no qual o impetrante alega a existência de abuso de poder consistente no indeferimento, sem fundamento, no âmbito de um processo de investigação, de requerimento de diligências. Alega que a sessão para julgamento do procedimento está designada para o dia 05/11/2019, fazendo-se necessária a liminar para suspender o processo.
Após vista, o Ministério Público manifestou-se pelo deferimento parcial da liminar, apenas para suspender o julgamento do caso pela Comissão e Plenário - não os demais atos do processamento -, até a conclusão do presente feito, com a vinda das informações dos impetrados e citação da pessoa jurídica interessada. É o breve relatório. Decido. O mandado de segurança é o remédio processual constitucional manejável contra ato, ilegal ou abusivo, praticado por qualquer autoridade pública ou agente de pessoa jurídica que exerça atribuições do Poder Público, tendo como objetivo proteger o titular de direito líquido e certo não amparado por habeas corpus ou habeas data (art. 5º, LXIX, da CF).
Direito líquido e certo é aquele que se apresenta com todos os requisitos para seu conhecimento e exercício no momento da impetração, ou seja, é o direito comprovado de plano. O art. 7º, inciso III, da Lei nº 12.016/09 autoriza a concessão, in limine litis, de medida liminar para suspender o ato impugnado, quando houver fundamento relevante e o ato impugnado puder resultar a ineficácia da medida. No caso em análise, a concessão parcial da segurança é medida que se impõe. Senão vejamos. De fato, não cabe ao Poder Judiciário imiscuir-se no mérito das decisões proferidas por um outro Poder, em virtude da separação dos poderes. Por outro lado, é função do Poder Judiciário o controle da legalidade de todos os atos emitidos pelo Poder Público, ainda que provenientes do Legislativo e do Executivo.
Da leitura dos autos, especialmente do documento acostado no index 25, extrai-se a probabilidade de violação à defesa do impetrante, já que as razões ali apontadas são por demais vazias. Além do mais, como bem salientado pelo ilustre Promotor de Justiça, não constam nos autos a portaria ou decreto legislativo sobre a delimitação dos fatos, bem como cópia da ata da sessão da Câmara.
Assim, a cautela recomenda a suspensão, por ora, do julgamento pela Comissão Processante, já que o julgamento está marcado para data próxima, a demonstrar o risco de ineficácia da segurança. Diante do exposto, DEFIRO A LIMINAR para determinar para suspender o julgamento do caso pela Comissão e Plenário - não os demais atos do processamento -, até a conclusão do presente feito, com a vinda das informações dos impetrados e citação da pessoa jurídica interessada. Comunique-se com urgência. Notifiquem-se as autoridades para prestarem informações. Dê-se ciência do feito à Câmara dos Vereadores.
Publique-se.

Extraído do Blog Nino Bellieny

Governador Wilson Witzel é hostilizado na Unig por ter rompido com Bolsonaro e chegar ao lado de Jair Bittencourt


Assista o vídeo:

Em Itaperuna, durante a chegada do Governador Wilson Witzel ao auditório de uma universidade, manifestantes não resistiram, e em gritos de protesto foi possível ouvir os motivos da insatisfação. O vídeo traz em alto e bom som, reprovação pelo rompimento do governador com o Presidente Bolsonaro, uma vez que o mesmo teve um crescimento meteórico e uma eleição com votação inesperada, totalmente atribuída pelo apoio recebido de Bolsonaro em sua campanha. Os gritos de "traídor", "coisa feia" e "junto com o homem da mala" foram nítidos, o que causou uma cena de constrangimento, entretanto algo perfeitamente normal dentro do universo democrático.
Um dos manifestantes, Robson Almeida Jr, Presidente do PSL de Itaperuna, justificou os protestos pelo facto de "Witzel  ter feito um acordo com a Rede Globo, como gesto de traição ao Presidente Bolsonaro, ignorando completamente que a sua eleição só aconteceu por conta do apoio do Capitão."

O poder da Imprensa: A mesma mídia que coloca um Prefeito nas alturas, pode jogá-lo na sarjeta.


Por Lael Santos

O quarto poder, esta é a  conotação positiva com que os meios de comunicação de massa exercem, a nível de influência, com capacidades que não podem ser desprezadas. A  sociedade, no que diz respeito aos Três Poderes constituídos,  Legislativo, Executivo e Judiciário, é fortemente levada a julgamento contra ou a favor, dependendo da habilidade de quem trabalha a informação que é direcionada ao público. Não há como negar a capacidade de persuasão exercida pela mídia, quando esta tem por mediadores profissionais com as virtudes essenciais para se tocar a plataforma de julgamento subconsciente e até consciente de quem lê ou ouve determinada matéria. A Imprensa é dotada de potencial de  análise, denúncia, investigação, de forma a levar isso  a conhecimento do público. E mais, atos ilegais e ilícitos, que envolvam corrupção ou sejam não corretos, em todas as camadas dos poderes que demandam autoridade.
Em se tratando de interior, principalmente cidades de pequeno e médio porte, um prefeito, por exemplo, que quer se preservar e fazer prevalecer a evidência de um mandato em consonância com as expectativas da população, sabe da importância vital em manter uma relação saudável com a mídia local. 
É sabido que maus profissionais tentam se fazer prevalecer com a utilização de golpes baixos, calúnias (passivas de processos), informações distorcidas e não verdadeiras na pretensão de extorquir o gestor com alguma benesse, entretanto tipos assim são fáceis de serem identificados e banidos do meio. Por isso, é deveras importante também identificar quem é profissional e quem é "abelhudo" se fazendo passar por aquilo que nunca foi.
O profissional da imprensa é ético, moral, tem princípios e valores, conhece seus direitos, deveres e regras que regem a sua profissão, e como tal faz tudo em concordância com os ditames legais. É à estes profissionais da imprensa que os gestores municipais precisam ficar atentos. 
Sempre antenados com os últimos acontecimentos, algo que parecia invisível pode ganhar visibilidade num abrir e fechar de olhos. Este é o quarto poder que trabalha pela democratização da informação e pela moralização de uma sociedade que clama por dias melhores.
Certa vez tomei conhecimento de um prefeito que disse que não precisava da imprensa, e assim a menosprezou. A resposta veio a cavalo, e diga-se de passagem, um mangalarga marchador.
Portanto, fica a dica, desprezar um bom profissional da comunicação, além de não ser um bom negócio, pode ser algo arriscado.
O quarto poder, mais do que nunca está antenado, ou melhor, online. Uma bobeira e você, gestor distraído, coloca tudo a perder.

Prefeitura não transporta pacientes que marcaram consultas com 3 meses de antecedência por falta de combustível

Governo Rogerinho: É só notícia ruim!!!

“A prefeitura de itaperuna está com o combustível cortado por falta de pagamento e ontem a noite não pudemos ir aos hospitais no Rio em que temos tratamento
Ficamos de 22 h às 24 h sem solução e fomos dispensados pelos motoristas.
Infelizmente fomos tratados como não prioritários.
Não havia combustível para as vans de transporte fora do domicílio e dos carros baixos…A insatisfação dos motoristas com a situação e a falta de resposta do chefe de serviço de transportes o Sr. Passarinho e o prefeito Rogerinho não solucionou a crise antes que perdêssemos as consultas marcadas com antecedência de 3 meses no Rio.
São muitas pessoas que vão para diversos hospitais do Rio.
Ontem tinha uma van com capacidade para 16 pacientes que não foi porque alegou-se a princípio que estava com defeito mecânico…
Depois apareceram 3 a 4 motoristas de carros de passeio para levar distribuindo essas pessoas…mas o combustível foi cortado o fornecimento e os carros não puderam ser abastecidos.
Tentaram ligar para o chefe do transporte e o prefeito e até as 24 horas não havia uma solução.” (DESABAFO DE UM PACIENTE)

A equipe do Blog do Adilson Ribeiro, autora da matéria, fez contato via Whatspp com o interino Rogerinho, em busca de esclarecimentos, porém, não obteve resposta alguma.

São José de Ubá recebe mais de um milhão de reais em visita do governador a Itaperuna



É a primeira vez que o Governador Wilson Witzel visita a região.

O Governador entregou nas mão do prefeito de São José de Ubá Marcionílio Botelho na tarde deste dia 30 de outubro, no auditorio da UNIG em Itaperuna, um cheque no valor de R$1.657.000,00 para serem investidos na Saúde dos ubaenses, na oportunidade Witzel e o Secretário de educação do estado passaram às mãos da diretora do colégio Estadual Maria Leny um cheque R$ 406.000,00 para que seja feito a conclusão da quadra poliesportiva e a implantação de ar condicionado nas salas de aula.




Pelas redes sociais o prefeito de Marcionílio agradeceu ao Governador Wilson Witzel e seu Vice Cláudio de Castro.

"Um momento especial em que estamos colhendo os frutos de um trabalho realizado "de mãos dadas" para o bem-estar físico e social de cada ubaense, essa é a nossa meta!" Disse o Chefe do executivo Ubaense Marcionílio Botelho Moreira.



Por Messias Lucas

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Governador do RJ anuncia investimentos para melhorias em estradas do Noroeste Fluminense


Wilson Witzel esteve em Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna nesta quarta-feira (30) e disse que também vai investir nas áreas de Saúde, Educação e Meio Ambiente das cidades.

Com relação às estradas, Witzel e o vice-governador, Cláudio Castro, assinaram um termo de ratificação do convênio celebrado entre as prefeituras dos dois municípios e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

De acordo com eles, o Estado ficará responsável pela assessoria técnica e o material necessário para execução dos projetos, como areia, pedra, brita, tubos e massa asfáltica.

Em contrapartida, o município deverá arcar com os custos da mão de obra. Até o momento, são 47 cidades conveniadas ao DER com este tipo de acordo, segundo o Estado.

Witzel ressaltou ainda a importância de ajudar os municípios do interior para diminuir as discrepâncias com a capital fluminense.

Saúde
Na área da Saúde, o Estado afirmou que o município de Bom Jesus de Itabapoana recebeu, até outubro, R$ 1,4 milhão pelo sistema de cofinanciamento.

Ao final de 12 meses, o governador disse que serão investidos mais R$ 5,1 milhões em obras, equipamentos e repasses para o município.

Já em Itaperuna, a soma de cofinanciamento, obras e equipamentos deverá ultrapassar R$ 28 milhões, segundo o Estado. Até o momento, já forma investidos R$ 8 milhões.


"Com esses repasses, estamos reforçando ainda mais a saúde no interior. Vamos dar mais fôlego para a atenção básica e também para a atenção farmacêutica. Passamos por um período de crise forte na área da saúde e agora estamos conseguindo ampliar o atendimento hospitalar na região", disse o secretário de Saúde, Edmar Santos.

Educação
O Governo do Estado afirmou ainda que vai repassar cerca de R$ 6,5 milhões de cotas extraordinárias para a melhoria das escolas da rede estadual, já para o ano letivo de 2020.

Os recursos, segundo a Secretaria de Educação, serão usados em obras de infraestrutura, climatização de salas de aula, manutenção e aquisição de equipamentos tecnológicos.

O município de Bom Jesus deverá receber mais de R$ 1,8 milhão, segundo informou o órgão.

"Com esse dinheiro, vamos trocar todos os computadores das nossas escolas, que estavam obsoletos. Vamos liberar ainda mais recursos para as escolas contratarem a sua própria internet e os estudantes poderem aproveitar melhor o tempo livre, aprendendo ainda mais", afirmou o Secretário de Educação, Pedro Fernandes.

Ambiente
O governador anunciou ainda R$ 2,7 milhões para o Fundo da Mata Atlântica, no Noroeste Fluminense, que deverão ser investidos no fortalecimento das unidades de conservação.


O município de Itaperuna vai receber, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, um cheque verde no valor de R$ 817,8 mil para a conclusão de obras nas sedes de três unidades municipais.

Já Bom Jesus, o órgão informou que receberá R$ 275,5 mil para investir em ecoturismo e infraestrutura do Parque Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal.

"Essas áreas estão carentes e poderemos ampliar o uso público, entregar para a população", disse Ana Lúcia Santoro, secretária do Ambiente e Sustentabilidade.

G1

Vereador Juninho Said expõe o lado vergonhoso da Prefeitura de Varre-Sai

Assista o vídeo:

Nas redes sociais o Vereador Juninho Said espreme o carnegão do furúnculo em que se transformou o Governo do Dr. Silvestre.
O vereador tornou público que responsáveis pelo abastecimento de água nos bairros Santa Lúcia e N. Sra.
Aparecida cortam o fornecimento por falta de pagamento da Prefeitura!!! São três meses sem pagamento!!
Juninho visitou os referidos bairros para escutar os moradores que continuam sofrendo sem água.
Há casas com mais de cinco dias sem água!
Pessoas acamadas, doentes, idosos, recém-nascidos sem água para banho, não há como lavar louças e roupas. Um verdadeiro caos.
Juninho faz a pergunta:
"E aí Senhor Prefeito, como é que fica?
Foi promessa de campanha, lembram??
Me ajuda aí!"

SFI: expectativa de bons resultados na avaliação da prova do SAEB



A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), vem preparando os alunos da rede para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) desde início de 2018, através de avaliações internas que diagnosticaram o nível de aprendizagem e os direcionaram para novas estratégias. Neste ano, a prova do SAEB teve início no último dia 21 e se estende até esta sexta-feira (1). A expectativa da SMEC é de que os estudantes tenham um bom desempenho na avaliação.

Desde o começo da preparação, os docentes foram instruídos a focarem suas aulas nas maiores dificuldades dos alunos. Durante algumas semanas anteriores ao início da aplicação, uma chamada “Força Tarefa” foi realizada nas escolas com a perspectiva de preparar os estudantes da rede municipal de ensino para participarem da avaliação.

A Coordenação específica das disciplinas de Língua Portuguesa (Elayne Críscia Lemos Pessanha Póvoa – anos iniciais e finais) e Matemática (Silane Vieira – anos iniciais e Renata Pereira Viana Manhães – anos finais) elaborou um vasto material baseado nos descritores cobrados na avaliação externa. Os descritores mostram as habilidades que são esperadas dos alunos em diferentes etapas de escolarização e são passíveis de serem aferidas em testes padronizados de desempenho.

A “Força Tarefa” contou com o trabalho em massa da equipe da Coordenação Pedagógica, dos professores das disciplinas específicas, dos outros docentes quanto à colaboração na adequação de horários/aulas, da contratação temporária de novos professores, da disponibilidade e organização dos gestores das unidades escolares, da colaboração dos funcionários de Apoio, da compreensão e incentivo dos pais e responsáveis pelos alunos e da garra e força de aprender dos próprios alunos.

A avaliação de forma amostral de Ciências da Natureza também foi aplicada pelo sistema e em SFI, a Escola Municipal Ilda Muylaert de Machado, da localidade de Brejo Grande, participou respondendo também a este componente curricular.

Conversa motivacional com os alunos
A secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, visitou as unidades que provavelmente fariam a avaliação e teve uma conversa motivacional com todas as turmas.

“Toda essa movimentação é muito importante, não somente para a rede de ensino, mas também para os alunos que participam desse momento tão eufórico e cheio de aprendizagem. É emocionante presenciar a força e disposição que cada estudante evidencia ao afirmar que estará representando sua escola e que fará da melhor forma possível”, revelou a secretária.

O Governo Federal marcou datas diferentes para a aplicação em cada uma das escolas e cada unidade está personalizadamente recebendo os estudantes no dia da avaliação de forma acolhedora e motivacional.

A prova SAEB é um dos instrumentos utilizados para definir o IDEB do município. Posso afirmar que pela primeira vez a rede de ensino se mobiliza em prol da boa colocação de SFI nos rankings nacionais. Eu me orgulho muito da minha equipe da SMEC”, afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, muito otimista com os resultados.

Entenda o que é o SAEB

É um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o SAEB reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

A prova SAEB permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Realizado desde 1990, o SAEB passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.

Fonte: INEP

Polícia prende novamente ex-governadores Rosinha e Garotinho


A Polícia Civil cumpriu hoje (30) mandados de prisão contra os ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Matheus. A decisão de prender os políticos foi tomada pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, que derrubou a liminar que concedia habeas corpus ao casal.

Os dois já haviam sido presos no início de setembro, por determinação da 2ª Vara Criminal da Comarca de Campos dos Goytacazes, mas foram soltos no dia seguinte, por um habeas corpus concedido pelo desembargador Siro Darlan, durante plantão judiciário.

Garotinho e Rosinha são acusados de fraudes em contratos celebrados entre a prefeitura de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e a construtora Odebrecht para a construção de casas populares, durante os dois mandatos de Rosinha como prefeita da cidade, entre 2009 e 2016.

Em nota divulgada ontem (29), o advogado de defesa do casal, Vanildo da Costa Júnior, informou que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão da 2ª Câmara Criminal.

“Ainda que se respeite a decisão proferida pela Segunda Câmara Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, não há como concordar com as razões de sua fundamentação. A ordem de prisão é ilegal e arbitrária, pautada apenas em suposições e conjecturas genéricas sobre fatos extemporâneos, que supostamente teriam ocorrido entre os anos 2008 e 2014. Acreditamos em sua modificação pelos tribunais superiores, para onde encaminharemos recurso”, diz a nota.

Garotinho foi governador do estado do Rio de Janeiro entre os anos de 1999 e 2002. Sua esposa, Rosinha, governou o estado de 2003 a 2006.

Fonte:Agência Brasil

Com quem vai caminhar em Itaperuna o Governador Wilson Witzel? Vinícius ou Rogerinho?


A pergunta que não quer calar: "Com quem caminhará em Itaperuna o Governador Wilson Witzel, durante a sua visita?"
Pela praxe a tendência natural é que seja com quem está neste momento no comando do município, o interino Rogerinho, mas não é segredo de ninguém a grande amizade que Witzel tem com o Dr. Marcus Vinícius... 
E então? Com quem passará o seu tempo em Itaperuna o nosso governador?
Se for com o interino, nada de especial, pelo contrário, tudo normal, mas se for com o Doutor...
É esperar pra conferir.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

E prossegue o teste de paciência com os moradores de Itaperuna: "Situação das ruas é semelhante a superfície da lua"


Morador do Bairro Guaritá, diante da inércia do governo do interino Rogerinho, resolveu aliviar um pouco o sofrimento dos moradores do referido bairro. Encheu a sua carroça de terra e percorreu várias ruas tapando as crateras que além de raiva, vêm dando prejuízos à população.
O detalhe é que isto não é privilégio apenas do Guaritá e nem da Vinhosa, pois Itaperuna inteira é uma buraqueira só. O interessante é que criticaram tanto esta situação enquanto quem estava no poder era o Dr. Vinícius, que conseguiram deixar as ruas muito piores do que estavam. Era o vereador Cazalito nas sessões da Câmara e o atual interino Rogerinho nas redes sociais. Agora que era o momento dele fazer o que dizia que deveria ser feito enquanto apenas "metia o pau", faz pior e deixa o município com cara de abandono total.
Onde vai chegar tudo isso???
Se o Palhaço Tiririca dizia que pior do que está não fica, em Itaperuna está ficando a cada dia pior, e o estado do município não pode ser classificado com outro adjetivo que não seja caos total.
No próximo dia 5 de novembro a Câmara Municipal estará votando a cassação do Senhor Rogerinho. O povo está atento ao que a casa de leis vai de decidir. Acompanhe esta situação e veja como será o voto do seu vereador.
Fotos: Blog do Adilson Ribeiro

SCFV: pólos recebem programação especial nos últimos dias do Mês da Criança em SFI


Nos últimos dias do Mês da Criança, polos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de São Francisco de Itabapoana (SFI) estão recebendo uma programação especial. Os locais são vinculados à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH).

Desde semana passada, os usuários participam de gincanas e sessões de filmes infantis, como as animações Toy Story e O Rei Leão. Cerca de 150 crianças e adolescentes já participaram das atividades nos polos de Imburi, Santa Terrinha, Amontado, São Domingos e do Centro.


A coordenadora de SCFV, Silvia Gaia, informou que nesta terça-feira (29) os usuários de Barra do Itabapoana foram contemplados. Segundo ela, ainda nesta semana serão exibidos filmes em Travessão de Barra, nesta quarta-feira (30), e na Ilha dos Mineiros, na sexta (1º). Em Praça João Pessoa haverá gincana da alegria na quinta-feira (31).

Ascom SFI

Tribunal de Justiça derruba liminar e manda prender casal Garotinho


Ex-governadores Anthony e Rosinha são acusados de receber propina da Odebrecht nas obras do Morar Feliz em Campos.A 2ª Câmara Criminal do TJ do Rio derrubou a liminar que concedeu um habeas corpus ao casal Anthony e Rosinha Garotinho. Os dois, portanto, voltarão ser presos. Os pedidos de prisão já foram expedidos. Foram dois votos pela suspensão do habeas corpus contra apenas um favorável a sua manutenção.

Trata do caso de suposta organização criminosa em que os ex-governadores são acusados de ilegalidades nos contratos celebrados entre a Prefeitura de Campos dos Goytacazes e a Odebrecht para a construção de casas populares, durante os dois mandatos de Rosinha como prefeita, entre 2008 e 2016.

O casal está em liberdade provisória graças a um habeas corpus concedido no início de setembro pelo desembargador Siro Darlan.

Fonte: O Globo

Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol de SFI


Os quatro semifinalistas das duas categorias do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana (SFI) foram definidos no último domingo (27). Na Principal, Nova Belém, Amproab, Praça e Coréia se classificaram, e na Aspirante, Lagoa dos Paus, Amproab, Praça e São Francisco. As Semifinais começam no próximo domingo (3) com os jogos de ida. A competição é organizada pela prefeitura, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Quartas de Final – Na Principal, Praça, após empatar novamente por 0 a 0 no jogo de volta, derrotou Floresta por 5 x 4 nos pênaltis, garantindo a vaga. Coréia também empatou as duas partidas com Guaxindiba (0 x 0 e 2 x 2), mas venceu nos pênaltis por 4 x 3. Nova Belém, que havia empatado a primeira com Travessão, ganhou por 2 x 0 a partida de volta. Já Amproab, que perdeu a primeira para Máquina por 2 x 1, venceu a segunda por 2 x 0.


Na Aspirante, depois de dois empates (1 x 1 e 0 x 0), Praça ganhou Floresta por 5 x 4 nos pênaltis. São Francisco, que havia goleado Barra por 4 x 1 no jogo de ida, empatou a segunda por 2 a 2, e Amproab, que ganhou Máquina na primeira por 1 x 0 e na segunda por 2 x 1, também asseguraram a vaga. Já Lagoa dos Paus, que empatou o primeiro jogo por 0 x 0 com Nova Belém, venceu o segundo por 2 x 0, avançando às Semifinais.

“Nesta quinta-feira (31) teremos uma reunião para definirmos os locais dos jogos. Inicialmente, as partidas estavam marcadas para o Estádio Municipal e o Campo de Guaxindiba, mas poderá haver alteração em comum acordo com os representantes dos times classificados para as Semifinais”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Daniel Machado.

JOGOS DE IDA DAS SEMIFINAIS – DOMINGO (3)

Aspirante – 13h

Lagoa dos Paus x Amproab

Praça x São Francisco

Principal – 15h

Nova Belém x Amproab

Praça x Coréia

Ascom SFI

Governador Wilson Witzel chega ao Noroeste Fluminense amanhã


O Governador Wilson Witzel visitará o Noroeste Fluminense nos dias 30 e 31 de outubro. A motivação da visita inclui inaugurações, assinaturas de convênios, lançamento de programas, dentre outros.
Confira o roteiro e a agenda do Governador:


Dia 30/10 - quarta-feira

15h00 - Bom Jesus do Itabapoana 

17h00 - Itaperuna 

Em Itaperuna será realizado um evento regional com os Municípios e já estão convidados os prefeitos de Natividade, Porciúncula, São José de Ubá, Italva e Varre-Sai.


Obs: Governador pernoita em Itaperuna 


Dia 31/10 - quinta-feira

08h30 - Miracema 
Obs: O prefeito de Laje do Muriaé já está convidado.


11h30 - Santo Antônio de Pádua 
Obs: Governador almoça em Pádua.

15h00 - Itaocara
Obs: Já estão convidados os prefeitos de Cambuci e Aperibé.

Logo após acontece o retorno para a capital do Estado.

Chuva e vento forte também provocaram estragos em Natividade

A todo momento chegam relatos e imagens dos estragos provocados pela chuva e vento forte em toda a região. Em Natividade também não foi diferente.
Assista os vídeos:


segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Vitamina de banana com cúrcuma acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer


Consumir uma boa dose de nutrientes saudáveis é a chave para melhorar o ânimo. Tomar vitaminas que contenham estes elementos é uma boa pedida para ter energia logo cedo.

Um estudo recente da Universidade de Mysore e do departamento de Pesquisa Tecnológica de alimentos revelou que comer de forma saudável melhora a saúde mental.


Lembre-se que o YouTube disponibiliza de excelentes profissionais de saúde, descompromissados com a famigerada indústria alimentícia, que podem orientá-lo a ter uma alimentação saudável.

Ingredientes
250 ml de leite de coco
- Uma banana
- Uma colher de gengibre
- Meia colherada de cúrcuma(açafrão) em pó
- Uma colher de óleo de coco

Preparação: bata todos os ingredientes no liquidificador até atingir uma mistura homogênea. Beba em seguida.

Com informações do metrojornal.com.br

Natureza em fúria - Em Porciúncula árvore foi arrancada com raiz e tudo

 Em Porciúncula, o forte vento que passou pelo noroeste fluminense também deixou a sua marca. Na saída para Natividade, uma árvore foi arrancada com raiz e tudo, atingindo uma casa e um carro. 
A natureza vem demonstrando a sua força e deixando muita gente assustada. A meteorologia tem divulgado possibilidade de chuva de granizo em vários municípios.


Chuva intensa em Itaperuna derruba muro do Itaperuna Esporte Clube


Uma forte chuva no fim de tarde desta segunda-feira derrubou parte do muro do Estádio do Itaperuna Esporte Clube. Mais propriamente a Rua Briolajo Nogueira, que dá acesso ao HSJA-Hospital São José do Avaí. Não há relato de feridos, apenas prejuízos, uma vez que o muro caiu sobre vários carros que estavam estacionados ao lado estádio.





Prefeitura de São João da Barra abre inscrições para concurso nesta terça


Para nível médio, a taxa de inscrição é de R$ 50,00 e superior é de R$90,00. 
A Prefeitura de São João da Barra publicou no Diário Oficial desta segunda-feira. (28/10), o edital do concurso público que vai oferecer 87 vagas, sendo oito para portadores de necessidades especiais, distribuídas em cargos de nível médio e superior. Os salários variam entre R$ 1.499,31 (Médio) e R$ 3.807,19 (Superior), e ainda, gratificação por produtividade para auditor fiscal de tributos. O Instituto Ibdo é a banca organizadora do concurso.

Segundo a Prefeitura, as inscrições iniciam nesta terça-feira (29) e seguem até o dia 28 de novembro, e devem ser feitas no site. Para nível médio, a taxa de inscrição é de R$ 50,00 e superior é de R$90,00.

“Anunciamos este concurso no Dia do Servidor Público para ratificar nosso compromisso cada vez maior em reforçar nossos quadros de funcionários efetivos, principalmente em áreas necessárias para o bom desenvolvimento do setor público”, ressaltou a prefeita Carla Machado.

Para o nível Médio, serão oferecidas vagas para Guarda Municipal (20), Agente de Tributos (6), Agente de Fiscalização de Transporte Público (6), Agente de Fiscalização de Saúde (6), Agente de Fiscalização de Postura (6), Agente de Fiscalização de Obras (4).

Já para o nível Superior as vagas são para Engenheiro Civil (1), Auditor Fiscal de Obras (6), Auditor Fiscal de Tributos (10), Auditor Fiscal de Vigilância Sanitária – Especialidade I (1), Auditor Fiscal de Vigilância Sanitária – Especialidade II (1), Auditor Fiscal de Vigilância Sanitária – Especialidade III (1), Auditor Fiscal de Vigilância Sanitária – Especialidade IV (1), Auditor Fiscal de Vigilância Sanitária – Especialidade V (1), Contador (5), Analista Fiscal de Meio Ambiente – Especialidade I (2), Analista Fiscal de Meio Ambiente – Especialidade II (1), Analista Fiscal de Meio Ambiente – Especialidade III (1), Analista Fiscal de Meio Ambiente – Especialidade IV (2), Analista Fiscal de Meio Ambiente – Especialidade V (1), Analista Fiscal de Meio Ambiente – Especialidade VI (1), Auditor Municipal de Controle Interno (2) – Auditor Fiscal de Inspeção Sanitária – Especialidade I (1) – Auditor Fiscal de Inspeção Sanitária – Especialidade II (1).

Para a secretária de Administração, Alessandra Soares, o quadro de fiscalização do município será reforçado em um momento importante.

“A principal intenção do concurso é ir na contramão da crise dos royalties, haja vista que estaremos reforçando nosso quadro de fiscais, o que vai gerar mais arrecadação de impostos, principalmente gerados pelas empresas que estão no Porto do Açu”, destacou.

Fonte: Ascom

domingo, 27 de outubro de 2019

Acidente grave em Praça João Pessoa, SFI

Assista o vídeo:

Mais um acidente nesta manhã no trevo de Praça João Pessoa, no município de São Francisco de Itabapoana. Já são dois acidentes em menos de duas semanas, deixando a população apreensiva. Desta vez foram três carros envolvidos. Na sequência, mais informações.
Confira as imagens:




Atafona não é mais a Foz do Rio Paraíba


Atafona não é mais a foz do rio Paraíba do Sul, ao menos por hora, mas, segundo as prospecções do ambientalista Aristides Soffiati, se medidas para reverter a situação não forem tomadas com urgência, a tendência é de que o local vire uma espécie de lagoa, como ocorreu em Barra do Furado e nas lagoas do Açu, Iquipari e Grussaí. O agravante é o fato dos exemplos citados não se tratarem de um rio principal e perene. Soffiati diz que, caso não se reverta, o caso será comparado ao do rio Colorado, nos Estados Unidos, que, após muitas intervenções teve a foz fechada se transformando em “uma imensa lagoa”. O avanço das areias foi mostrado em matéria publicada em agosto deste ano, quando a passagem de pescadores foi bloqueada e a solução foi a abertura de um canal. Com o fechamento, os pescadores terão acesso ao mar por São Francisco de Itabapoana, o que pode trazer reflexos para a economia local. Outra consequência da erosão em Atafona é a interdição, por tempo indeterminado, da rua Elias Gabriel Beirute, no cruzamento com a avenida Atlântica.
Sofiatti explica que já existe uma tendência de fechamento de barras na região, no entanto o que ocorre com o Paraíba não é natural:
— Barra do Furado foi aberta artificialmente há quatro séculos e ficava aberta enquanto tinha água suficiente para vazar para o mar. Quando esse nível baixava, o mar fechava a barra. A lagoa do Açu era um rio e em Grussaí, a barra fecha também. O fechamento da foz do Paraíba, no entanto, não é um processo natural porque, por mais que o rio oferecesse problemas para saída e entrada, a foz sempre esteve aberta. Era rasa, mas a água do rio fluía. Quando digo que existe uma tendência natural, estou falando de cursos pequenos. 
O ambientalista recorda que se sempre houve dificuldades das embarcações entrarem ou saírem do mar para o rio. A situação foi agravada ao logo do tempo por diversos fatores que têm a ação humana como protagonista. “Antigamente, reclamavam que para entrar no Paraíba era preciso esperar a maré encher, ter ventos favoráveis. Essa dificuldade foi agravada porque desmataram e com isso temos erosão, acúmulo de areia no fundo do rio. Temos também barragens para geração de energia elétrica, o que não permite que a água chegue no volume anterior e finalmente, a transposição do rio Guandu, feita para abastecer. Com esses fatores, além da falta de chuva, o rio perdeu força”, explica.
As chuvas poderiam ser um fator amenizador para o fechamento da foz, mas, segundo o pesquisador, serão necessários grandes esforços para reverter o quadro.
— A reabertura vai precisar de volume de água, vazão. Isso se consegue primeiro reflorestando, um trabalho muito lento, assim como foi lento o trabalho até chegar a essa situação. Não digo reflorestar 100%, mas pelo menos as margens. Não cabe mais nenhuma barragem no Paraíba e, se possível, deviam tirar algumas e recriar algumas lagoas aqui na região. Algumas são cruciais para equilibrar a questão de fornecimento de água, de impedir que a língua salina penetre — pontua e ressalta que estamos entrando em estação de chuva. “Esperamos que ano que vem chova mais que em 2019 para recuperar um pouco, mas recuperar de vez, não se recupera mais, mas pelo menos a foz continua aberta e os barcos conseguirem entrar e sair”, acrescentou Sofiatti.
Ação do homem como agravante — Embora o Norte e Noroeste contabilizem a maior incidência de desmatamento no Estado, reflorestar somente a região não resolveria o grande problema de assoreamento dos rios. Soffiati aponta que as queimadas na Amazônia têm influência direta com o que está ocorrendo. “A água do Sudeste depende da evaporação da floresta Amazônica. É ali que nascem as nuvens que vão virar chuva no Sudeste, Sul e até Argentina. São os chamados rios voadores, são rios que vêm pelas nuvens, se condensam e chovem aqui na região”, explicou, lembrando como exemplo prático a chuva de cinzas em São Paulo durante o ápice da queimada na Amazônia.
O ambientalista pontua os quatro fatores que interferem diretamente no problema da foz. “Primeiro, as interferências feitas na Bacia do Paraíba, e foram muitas. Segundo, as interferências na Amazônia e terceiro as interferências no mundo inteiro e aí, aponto o aquecimento global como fator principal, porque aumenta o nível dos oceanos. Enquanto a água doce escasseia, o mar sobe de forma violenta e fecha barra de rio e produz dunas. A transposição também desvia muita água. A briga sobre isso é grande, mas tem que ser resolvido. Fica todo mundo em pânico, todo mundo reclama, mas isso não é canalizado para uma solução”, alerta o ambientalista.
Rua continua interditada na orla - Segue interditada a rua Elias Gabriel Beirute, no cruzamento com a avenida Atlântica, em Atafona, bloqueada pela Defesa Civil, há nove dias, devido à erosão costeira. Por conta do avanço do mar, parte do asfalto desmoronou. Um imóvel, na mesma rua, que era usado como comércio e moradia, também foi interditado por risco de desmoronamento. O coordenador de Defesa Civil Wellington Barreto alerta para que a população não se aproxime da área que, segundo ele, se encontra em alto nível de erosão. Até o momento, não há famílias desabrigadas e desalojadas.

A área foi isolada com manilhas e guarda corpos para impedir a passagem de carros.
— Se o tráfego for liberado naquelas vias, o asfalto vai desmoronar mais rápido devido à trepidação dos carros. Estamos informando à população por meio dos veículos de comunicação para que não se aproximem. Por enquanto, o órgão não recebeu nenhum tipo de ajuda e segue monitorando o trecho que corresponde desde a foz do Pontal até o Açu — disse e acrescentou que, atualmente, a maré está estacionada e a situação em Atafona está normal.
Quanto ao imóvel interditado, ele informou que o proprietário se comprometeu a recuar o bar 300 metros para o início de sua propriedade por entender que o ponto está sendo erodido.
A operação ocorreu no dia 16 de outubro e teve participação do setor de Postura e da Guarda Civil Municipal, que vem orientando o trânsito no local.

Fonte: folha1.com.br

Passarinho na gaiola...


Por Lael Santos

Passarinho na gaiola...
Posso ouvir seu canto, aliás, você está sempre no seu canto, cantando, cantando, cantando...

Passarinho na gaiola...
Posso ouvir o seu clamor, afinal este teu canto não é de alegria, mas de dor.

Te roubaram o espaço,
Desqualificaram suas asas,
Tu não tens mais o céu  por teto nem por amplidão.
Te confinaram numa jaula, numa pequena cela, por um crime que nunca praticaste.
Na impossibilidade de bater as suas asas, as asas da liberdade, e voar...
Só te resta uma possibilidade de toda a sua energia extravasar...
Cantar.
Mas este teu canto, repito, não é canto de alegria, tampouco de contentamento.
No cumprimento desta tua sentença, por um crime que não cometeste, foste condenado a prisão perpétua, num cubículo que não condiz com a liberdade que a natureza te propôs.
O teu cantar, triste passarinho, é o que te restou para dar vazão à tua adrenalina e a toda energia que a criação te dotou.
Se não podes mais passear pelos campos, se te toliram da possibilidade de reinar nas matas e encantar os que ouvem a melodia da criação, canta passarinho, para que não enfartes pela tamanha dor neste teu pequeno grande coração.

sábado, 26 de outubro de 2019

Café depois do almoço deve ser evitado; veja por quê


Especialista explica quais os riscos de consumir cafeína depois das refeições e em excesso.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar um cafezinho após o almoço. Mas, o ato que parece inofensivo pode não ser tão saudável quanto pensamos. Isso acontece porque a cafeína é um estimulante e seu consumo deve ser controlado.

Nas palavras do nutrólogo Roberto Navarro, bioquimicamente falando a cafeína é classificada como alcaloide e é possível encontrarmos diversas plantas que possuem a substância em sua composição.

Dessa forma, em bebidas e alimentos com erva mate, guaraná, cacau e cola também é possível encontrarmos a cafeína. Então, o cuidado não deve ser apenas voltado para o café, mas para essas categorias também.

Isso porque, segundo a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat em vídeo no seu canal do YouTube, o problema da cafeína é que ela aumenta a produção de adrenalina e cortisol.

E "o cortisol é vulgarmente conhecido como hormônio do estresse, porque é isso que ele provoca no nosso corpo. Os altos níveis de estresse provocam ansiedade, nervosismo e irritabilidade em quem excede a quantidade ideal de cafeína", explica Patrícia.

Limite de café por dia

Você deve estar se perguntando qual é a quantidade ideal de café ou cafeína que podemos consumir. Mas a nutricionista funcional responde: não existe. De acordo com ela, cada pessoa processa a cafeína de uma forma diferente no organismo, algumas mais lentas e outras de forma mais rápida.

Entretanto, não significa que as pessoas que consomem a cafeína de forma mais rápida devem consumi-la em maior quantidade. ?Até porque, o café faz a gente perder alguns minerais importantes, como é o caso do ferro?, explica Patrícia.

E a nutricionista alerta: pessoas que têm o hábito de tomar o café ou qualquer outra bebida com cafeína (como os chás gelados e refrigerantes) durante as refeições, têm mais chances de desenvolverem anemia.

Sintomas do excesso de cafeína

Ainda em seu vídeo, Patrícia Davidson aponta quais são os sintomas de excesso de cafeína que devemos estar atentos:

Insônia
Palpitação
Dores de cabeça
"Pessoas que têm enxaqueca com frequência ou dor de cabeça semanais, devem evitar o consumo da cafeína", recomenda Patrícia.

Melhor hora para tomar café

O recomendado pela nutricionista é para de consumir até às duas horas da tarde. ?Pessoas que metabolizam a substância de forma muito lenta, podem ficar com a cafeína ingerida de manhã por até 14 horas em sua circulação.

Sendo assim, o consumo mesmo feito de manhã ou de tarde pode atrapalhar a pessoa a pegar no sono ou influenciar em sua qualidade, fazendo com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite.

"O problema é que no dia seguinte a pessoa acorda sem energia alguma, totalmente indisposta e aí volta a tomar café para melhorar a disposição e acaba entrando em um ciclo vicioso", finaliza Patrícia.

Terra.com.br