sábado, 19 de agosto de 2023

MISTANÁSIA - Conheça em profundidade o que vai por trás desta palavra na obra de Hildeliza Boechat

A Academia Itaperunense de Letras, cada vez mais se consolida como um celeiro de talentos, e uma confraria que para além da temática literária a nível poético, entra no âmbito do interesse público e na necessidade de transmitir conhecimento enquanto detentora e valorizadora da nossa principal ferramenta de trabalho, a língua. 

Uma pérola da ACIL é a estupenda  obra científico-literária, cujo teor é extremamente sensível, entretanto relevantemente imprescindível que seja abordado, de autoria da acadêmica Hildeliza Boechat Cabral, cujo cunho se traduz num minucioso estudo em torno da Mistanásia. 

Mas afinal, o que é esta coisa com nome tão invulgar?

MISTANÁSIA: vidas banalizadas, mortes miseráveis

Autora: Hildeliza Boechat Cabral (Editora Encontrografia, 2022).

A obra é fruto de seis anos intensos de estudos e pesquisa. 

Mistanásia é a morte miserável de pessoas socialmente excluídas, que vivem indignamente em razão de fome, miséria, violência, desassistência e precarização da saúde pública. Nessas condições de vida, vêm a óbito em estado de miserabilidade.

A obra contempla temas relevantes de interesse social: banalização da vida, morte miserável, proteção à dignidade, humanização da Medicina, mazelas da saúde pública e julgados pelos Tribunais de Justiça obrigando a indenizar a família em razão de óbitos mistanásicos ocorridos em hospitais públicos e postos de atendimentos de saúde. Além disso, indicam-se possíveis caminhos rumo ao enfrentamento da crise político-social-sanitária que assola o Brasil e outros países da América Latina.

Esta é a oitava obra autoral da itaperunense, que é membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Bioeticista, membro da Asociación de Bioetica Juridica da UNLP (La Plata, AR), extensionista, orientadora de IC e professora dos cursos de Direito e Medicina na Unig-Itaperuna. Doutora e mestra pela UENF e concluiu pós-doc em Direito Civil e Processual Civil pela UFES. 

A autora publica temas diversos da Bioética: Ortotanásia: a arte de bem morrer no tempo certo (Editora Atena, 2023); Mistanásia em tempos de COVID-19 (Encontrografia, 2020); Consentimento informado no exercício da Medicina e tutela dos direitos existenciais: uma visão interdisciplinar Direito e Medicina (Appris, 2018). Entre as obras por ela coordenadas, desta-se "Tratado de Bioética Jurídica" (Almedina, 2022, em parceria com Alinne Arquette e Raquel Veggi).


Adquira já MISTANÁSIA clicando no link abaixo:

https://egrafialivros.commercesuite.com.br/saude-e-bioetica/mistanasia-vidas-banalizadas-mortes-miseraveis?fbclid=IwAR2L5eiDME_D4oxa3J27u9yT_hdCydKdCWiKiwN-6OyJpc5WGRHZW3hWD7s

Sem comentários:

Enviar um comentário