quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Perdeu!!! Podemos fora da disputa em Cardoso por não ter mínimo de mulheres em nominata


A Justiça Eleitoral indeferiu o pedido do Podemos de Cardoso Moreira para disputar a eleição de vereadores.

Na decisão, o juiz Rodrigo Pinheiro Rebouças, da 141ª Zona Eleitoral (de Italva, que também responde por Cardoso), observa que a legenda não respeitou a regra que prevê o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Na legenda, foram registrados 11 nomes, somente três mulheres (27,2%). A legenda não tem candidato a prefeito. No entanto, apesar de não cumprir o mínimo da representatividade feminina na legenda, apoia a candidata a prefeita Geane Vincler (PSD). O Podemos já recorre ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tentar reverter a situação.

Após a sentença de primeira instância pelo indeferimento do registro do partido, com parecer no mesmo sentido do Ministério Público Eleitoral (MPE), o Podemos tentou “equilibrar a conta”. Apresentou a renúncia de um dos candidatos do gênero masculino. Dessa forma, com 10 candidatos, a regra de 30% passaria a ser respeitada. O que ainda não se sabe é se a mudança terá validade jurídica, já que ocorreu após a sentença.

O partido entrou com embargos de declaração, ainda na primeira instância, alegando equívocos na decisão do juiz de piso. A coligação “Juntos Por Cardoso”, que tem como candidato a prefeito Neto Sardinha (DC), entrou como terceiro interessado, alegando que não caberia contestar a decisão com embargos de declaração. O recurso do Podemos foi negado. Um novo recurso tramita, agora, no TRE.

Por ora, os nomes escolhidos na convenção do Podemos estão com as candidaturas indeferidas.


Blog do Arnaldo Neto

Sem comentários:

Enviar um comentário