quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Itaperuna amanheceu sem ônibus - Greve dos motoristas da Viação Santa Lúcia

Desde o início da tal Pandemia que os funcionários da Viação Santa Lúcia de Itaperuna vêm comendo o pão que o Diabo amassou. De imediato, sob alegação de redução na arrecadação, tiveram os seus salários reduzidos em quase 70%, com a justificativa de evitar demissões. Os funcionários apavorados com tudo que estava acontecendo aceitaram, entretanto a operação das linhas voltou ao normal, e a empresa, obviamente, voltou a faturar como antes, mas não tratou de voltar a pagar aos seus funcionários os salários originais. 

Resultado desta situação foi a paralisação através de uma greve geral na manhã desta quarta-feira(18/11). Nenhum ônibus circulou até às 07h30m da manhã, quando depois da chegada de Canavarro Filho, o Caninha, houve uma acordo e os motoristas então retornaram aos volantes. 

A informação que temos é que a conversa abrandou e resolveu momentaneamente, mas não definitivamente, pois o impasse continua. Canavarro convenceu os motoristas a retornarem ao trabalho com promessa de, no próximo pagamento, em vez de pagar apenas os 30% que vinha pagando, aumentar para 50%, o que ainda é apenas a metade do que recebiam antes da palhaçada que chamam de pandemia.

É importante frisar que os funcionários, principalmente os motoristas já retornaram com a sua carga normal de serviços, e como todos sabem acumulando funções, pois além de conduzir os ônibus têm que fazer o papel de cobradores, uma vez que a empresa hoje conta apenas com uma "meia dúzia" de funcionários desta categoria. Mais dinheiro para os cofres da empresa, menos emprego na cidade e risco de acidentes, uma vez que o condutor não sabe se dirige ou se cobra e dá troco. É absurdo!

A reunião de emergência realizada nesta manhã também foi marcada por ameaça de demissões em massa, mas a informação privilegiada que temos é que uma nova reunião acontecerá na próxima segunda-feira e se as reivindicações dos funcionários não forem atendidas vai haver nova greve, desta vez bem mais ampla.

A Viação Santa Lúcia é a única empresa que presta serviço de transporte público de passageiros no interior do município de Itaperuna, caracterizando-se assim como um monopólio, que escandalosamente conta com o respaldo das autoridades que governam o município. O atual governo Marcus Vinícius prometeu em campanha que acabaria com este monopólio e criticou o alto preço dos bilhetes, mas depois quando ganhou as eleições o discurso mudou ao dizer que há um contrato com o município que não pode ser quebrado. Ele não sabia desta imoralidade ao fazer promessas em campanha?

Quanto ao valor cobrado por esta empresa, é um dos mais caros do país, considerando o valor pago e a distância percorrida. Anda-se muito pouco para pagar tanto. Em Itaperuna é mais barato ir ao centro de carro do que de ônibus, quando deveria ser o contrário. 

Já que o prefeito que está à frente de Itaperuna nada fez para mudar essa situação caótica, fica agora a esperança que o próximo juntamente com a Câmara Municipal fiquem do lado do povo e acabe com esta exploração. 

Itaperuna tem hoje uma empresa de ônibus que proporcionalmente cobra bilhetes de passagem muito mais caros do que as grandes capitais.

Causa nojo tudo isso.

Estamos com os motoristas e vamos acompanhar de perto.

Somos a favor e pela volta dos pagamentos salariais na totalidade, e não pela metade

Sem comentários:

Enviar um comentário