sábado, 18 de abril de 2020

Brasil registra 200 casos de tuberculose por dia - Mais de 1 milhão de pessoas morrem por ano no planeta


No Brasil morrem, em média, todos os dias, 13 pessoas por tuberculose.
Em um único mês somam cerca de 375 mortes.
Por ano, o número de óbitos pela doença está na casa de 4.500 pessoas.
Há também um agravante muito sério nesta doença. A tuberculose é muito mais democrática, pois a faixa etária dos afetados tem por idade média os 37 anos. A doença é mais frequente a partir dos 14 anos de idade, bem diferente do Coronavírus que prefere os mais idosos.
O tratamento tem de ser completo para evitar transmissão da doença.
O Brasil ainda registra 200 novos casos de tuberculose por dia, segundo dados do Ministério da Saúde. No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a pasta realiza uma ação para alertar sobre importância de completar o tratamento da doença, evitando a transmissão para outras pessoas e o aumento dos casos de morte.

A tuberculose é uma doença grave e está entre as 10 causas de morte no mundo: são 10 milhões de casos por ano e mais de 1 milhão de óbitos.

No Brasil, em 2019, foram registrados 73.864 mil casos novos da doença. A taxa de mortalidade caiu cerca de 8% na última década. Foram 4.881 mortes em 2008, contra 4.490 em 2018.

Em tempos de coronavírus, a tuberculose, se não for tratada adequadamente, pode ser uma causa de agravamento de um quadro de infecção pela covid-19. Médicos ouvidos pela Agência Brasil fazem recomendações a pacientes com quadros respiratórios graves. Eles devem estar mais atentos a cuidados básicos de higiene e acompanhamento especializado. 

Apesar de ter cura, é justamente o abandono do tratamento o principal motivo para a tuberculose ainda continuar causando mortes no país. O tratamento oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) dura, em média, seis meses. Apesar da melhora dos sintomas já nas primeiras semanas após início, a cura só é garantida ao final da terapia.

Também apesar da tamanha gravidade desta doença de alta transmissividade, até hoje nenhuma medida foi tomada para conter a sua propagação. Cidades não foram cercadas, comércios não foram fechados, pessoas não foram proibidas de sair de casa, rodoviárias e aeroportos também não foram paralisados, em suma a economia de nenhum país foi afetada por conta desta enfermidade.

Blog do Lael Santos e Agenciabrasil.ebc

Sem comentários:

Enviar um comentário